Segundo estudo, 20% das empresas não conseguem gerenciar a comunicação com clientes online

9/12/2020 –

Estudo da Zoho levanta questionamentos sobre como o software de gestão de clientes ideal pode ajudar as empresas a aumentarem sua receita no Brasil

Com o passar dos anos, os processos de vendas se adaptaram às novas necessidades dos consumidores, seja nas lojas físicas ou online. Com a evolução dos processos, a experiência do cliente passou a ser o ponto fundamental para a gestão do negócio, sendo tão importante quanto a logística e o marketing. Em um estudo da Zoho encomendado à Toluna com 475 empresas, 29% dos entrevistados disseram que não sabem como capturar dados de clientes e 20% das empresas não conseguem gerenciar sua comunicação com os clientes.

O Customer Relationship Management, ou CRM, é a resposta para preencher essa lacuna. Uma plataforma ou software que ajuda as empresas a gerenciar seus esforços de comunicação com clientes em potencial para construir um relacionamento e garantir a compra. Para ajudar as empresas a aumentar suas vendas e melhorar a comunicação com os clientes, os especialistas da Zoho separaram dicas que podem ajudar as empresas a implementar uma gestão de vendas eficiente.

Gerenciando a Comunicação

As plataformas de CRM ajudam as empresas a proteger as oportunidades de vendas, alcançando clientes em vários canais (telefone, e-mail, chat ao vivo e mídia social) e recebendo notificações em tempo real quando os clientes interagem com a empresa por meio deles. Ao monitorar essas interações, as plataformas de CRM capturam dados de clientes em potencial e criam relatórios em tempo real com KPIs, gerenciam o desempenho de vendas e rastream como o cliente está respondendo à comunicação utilizada, para garantir que a equipe de vendas esteja equipada com tudo de que precisam para entrar em contato com esse cliente potencial.

Captura e análise de dados

As plataformas de CRM são facilitadores no controle e armazenamento de informações e dados pessoais como nome, telefone e endereço, bem como atividades online e interações por e-mail, telefone, mídias sociais e visitas a sites. Como estratégia para entender o comportamento do consumidor e para a preparação de ofertas personalizadas, a maioria das plataformas de CRM reúne as preferências de compra do cliente (produtos ou serviços).

Nem todos os CRMs são criados iguais

Alguns recursos são essenciais para um bom serviço de CRM, como simplificar tarefas repetitivas, conectar sua equipe em todos os dispositivos, expandir e customizar a plataforma de acordo com as necessidades da empresa, rastreamento ativo e gerenciamento de informações de clientes, recomendações instantâneas e insights, também como uma forma inteligente de receber e-mails e fazer reuniões de negócios.

As empresas precisam de um sistema escalonável que seja acessível e bem integrado a outros aplicativos de negócios. Os CRMs são essenciais para o crescimento dos negócios. À medida que as empresas conquistam novos clientes e a equipe de vendas cresce, o CRM se torna um sistema de referência não apenas para gerenciar clientes, mas também para aumentar a receita, sabendo o momento certo para entrar em contato e ter as melhores informações disponíveis.

Como escolher a plataforma certa para minha empresa?

Negócios diferentes têm necessidades e objetivos diferentes. Portanto, existem diversos tipos de CRM a fim de atender as peculiaridades de cada negócio: O CRM local é uma ferramenta que fica localizada no servidor físico da empresa, exigindo manutenção da equipe de TI da própria empresa e exigindo a instalação do CRM diretamente no servidor de CRM na nuvem. Também conhecido como serviço como software, SaaS, o CRM na nuvem tem sua infraestrutura armazenada online, eliminando a necessidade de instalação no servidor físico e a necessidade de equipe de TI local.

De acordo com a pesquisa, 42% das empresas entrevistadas disseram considerar as opções de software muito caras. Mas, assim como os tipos, também existem muitos provedores de CRM, cada um com diferentes tipos de recursos e preços. Salesforce CRM, Zendesk, Pipedrive e Zoho são alguns dos exemplos. Cada um oferece diferentes tipos de integração e benefícios, sendo importante avaliar a escolha por se tratar de um investimento para aumento de receita e reputação.

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