Sabor do chocolate gourmet do Pará chega ao Chocolat Festival São Paulo 2020

São Paulo 10/3/2020 –

Proveniente de um dos setores mais antigos da economia brasileira (a fabricação de chocolate) o chocolate gourmet, com suas variações de sabores e ingredientes nacionais e internacionais possui espaço especial.
Segundo dados do Sebrae, o mercado de chocolate gourmet vem crescendo até três vezes mais que o mercado de chocolate tradicional, com consumo de 2,2 kg de chocolate por pessoa ao ano. Para se ter uma ideia, há três anos, esse volume era de 1,65 kg. O crescimento anual, em porcentagem, chega a 20% ao ano – contra 11,6% do chocolate tradicional.

E há mais espaço para crescimento; segundo o mesmo levantamento, as versões gourmet representam de 6 a 8% do total consumido pelo brasileiro em chocolate, ilustrando o potencial do mercado que, até 2018, atingiu o faturamento de cerca de R$ 3 bilhões.

Regionalismo goumert

Entre os quase 15 mil toneladas de chocolate gourmet produzidas anualmente pelo Brasil, merece protagonismo o Pará, líder nacional na produção de cacau com 132 mil toneladas ao ano, e berço de empresas que vem inovando na linha de chocolates gourmet através do uso do fruto e a mistura de sabores únicos da região norte.

Um pouco mais dessa riqueza de sabores poderá ser visto de 12 a 15 de março no Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que reúne toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate na segunda edição em São Paulo na Bienal do Ibirapuera.

Aqueles que tiverem curiosidade para conhecer e provar mais do chocolate confeccionado com o cacau paraense poderão visitar os stands das empresas associadas à Acopa (Associação de Chocolates de Origem do Pará), que têm presença confirmada no evento.

Uma dessas empresas é a Gaudens Chocolate, que chega para sua segunda participação no Chocolat Festival São Paulo com novidades como chocolate ao leite com cupuaçu, que leva o sabor e cremosidade do creme de cupuaçu em formato de barras de chocolate branco.
Outro lançamento é o Super Fruta, feito da união de dois sabores consagrados do Pará: o açaí e o cacau. Com baixo teor de açúcar, trata-se de um produto que leva a experiência sensorial do chocolate àqueles que procuram opções na linha fit.

Já o chocolate ao leite com cumaru oferece um sabor diferenciado de uma fava regional – no caso, o cumaru, que substitui a baunilha.

A Cripioca é outro destaque que retorna em 2020 no stand da Gaudens. Sucesso na edição passada, o produto renova o conceito de chocolate “crispy” adicionando mais crocância e consistência a partir da união entre o cacau paraense e a farinha de tapioca produzida regionalmente, no interior do estado.

“A ideia é substituir os tradicionais flocos de arroz por um ingrediente único, nosso, do interior do Pará. Além do sabor diferenciado, ainda asseguramos uma crocância maior, que pode ser conferida tanto pelo paladar, como auditivamente também”, destaca Fabio Sicilia, chef master com especialização de chocolatier e fundador da Gaudens Chocolate.

Conceito

A Gaudens Chocolate estará ao lado de outras duas empresas paraenses no evento: a Filha do Combu, cuja produção de cacau na Ilha do Combu (PA) convida não somente a conhecer os sabores mais genuínos do cacau paraense, como também a mergulhar nas belezas, cultura e experiências do turismo no Norte do país; e a Tupé Chocolate, outra fabricante local de chocolates gourmet com o toque do sabor único do Pará.

“Juntos, queremos mostrar ao público visitante a experiência de se produzir e saborear o chocolate paraense, em um verdadeiro tour de sabores que reúne regionalismo, tradições, peculiaridades e ingredientes usados para oferecer sensações únicas aos consumidores; um tour que começa pela Ilha do Combu e pela “Filha do Combu” (como é conhecida Izete Costa, proprietária), e chegando até a Gaudens através de produtos de sabores únicos”, afirma Fabio. “Queremos mostrar que temos a capacidade de verticalizar esse chocolate, com toda elegância e sofisticação nos padrões que já são consagrados na Europa.”

Website: http://www.gaudens.com/