Segundo Congresso Caipira de Educação Médica da FACERES reúne especialistas internacionais e nacionais

São José do Rio Preto, SP 19/6/2020 – Nas discussões, os aspectos do ensino remoto e a retomada das atividades pós-Covid-19”, Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES e presidente do Congresso.

Especialistas da área de educação médica vão dividir seus conhecimentos com estudantes, residentes, coordenadores, docentes e diretores no 2º Congresso Caipira de Educação Médica da FACERES. O evento, totalmente virtual e gratuito, ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de junho e terá como tema norteador “Uma realidade inédita em educação médica – O mundo durante e pós-Covid-19. Como fazemos?”.

 

Será o primeiro congresso de educação médica, por meio de plataforma digital e gratuito, com profissionais de renome nacional e internacional, a debater questões consideradas complexas no contexto da pandemia.

 

“Diversos aspectos do ensino remoto, a retomada das atividades pós-Covid-19, a organização de práticas e estágios, a saúde mental da comunidade de ensino médico, questões jurídicas às quais a escola médica está sujeita, questões regulatórias do MEC e CNE (Conselho Nacional de Educação), aspectos bioéticos,  reposição de aula prática e outros temas ligados à Covid-19 e às escolas médicas farão parte das discussões”, comenta Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES e presidente do Congresso.

 

Serão 3 dias de evento, com 40 palestrantes nacionais/internacionais e 25 temas diferentes, debatidos em mais de 18 horas de transmissão totalmente online, distribuídos em seis mesas-redondas, 21 palestras e três conferências magnas.

 

A abertura do congresso, dia 25, a partir das 19h, contará com a presença de ilustres convidados: o Prefeito Municipal de São José do Rio Preto, Sr. Edinho Araújo, o Secretário Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, Dr. Aldenis Borim, e o Presidente da ABEM, Dr. Nildo Alves Batista. Dr. Ramiro Colleoni, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões-SP, fará uma explanação sobre “A contribuição das sociedades de especialidades para a educação médica”.

 

A conferência magna da noite de abertura do congresso será proferida pelo Dr. Antonio Freitas, membro do Conselho Nacional de Educação, com o tema “Covid-19 e o curso de medicina”.

 

Entre os convidados do dia 26, estão Dr. Carlos Collares, professor da Universidade Maastritch (Holanda), que fará a conferência magna “Avaliação em tempos de Covid-19”, e Dr. Luiz Koiti Kimura, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica de São Paulo, que profere palestra sobre “Residência médica: o risco do cancelamento dos exames em 2020”, dois assuntos extremamente importantes e fontes de muitos questionamentos nesse momento tão atípico que estamos vivendo.

 

O vice-presidente da ABEM, Dr. Sandro Schreiber de Oliveira, abordará uma questão muito importante: “A terceira onda pós-Covid: Como fica o ensino na atenção básica”. Dra.  Patrícia Zen Tempsky e Dr. Milton de Arruda Martins, ambos da USP, irão compartilhar seu conhecimento em mesas-redondas com os temas: “Ensinando e aprendendo resiliência na escola médica” e “O papel da escola médica no combate à pandemia”, respectivamente.

 

A presidente do CREMESP, Dra. Irene Abramovich, abordará, na conferência magna de encerramento, os “Aspectos Bioéticos da Educação Médica e a Covid-19”.

 

O evento terá um espaço reservado para a saúde mental. A psicóloga Dra. Patrícia Bellodi, também da USP, será responsável pela discussão sobre “Saúde mental na escola médica em tempos de pandemia”.

 

O 2º Congresso Caipira de Educação Médica da FACERES trará aos participantes uma visão ampla sobre as escolas médicas durante e pós-pandemia do coronavírus, incentivando a integração entre os participantes e o debate sobre assuntos diversos.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da FACERES ou pelo link:  https://faceres.vpeventos.com/

Website: https://faceres.vpeventos.com/

Web Site: