Secretário Nacional de Saúde reúne-se com diretoria do HAG

Ponte Nova – Minas Gerais 26/2/2013 – “Foi um espaço para o debate sobre os desafios e as perspectivas da saúde na Região do Vale do Piranga. Por meio da pactuação regional, será possível enfrentar desequilíbrios e integrar serviços e programas de saúde, através das Redes de Atenção à Saúde”,

Na última sexta-feira, 22 de fevereiro, o Secretário Nacional de Atenção à Saúde/Governo Federal, Helvécio Magalhães, em visita à Ponte Nova, reuniu-se no Gabinete do Prefeito Municipal de Ponte Nova, Guto Malta, com a diretoria do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG e demais representantes da área da saúde em Ponte Nova. O HAG esteve presente sendo representado pelo presidente do Conselho Curador da Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho, Francisco Augusto de Castro Gomes, pelo conselheiro José Bueno e pelo assessor de superintendência, José Maurício Morais.
Durante a reunião vários assuntos relativos à saúde em Ponte Nova e na Macrorregião foram discutidos, pautados e analisados. Alguns pedidos, pontuais, foram feitos ao Secretário Nacional que prometeu avaliar e encaminhar as solicitações ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo da visita de Helvécio Magalhães foi o de fortalecer as Redes de Atenção à Saúde na Macrorregião da Zona da Mata Mineira e na Microrregião do Vale do Piranga. O encontro, segundo Magalhães, “foi um espaço para o debate sobre os desafios e as perspectivas da saúde na Região do Vale do Piranga. Por meio da pactuação regional, será possível enfrentar desequilíbrios e integrar serviços e programas de saúde, através das Redes de Atenção à Saúde”, ressaltou o Secretário Nacional.
A direção do HAG solicitou à Magalhães a possibilidade, via Ministério da Saúde, de aumentar a pactuação foi acordada, via SUS, no que se refere à porta de entrada do Hospital, que é o setor de Pronto Atendimento, referência regional em Urgência e Emergência. Há uma defasagem na tabela do SUS que causa um prejuízo, mensal, de cerca de R$ 90.000,00. Como o HAG é uma Instituição Filantrópica e pólo regional, todas as pessoas que procuram o Pronto Atendimento são recebidas e acolhidas pelos profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos), tendo 99,9% dos casos resolvidos. O Secretário disse que irá intervir junto ao Ministério para que este ponto seja resolvido. Helvécio salientou, ainda, a importância da parceria com o Governo do Estado para que Minas Gerais alcance, nacionalmente, índices favoráveis na atenção à saúde.
Dentro de, aproximadamente, 20 dias o Secretário Helvécio Magalhães voltará à Ponte Nova para inauguração do Tomógrafo, que acontecerá nas dependências do Hospital, juntamente com a presença de autoridades locais e regionais.

Website: http://www.gavazza.com.br

Web Site: