Segundo dados, consumo de alimentos de origem animal pode impactar a saúde do planeta

São Paulo, SP 6/1/2020 –

Segundo relatório disponibilizado pelo site “Water Footprint”, a produção de um quilo de carne vaca é dependente de 15500 litros de água. Além disso, outros alimentos de origem animal – como a carne de frango, também a utilizam em demasia: nesse caso, são 3900 litros por quilo.

Diante de um cenário onde a sustentabilidade se torna uma preocupação necessária e se faz presente, muitos começam a repensar os hábitos alimentares: hoje, o Brasil conta com 29 milhões de vegetarianos, segundo dados fornecidos pelo Ibope. 

Saúde – pessoal e do planeta – começa no prato

Muito ainda se especula sobre a relação saúde e alimentos de origem animal. Porém, quando assunto é planeta, não tem discussão: segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e alimentação, a atividade que mais consome água é a agropecuária, responsável por 70% da utilização geral.

“Não existem dúvidas: a mudança alimentar impacta o cenário sustentável. A boa notícia é que hoje existem muitos substitutos – seja para a proteína animal ou outros alimentos que vem dos mesmos. Entre elas, temos os cogumelos, que além de serem muito saborosos, são nutritivos e pobres em gorduras”, diz Rodrigo Fernandes, sócio-fundador da Do Vale Cogumelos. 

Rodrigo segue contando que uniu a vontade de empreender, paixão por cogumelos e um mercado carente de opções para seguir com seu negócio. “Era certo que a Do Vale Cogumelos acompanharia muitas tendências. O mercado atual pede por uma opção saudável e capaz de oferecer os mesmos – ou até mais – benefícios que a carne no sentido de proteínas e minerais. O sabor também não deixa a desejar, é claro”, diz. “É por isso que trabalhei muito para desenvolver o melhor produto possível: eu sabia que iríamos longe”, compartilha.

E Rodrigo estava certo: segundo dados da ANPC, Associação Nacional dos Produtos de Cogumelos, a expectativa de crescimento do mercado é de 9% até 2021. Hoje, o setor já movimenta US$ 35 bilhões anualmente em todo o mundo. 

Cuidado em todos os detalhes

Com foco voltado para comercialização do Shitake, a Do Vale Cogumelos traz uma maneira inovadora de produção: contando com câmaras frias, as safras são boas durante todo o ano. Para os próximos meses, novas espécies de cogumelos serão acrescentadas ao cardápio, entre elas champignon e shimeji.

Para continuar caminhando ao lado da natureza, a Do Vale Cogumelos tem um planejamento que embasa todo o seu conceito: as embalagens serão biodegradáveis e, além disso, já estudam uma maneira de produção orgânica. 

Todos os produtos são cultivados, embalados e transportados com muito carinho, para garantir a satisfação e bem-estar dos que os consomem. Saiba mais: www.instagram.com/dovalecogumelos

Website: http://www.instagram.com/dovalecogumelos

Web Site: