Saúde ocular: a obesidade pode comprometer também a visão

Brasília – DF 17/10/2019 – A ingestão de antioxidantes é importante na prevenção dos processos naturais de envelhecimento, o que inclui também córnea, cristalino, retina e nervo óptico

Prática de atividade física e alimentação saudável também ajudam a prevenir doenças oftalmológicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: a obesidade infantil já é uma epidemia mundial. Segundo dados da OMS divulgados em 2017, o número de crianças e adolescentes (5-19 anos) obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas: 124 milhões de meninos e meninas são considerados obesos e outros 213 milhões com sobrepeso.

Além disso, pelo menos 41 milhões de crianças de até 5 anos de idade apresentam obesidade ou sobrepeso. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a obesidade pode afetar diretamente a saúde dos olhos, inclusive na infância. “Ela aumenta o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas. A presença de hipertensão ou diabetes, cronicamente, pode levar a retinopatia diabética ou hipertensiva. Existem também trabalhos científicos que mostram relação entre o aumento da pressão intraocular nas crianças obesas e o risco de instalação de glaucoma”, explica Natanael de Abreu Sousa, especialista em Estrabismo e Neuroftalmologia, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), uma empresa do Grupo Opty.

De acordo com o oftalmologista, quando os pequenos são diagnosticados com hipertensão intracraniana relacionada à obesidade também podem desenvolver o que os especialistas chamam papiledema – um inchaço nos nervos ópticos, que tende a desenvolver uma atrofia progressiva e se não corrigida a tempo, pode ser irreversível. “Sabe-se ainda que a obesidade cria um estado pró-inflamatório em todo o corpo, gerando grande produção de radicais livres, o que tem sido correlacionado, hoje em dia, ao afinamento na camada de fibras nervosas da retina por estresse oxidativo”, lembra Natanael.

O médico assegura que grande parte desses problemas poderiam ser minimizados com hábitos de alimentação saudável e a prática de atividade física regular, que auxiliam no controle da pressão intraocular e melhoram a oxigenação do olho. “A ingestão de antioxidantes tem papel importante na prevenção dos processos naturais de envelhecimento do corpo, o que inclui também o olho e suas estruturas mais nobres: córnea, cristalino, retina e nervo óptico”, reforça.

Uma alimentação pobre em vitaminas, também pode comprometer a saúde ocular de crianças e adultos. Em setembro deste ano, um adolescente de 17 anos, no Reino Unido, perdeu a visão por causa de uma alimentação diária à base de batatas fritas, pão branco e fatias de presunto. Os exames clínicos mostraram que o jovem apresentava déficit sério de vitaminas e dano no nervo óptico provocado pela ausência de nutrientes. Como resultado, o rapaz teve o diagnóstico de perda progressiva da visão.

Por isso, o oftalmologista orienta que os pais evitem oferecer às crianças alimentos de alto valor calórico e baixo valor nutritivo, como fast-foods e refrigerantes. “O ideal é ter uma dieta rica em caroteno (precursor da vitamina A), geralmente encontrado em frutas e verduras com cores laranja e amarelos, como cenoura, mamão e etc.; aumentar a ingestão de ômega 3, presentes nos azeites e peixes; optar sempre por uma porção de alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B12, como folhas verdes escuras (espinafre) e carnes (fígado de boi ou galinha); e acrescentar doses diárias de antioxidantes, como as castanhas. Todos em conjunto, consumidos de forma variada, regular e equilibrada são importantes aliados para a saúde dos fotorreceptores da retina e neurônios do nervo óptico”, completa o Dr. Natanael.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Website: http://www.hobr.com.br

Web Site: