Saúde e bem-estar: cuidados com a estética podem ser importantes para a saúde mental

Rio de Janeiro 11/10/2019 –

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório que aponta que 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, na maioria mulheres. O estresse e a baixa autoestima também estão entre os fatores que podem desencadear o problema. Por isso, os tratamentos estéticos não tem apenas valor externo, influenciam também na saúde mental.

Segundo a sociedade internacional de cirurgia plástica, o Brasil é o 2º lugar no ranking de procedimentos estéticos no mundo todo, estando atrás apenas dos Estados Unidos.
Para quem prefere procedimentos minimamente invasivos e em um país em que o clima geralmente estimula as pessoas a mostrarem o corpo, tratar rugas, linhas de expressões ou fazer clareamento dental são procedimentos relativamente comuns.
Um procedimento que tem se destacado e ganhou muita visibilidade por meio das redes sociais é a harmonização facial. Trata-se de um procedimento com o intuito de trabalhar a harmonia da face, corrigir pequenos defeitos e, melhorar o contorno da face causando uma aparência mais jovial e descansada, além de minimizar os tão temidos sinais do envelhecimento facial.

O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo, e as pessoas têm valorizado mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços ditos perfeitos. Vale ressaltar que o que é considerado belo não significa simétrico, mas harmônico, ou seja, proporcional. A harmonização facial pode englobar diferentes procedimentos estéticos referentes aos dentes, lábios, gengiva. Ela pode também estar relacionada às funções de músculos faciais, assim como às expressões faciais e possíveis marcas de expressão.

Como o próprio nome diz, para existir harmonia e para que atingir esse resultado, é ideal apenas fazer esses tratamentos com profissionais que buscam sempre o equilíbrio.
Quem tem se destacado cada vez nessa área, é a dentista Dra. Iolanda Roy. Cada vez mais sendo procurada em seu Instituto (@institutoiolandaroy), por ser especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial e professora de anatomia de cabeça & pescoço, Dra. Iolanda Roy atua com harmonização facial e tem vasta experiência no assunto.
Ela aproveita para fazer um alerta sobre a importância do conhecimento em anatomia da face para os profissionais que atuam com esses tratamentos:

‘’A face é extremamente vascularizada e inervada e um local de funções vitais para o organismo, e por isso há riscos  como em qualquer outro tratamento. Entre esses riscos, existe a possibilidade de o profissional atingir artérias e veias o que pode apesar de raro chegar ao extremo de causar necrose ou seja morte desses tecidos e até cegueira. Sabemos que existe variação anatômica de indivíduo para indivíduo e que terreno biológico não é uma ciência exata e por isso devemos sempre está atento a todos os sinais, para evitar qualquer intercorrência que possa acontecer e intervir o mais rápido.’’ ressalta Dra. Iolanda Roy

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório que aponta que 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, na maioria mulheres. O estresse e a baixa autoestima também estão entre os fatores que podem desencadear o problema. Por isso, os tratamentos estéticos não tem apenas valor externo, influenciam também na saúde mental. Os cuidados com a estética que proporcionem saúde e bem-estar tornaram-se cada vez mais importantes para desacelerar do dia a dia, aliviar o estresse e elevar a autoestima.

‘’Nós mulheres estamos acostumadas a querer cuidar de todos, mas não podemos esquecer de nos cuidar, por isso faço questão de relembrar essa importância neste mês que ressalta tanto a importância da prevenção do câncer de mama. Como profissional da área de saúde, me sinto no papel de incentivar os cuidados com a saúde no geral.’’ lembra Dra. Iolanda Roy.

Em um mundo com rotinas diárias e tempo escasso, as mulheres muitas vezes acabam por negligenciar os cuidados de beleza. E quando isso acontece, inevitavelmente a autoestima fica prejudicada. Por isso, tanto no mês de Outubro quanto no ano inteiro, a mulher deve lembrar de se cuidar, se amar e valorizar cada vez mais o seu bem-estar.

Website: http://www.instagram.com/institutoiolandaroy

Web Site: