Segundo pesquisa, compra multicanal na Black Friday deve representar 25% do total de vendas em 2019

São Paulo 12/11/2019 –

A cada ano que passa, a Black Friday supera as expectativas de vendas estimadas. A data, que teve sua criação em 2010, atualmente é comemorada pelo mundo inteiro. Sua popularidade está ligada a grandes promoções e ofertas, seja em lojas físicas, seja em e-commerces. Isso significa que a Black Friday é aguardada tanto pelos consumidores, que esperam a queda dos preços para comprarem, quanto pelos comerciantes que têm a oportunidade de aumentar os lucros e movimentar o estoque.

A Black Friday deste ano prevê um lucro que pode ultrapassar os R$ 3 bilhões, o que mostra um crescimento de 18% em comparação ao ano passado, segundo o estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen. A compra multicanal pode representar 25% do total de vendas este ano.

O que é compra/venda multicanal?

O futuro do varejo será a venda multicanal, uma estratégia que muitos comerciantes estão adotando e que busca atender o cliente de formas variadas. O principal objetivo é se aproximar do cliente e se mostrar disponível da maneira que for mais confortável e viável para eles. A Black Friday deste ano promete impulsionar as vendas multicanal. É importante, então, que os e-commerces estejam bem preparados e estruturados.

O e-commerce ganha cada vez mais a preferência dos consumidores que optam pela compra de forma rápida e simples. Com isso, o mercado online passa por mudanças constantes. Para o comerciante ter destaque, é necessário estar por dentro das novas tendências de venda, como, por exemplo, a venda por aplicativos, compras por multicanais, divulgação e preço. Esses fatores influenciam a decisão de compra do público.

Compras online e ticket médio

De acordo com o estudo da Ebit, muitos consumidores brasileiros migraram das lojas físicas para as compras online. Com essa transição, a Black Friday e outras datas comemorativas se tornaram grandes oportunidades de alavancar as vendas dos e-commerces. Os clientes comparam os preços e notam que os produtos comprados na internet são mais baratos.

A pesquisa da Ebit ainda aponta que o consumidor brasileiro se prepara com antecedência para a Black Friday. A intenção de compra para este ano, no período da data, está 58% maior quando comparada ao mesmo período em 2018, de acordo com um levantamento feito pelo Google. O ticket médio de compra em 2019 deve ficar entre R$340 e R$626.

Categorias mais procuradas na Black Friday

Como na maioria dos anos, o líder na procura dos consumidores são os eletrônicos (51%), seguido pela telefonia (35%), informática (28%), moda e acessórios (24%) e eletrodomésticos (23%). Os nichos de beleza e perfumaria, eletroportáteis e esporte e lazer, também vendem bem no período da Black Friday de acordo com os dados da E-commerce Brasil.

Preço é um fator decisivo na hora da compra

Mesmo que existam muitos consumidores que se preparam para a Black Friday e guardam dinheiro para suas compras, existem, por outro lado, aqueles consumidores que só compram se o preço realmente estiver atrativo. Segundo o relatório da E-commerce Brasil, o principal motivo de compra na Black Friday é a promoção/preço baixo (63%), produto específico (23%), frete grátis (3%) e pague 1 leve 2 (3%).

Como preparar meu e-commerce para a Black Friday?

Considerada uma das principais datas para o comércio no Brasil, a Black Friday demanda uma operação eficiente para alcançar bons resultados. Usar ferramentas de marketing digital é uma forma de captar mais clientes, seja pelo preço, pelo atendimento, pelas condições de pagamento ou em decorrência de usabilidade da loja.

O e-commerce deve estar preparado para atender da melhor forma a expectativa dos clientes. Fatores que contam diretamente para isso são: o tempo de carregamento do site, seja no computador ou no smartphone; preços competitivos; fretes baixos; entre outros detalhes logísticos. Com o uso dessas técnicas, o cliente terá uma experiência de compra agradável do início ao fim. É importante traçar estratégias para o seu e-commerce com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Consultoria Digital oferece serviços em SEO para otimização do seu site que irão contribuir diretamente para o sucesso de suas vendas!

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