Sávio Bittencourt participa do 1º Encontro de Parentalidade do Triângulo

Uberlândia, Minas Gerais 2/5/2013 –

O representante da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, Sávio Bittencourt, estará nos dias 3 e 4 de maio em Uberlândia. Ele é fundador e ex-presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e do Quintal da Ana. Sávio irá ministrar duas das palestras do 1º Encontro de Parentalidade e Adoção do Triângulo Mineiro, que acontece no Auditório da Faculdade Pitágoras.
A programação tem início amanhã (3), às 19h50, com a palestra sobre Afeto, Parentalidade e Justiça. “Irei abordar a prioridade de tratamento da criança institucionalizada, em função da emergência de colocá-la numa família que a ame e cuide, seja sua família de origem, seja uma família adotiva”, adianta Sávio Bittencourt.
O palestrante também é autor do livro “A Nova Lei de Adoção: do Abandono à Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária”, lançado em 2010. Sávio acredita que, em alguns momentos, a falta de pulso perante aqueles que cumprem a lei dificultam a garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes. “A Lei só será eficaz se os atores sociais responsáveis pela criança institucionalizada realmente conferirem a ela o status de sujeito de direito e não de “coisa”, como ocorre comumente. A criança é tratada como propriedade de sua família biológica, mesmo que seja evidente a falta de condições emocionais daquele núcleo para tratá-la com dignidade. Para a lei sair do papel é necessário coragem de promotores de justiça e juízes” afirma. A palestra sobre “O Acolhimento Institucional” começa no sábado (4), às 10h55.
O evento é aberto a todos os interessados no assunto e as inscrições podem ser feitas pelo site da ONG Pontes de Amor (www.pontesdeamor.com.br).

1º Encontro de Parentalidade e Adoção do Triângulo Mineiro
Sexta-feira (3/05)
19h50 – “Afeto, Parentalidade e Justiça” com Sávio Bittencourt

Sábado (4/05)