SBPC/ML e SBEM sugerem novo modelo de laudo laboratorial para 25-hidroxivitamina D

São Paulo 24/6/2020 –

Rio de Janeiro, 23 de junho de 2020 – A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), vem atuando ativamente em discussões científicas sobre os intervalos de referência para a vitamina D, também conhecida como 25-hidroxivitamina D ou, simplesmente, 25(OH)D.

As duas sociedades médicas haviam publicado um primeiro consenso sobre o tema, em 2017, no Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, visando esclarecer às polêmicas sobre os valores de normalidade. Desde então, as discussões continuaram e recentemente ambas as sociedades elaboraram um novo consenso, publicado no periódico Archives of Endocrinology and Metabolism (2).

O segundo consenso trouxe novidades importantes. A principal delas foi a definição mais clara dos valores considerados normais para a população geral, cujos níveis são entre 20-60 ng/mL. Para os indivíduos considerados como grupo de risco, os valores permaneceram os mesmos, entre 30-60 ng/mL. Porém, neste grupo, foram incluídos os idosos acima de 65 anos, não mais de 60 anos conforme o primeiro consenso, bem como revisão da lista das doenças osteometabólicas e sistêmicas.

Os níveis séricos de 25(OH)D considerados como deficientes permaneceram os mesmos, sendo inferiores a 20ng/mL.Também não houve alteração dos valores para risco de intoxicação, considerados superiores a 100 ng/mL.

Diante dessas atualizações, a SBPC/ML e a SBEM recomendam um novo modelo de laudo a ser adotado pelos laboratórios clínicos do Brasil, conforme apresentado abaixo.

Novo modelo de laudo laboratorial para os intervalos de referência da 25(OH)D

Deficiência: <20 ng/mL
Valores normais para a população geral: entre 20-60 ng/mL
Valores ideais para população de risco*: entre 30-60 ng/mL
Risco de intoxicação: > 100 ng/mL

* Entende-se por população de risco: idosos (acima de 65 anos), gestantes, indivíduos com fraturas e quedas frequentes, pós-cirurgia bariátrica, em uso de fármacos que interferem no metabolismo da vitamina D, doenças osteometabólicas (osteoporose, osteomalácia, osteogênese imperfeita, hiperparatireoidismo primário e secundário), sarcopenia, diabetes mellitus tipo 1, doença renal crônica, insuficiência hepática, anorexia nervosa, síndrome de má absorção e câncer.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.
A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.
Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.
A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela SBPC/ML em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).
O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.
Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.
www.labtestsonline.org.br

SBPC/ML – Atendimento à imprensa
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| [email protected] | (11) 5102-5255 / 11 9 8177-0120
Christiane Mariotto | [email protected] | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | [email protected]| (11) 5102-5255

Web Site: