Schneider Electric valoriza mulher com campanha #EachForEqual

São Paulo – SP 6/3/2020 –

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, tem como objetivo criar um mundo onde não exista diferença de gêneros, e onde as pessoas possam desafiar estereótipos, lutar contra o preconceito e melhorar a situação de todos. Neste Dia Internacional da Mulher, a empresa do “Life Is On” celebra seus colaboradores – todos eles –, para que se sintam apreciados e valorizados, com a campanha #EachForEqual.

O objetivo da empresa com essa campanha é inspirar ações individuais, tendo em mente que a igualdade de gêneros levará todos a pensar e agir de maneira inclusiva, sempre e em todos os lugares. “Na Schneider Electric, #EachforEqual significa ter consciência do papel que cada um tem individualmente, como homens e mulheres, moldando o local de trabalho por meio das escolhas diárias”, pondera Rafael Segrera, presidente da companhia para a América do Sul.

A empresa promove um ambiente inclusivo de trabalho, pois acredita em um mundo igualitário. Os princípios empoderam homens e mulheres e atendem às necessidades das suas vidas pessoais e do seu trabalho. “Ajudamos cada um a gerenciar sua vida e seu trabalho, construindo, assim, times melhores. Diversidade e inclusão trazem benefícios em todos os sentidos – a cultura da empresa, o desempenho financeiro e a sociedade em geral”, completa Segrera.

Liderança e respeito

Há cinco anos, a Schneider Electric vem conduzindo ações para o aumento da representatividade feminina em posições de liderança. Em 2015, a empresa foi selecionada como um dos dez defensores corporativos do Impact 10x10x10 da ONU Mulheres, um grupo de empresas, universidades e governos que atua em políticas de gênero. Milhares de colaboradores assinaram a petição on-line e juntaram-se ao movimento #HeForShe, programa da ONU Mulheres e do Pacto Global que incentiva homens e meninos a agir contra as desigualdades negativas enfrentadas por mulheres e meninas. Alguns dos compromissos desse movimento foram:

– Igualdade de pagamento – a Schneider Electric excedeu o compromisso de alcançar 95% dos colaboradores até 2020, com 99% deles cobertos já no fim de 2019.

– Meta do aumento de representatividade das mulheres pela empresa – 40% de contratações e 30% em posições de liderança. No fim de 2019, as mulheres representavam 41% das novas contratações e contabilizavam 23% das posições de liderança em todo o mundo. Na América do Sul, esse número é de 23,2% em 2019, com expectativa para aumento em 24,1% até o fim de 2020.

Além disso, a companhia é, desde 2016, signatária dos WEPs – agora com o envolvimento de 100% dos seus presidentes de países. A iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global traz um conjunto de orientações para que as organizações ofereçam oportunidades iguais para eles e elas.

Ao lançar a política global de family leave, que engloba licença parental, de cuidados com parentes e de luto, a empresa empodera todos a gerenciarem suas vidas e seu trabalho. Hoje, 99% dos mais de 135 mil colaboradores têm acesso a essa política – e a expectativa é de atingir 100% dos trabalhadores até o fim deste ano.

A Schneider Electric conta ainda com uma política global de antiassédio, demonstrando tolerância zero para esse tipo de ocorrência. Possui também um grupo global para inclusão de membros da comunidade LGBTI+.

Políticas de flexibilidade

A companhia acredita que suas políticas de flexibilidade auxiliam seus colaboradores a viverem em um ecossistema mais igualitário, acomodando suas necessidades únicas por meio de programas de horas de trabalho flexível, home office e modalidade de meio período.

Ao aproveitarem as vantagens do trabalho com flexibilidade, seus colaboradores – tanto homens quanto mulheres – conseguem mais equilíbrio entre os âmbitos profissional e pessoal. Além disso, essa boa prática conecta times e cria um senso de pertencimento.

“Encorajamos nossos líderes a serem modelos de flexibilidade e a agirem como aliados na igualdade de gênero para mudarmos comportamentos e resolvermos desigualdades”, explica Rafael Segrera.

Prêmios e reconhecimento

• Incluída no Bloomberg Gender Equality Index 2020 pelo terceiro anos consecutivo.
  • Classificada em primeiro lugar do setor industrial e 31º globalmente no Equileap Gender Equality Global Report & Ranking.
  • Reconhecida pelo Financial Times como uma das 50 maiores líderes em diversidade 2020 e a primeira do seu setor a ser classificada por diversidade e inclusão.
  • Vencedora do prêmio Catalyst 2019 por atrair e reter mulheres na Schneider Electric Índia, uma iniciativa que é parte integral da transformação global da empresa em diversidade e transformação.
  • Classificada no Top 50 do Universum’s Diversity & Inclusion Index, que reconhece os empregadores mais diversos e inclusivos no mundo.

Website: http://www.se.com/br