Seis plantas para cultivar em uma varada

4/2/2020 –

Na selva de pedra da vida urbana de grandes cidades, ter verde na varanda do apartamento ao longo do ano inteiro pode ser um pequeno ponto de contato com a natureza e o bem-estar. No entanto, para cultivar plantas e flores nessa área é preciso considerar se o espaço é mais ensolarado ou sombreado. Geralmente as plantas menores e mais claras preferem o calor e a luz solar; as maiores e mais escuras, ambientes com sombra.

Para terraços com alta intensidade de luz solar
Neste caso, são indicadas plantas e flores que amam ter contato direto com o sol, como:

Girassóis
É impossível pensar em lugar altamente ensolarado e não lembrar do girassol. É cultivada pelo seu óleo e seus frutos comestíveis, mas também se adapta a jardins e espaços pequenos. A flor do sol é extremamente enérgica, calorosa e cheia de vida. Sua época de cultivo é a primavera.

Petúnias
Originária de regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, apresentam-se em diferentes cores e atingem de 15 cm a 30 cm de altura. O nome “petúnia” remete ao tupi-guarani. Apresenta flores brancas e também com cores marcantes.

Moreia
Originária da África do Sul, atinge de 50 cm a 70 cm de altura. Tem o mesmo nome dos peixes de corpo longo e cilíndrico. A planta é altamente resistente às variações climáticas e suas flores são brancas.

Para varandas com predominância de sombra

Samambaia
Essas plantas se reproduzem por meio de esporos e não produzem sementes ou flores. São de fácil manutenção e requerem pouca atenção. Vai se dar bem no ambiente de pouca incidência de sol.

Costela-de-adão
Nativa da América Central, a costela-de-adão apresenta folhas grandes e largas. Essas plantas se dão bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia. Se as folhas começarem a amarelar, é sinal de que o vegetal está recebendo muito sol.

Alpínia
Originária da Ásia, é formada por flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas. É muito usada para complementar buquês e arranjos.

Web Site: