São Paulo tem novo teste sorológico mais rápido e eficaz para diagnóstico da Covid-19

São Paulo 17/6/2020 – “O exame deve ser feito em pacientes com sintomas da Covid-19, preferencialmente depois dos primeiros 7 a 14 dias do início dos sintomas”, diz Charlles Castro

Chega a São Paulo um novo teste mais eficaz e rápido para detectar as pessoas que tiveram contato com o novo coronavírus. O exame sorológico realizado por Eletroquimioluminescência é essencial para empresas que buscam identificar quem já está imune à Covid-19 no processo de retomada das atividades e ainda não estava disponível no estado. Trazido pelo Grupo Cura, um dos principais grupos de laboratórios de imagem e diagnóstico do país, o novo teste é o mais utilizado na Europa e nos EUA, por seu alto grau de confiabilidade (99,5% de especificidade) e ser 15% mais barato que os demais já oferecidos pelo mercado, como o RT-PCR e o Sorológico normal.

De acordo com o Grupo Cura, o exame de Sorologia Rápida – Anticorpos Totais IgM/IgG para COVID-19 – detecta anticorpos específicos para o SARS-CoV-2 por meio de método automatizado de alta performance e conta com resultado rápido, semelhante ao teste rápido. Segundo o CEO do CURA, Michel Sarkis, o laboratório está preparado para entregar os resultados em 6 horas e a expectativa é realizar 20 mil exames já nesse primeiro mês”, afirma.

O Grupo Cura ressalta que em virtude da alta especificidade com baixo risco de resultados falso-positivos, o teste tem sido amplamente utilizado no mundo e chega a cidade para auxiliar a testagem da população. “O exame deve ser feito em pacientes com sintomas da Covid-19, preferencialmente depois dos primeiros 7 a 14 dias do início dos sintomas e não é necessário um pedido médico para a realização”, destaca o médico Charlles Heldan Castro, responsável técnico pelo Cura.

Assim como os demais testes disponíveis, a coleta é realizada em estrutura de Drive Thru (coleta no carro) ou Walk Thru (coleta a pé), que seguem todos os cuidados de segurança para o atendimento aos pacientes. Há ainda a possibilidade de realização de exames no ambiente de empresas, para testagem dos colaboradores. O agendamento pode ser feito via canais de atendimento do CURA: telefone 3067-4707, e-mail [email protected] ou via WhatsApp 11 97135-2766.

Sobre o CURA Imagem e Diagnóstico: Com expertise de atendimento humanizado, o CURA conta com mais de 1.350 profissionais qualificados que realizam, em média, 245 mil exames por mês em seus laboratórios e diversas unidades ambulatoriais e hospitalares. Ressonância magnética, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ultrassonografia, análises clínicas, cardiologia, mastologia, saúde da mulher, biologia molecular e neurologia são as especialidades do CURA, que também conta com um centro de vacinação.

Assessoria de imprensa

Danthi Comunicações