Segunda temporada da Websérie HPC Spotlight sobre ciência no Brasil é lançada hoje

São Paulo, SP 24/6/2020 – Nova temporada conta com 11 episódios filmados com pesquisadores de Minas Gerais

Após pouco mais de um ano do encerramento da primeira temporada, a Versatus HPC lança hoje a segunda temporada da websérie HPC Spotlight. A série, que nasceu da vontade da Versatus que o público em geral soubesse mais sobre a atividade científica de alguns dos clientes que utilizam modelagem computacional em suas pesquisas, teve grande sucesso com a primeira temporada e já há algum tempo a comunidade científica vinha pedindo uma nova temporada.

Atendendo aos pedidos a empresa, especializada em soluções tecnológicas para computação de alto desempenho, decidiu dar continuidade à websérie, escolhendo para a nova temporada alguns de seus clientes do estado de Minas Gerais.

“O sucesso da primeira temporada nos deu a motivação que precisávamos para continuar com a websérie. Confirmamos o interesse da comunidade científica e do público em geral em ter um canal de comunicação que mostre o que está sendo realizado em termos de pesquisa científica no Brasil. Se a pandemia que estamos vivendo trouxe algo positivo, foi a valorização da importância do trabalho dos cientistas e pesquisadores, que fornece a base para o progresso em diversos campos, inclusive em termos de desenvolvimento de novos fármacos e vacinas. Com os vídeos, pretendemos valorizar e divulgar ainda mais a importância destes profissionais, que muitas vezes fazem um trabalho silencioso.”, declara Denis Anjos, sócio da Versatus.

Dia 18 de junho foi divulgado o vídeo de abertura da nova temporada da série, Negacionistas. Negação pela negação? Nele professores de diversas universidades e especialidades comentam o que pensam sobre o movimento anticiência que está se espalhando pelo mundo. A segunda temporada é composta por 11 episódios onde os professores e pesquisadores José Miguel Ortega, William Robson Schwartz , Antonio Carlos de Nazaré Júnior e Hélio Duarte da Universidade Federal de Minas Gerais, Luiz Antônio Sodre Costa e Clécio da Silva Ferreira da Universidade Federal de Juiz de Fora, Matheus Matos da Universidade Federal de Ouro Preto, Antônio Arapiraca do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais e Antônio Carlos Guimarães de Almeida da Universidade Federal de São João Del Rei falam sobre as pesquisas que estão conduzindo e também sobre a pesquisa e ciência no Brasil de um modo geral

Hoje, 24 de junho, será lançado o primeiro episódio, Pesquisa e Ciência no Brasil, onde professores da UFMG, UFJF e UFSJ falam sobre a importância da ciência, dão um panorama sobre o que está acontecendo no Brasil na área científica e sobre importância da injeção de investimentos públicos e privados e discorrem sobre a relevância da educação para a ciência e vice-versa.

A cada semana será divulgado um novo vídeo no canal do YouTube da empresa, em suas mídias sociais e no link: www.hpcspotlight.com.br

Sobre a Versatus HPC:

A Versatus é uma empresa brasileira 100% focada em fornecer as melhores soluções de Computação de Alto Desempenho para clientes acadêmicos e corporativos. Há mais de dez anos permite que pesquisadores e instituições se dediquem exclusivamente aos seus objetivos científicos e de P&D ao fornecer soluções completas, fáceis de usar e customizadas para suas necessidades.

Além de fornecer o que há de melhor em termos de hardware, software, infraestrutura física para data center, arquitetura de sistemas, implementação, “help desk” e mais uma ampla gama de serviços sob demanda, a Versatus HPC pode também realizar o gerenciamento completo de ambientes computacionais de alto desempenho (HPC), atendendo todas necessidades tecnológicas dos clientes. Para obter mais informações, acesse www.versatushpc.com.br

Website: http://www.hpcspotlight.com.br