Santos recebe cursos gratuitos que transformam artesãs em empreendedoras

Santos, SP 7/11/2019 – Reuniões no mesmo formato já foram realizadas com sucesso, em agosto, em Imbituba (SC) e Belém (PA), em outubro

A Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, deu início a uma parceria com a Rede Asta, entidade sem fins lucrativos que transforma artesãs em empreendedoras e resíduos em produtos comercializáveis.

Para divulgar o projeto e promover um primeiro contato da Rede Asta com as artesãs da Baixada Santista, onde a Santos Brasil opera o Tecon Santos e o Terminal de Exportação de Veículos, além de mais dois centros de logística, serão realizados encontros presenciais entre a entidade, associações e grupos de artesãos.

Nos encontros, que acontecem de 9 a 12 de novembro, em Santos, serão apresentados todos os recursos da plataforma digital da Rede Asta e como a Escola de Negócios das Artesãs pode funcionar como uma aliada nos empreendimentos. Também serão oferecidos minicursos 100% gratuitos com os seguintes temas: inclusão digital, montagem de coleções, precificação e vendas online. A previsão é reunir cerca de 150 participantes.

Reuniões no mesmo formato já foram realizadas com sucesso, em agosto, em Imbituba (SC), onde a Companhia opera um terminal de contêineres e de carga geral, e em outubro, em Belém, no Pará, onde a Santos Brasil administra o Tecon Vila do Conde, situado no município de Barcarena.

Incentivo ao empreendedorismo
Por meio da parceria, que conta com o incentivo da Lei Rouanet, a Santos Brasil está aportando recursos para que a Rede Asta invista em melhorias na sua plataforma digital que hospeda a Escola de Negócios das Artesãs. O incentivo viabilizará também o desenvolvimento de novos cursos online em formato de videoaulas, que terão acessibilidade completa para deficientes auditivos. Entre os temas que serão desenvolvidos estão: Saúde e Segurança, Ética e Relação de Trabalho e Remuneração Justa.

A plataforma da Rede Asta disponibiliza conteúdo especializado sobre negócios, que ensina como comercializar produtos feitos à mão, gerir e aperfeiçoar a produção e criar mercadorias melhores. Promove a troca de experiências entre as artesãs por meio de espaços virtuais e ainda liga empreendedoras e compradores. Todos esses recursos podem ser acessados pelo site www.redeasta.com.br ou por meio do celular, usando o aplicativo gratuito Plataforma Asta disponível para os sistemas IOS e Android.

Com o apoio da Santos Brasil, a equipe da Rede Asta estima mais que dobrar o alcance do projeto – que em 2018 impactou 600 artesãs -, trazendo, assim, cerca de 1.400 novas empreendedoras para fazer parte da rede até o fim do ano.

O projeto está alinhado à política de sustentabilidade da Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização internacional que buscam contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano.

Sobre a Rede Asta
Fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino, a Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão com o propósito de tornar artesãs em empreendedoras e incentivá-las a transformar resíduos que seriam descartados em produtos comercializáveis. A entidade desenvolve atividades que visam capacitar as artesãs e promover a conexão das empreendedoras com o mercado e entre si. A Plataforma Asta com a Escola de Negócio das Artesãs está disponível por meio do site ou pelo APP Plataforma Asta para celulares do sistema Android e IOS. Pelo sistema, as usuárias podem acessar conteúdos informativos, trocar ideias, experiências, oferecer seus produtos a compradores e ampliar contatos que possibilitem maior profissionalização do seu trabalho.

Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.
SERVIÇO:

09.11 :: 09h às 13h :: Minicurso de Inclusão Digital
10.11 :: 09h às 13h :: Minicurso de Planejamento e Montagem de Coleção
11.11 :: 09h às 13h :: Minicurso de Precificação
12.11 :: 09h às 13h :: Minicurso de Vendas Online

Horário do evento: 09 a 12 de novembro de 2019 das 9h às 13h.
Local do evento: Museu do Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, nº01 – Valongo (Centro Histórico) – Santos/SP
Em caso de dúvidas fale com a Rede Asta pelo e-mail [email protected]

Inscrições: https://forms.gle/au9eX8fHaG7GSQYi7
Ou no momento do evento, caso hajam vagas.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/494117291442323/

Website: http://www.santosbrasil.com.br

Web Site: