Selic em Queda: ainda compensa investir na renda fixa?

São Paulo – SP 20/3/2020 – Para pessoas com perfil conservador, ainda compensa apostar na renda fixa, pois essa modalidade é considerada um investimento defensivo neste momento de mercado

A pergunta parece óbvia, mas a resposta é um pouco mais complexa. Essa semana o Banco Central anunciou mais um corte de 50 pontos base na taxa SELIC – colocando a taxa de juros em 3,75% ao ano, o menor patamar da história do País. Sem dúvida, isso acaba refletindo na rentabilidade dos investimentos de renda fixa. Por outro lado, ainda há o efeito devastador do Convid-19 na economia e nas bolsas de valores ao redor do mundo, zerando e até negativando os ganhos dos investidores. 

 Diante deste cenário, o head de investimentos do BS2, Christiano Ehlers, considera que a reposta da pergunta é – SIM. “Para pessoas que têm o perfil moderado ou conservado, ainda compensa apostar na renda fixa, pois essa modalidade é considerada um investimento defensivo neste momento de turbulência de mercado. Você fica blindado dos fortes solavancos da renda variável”.   

O executivo elenca algumas alternativas que podem proteger o investidor em cenários conturbados como o atual. A renda fixa não morreu.

 – CBD Escalonado

 Uma boa opção defensiva para os dias de crise mundial é aplicar em Certificados de Depósito Bancário (CDB). Estes títulos são emitidos pelos bancos, e podem ser uma boa escolha, desde que ofereçam liquidez. Ou seja, desde que possam ser resgatados a qualquer momento. Existe uma modalidade de CDB chamada CDB Escalonado. Além de terem liquidez (permitam o resgate sempre que o cliente quiser), estes produtos oferecem rentabilidade crescente conforme o tempo que o cliente fica na aplicação. Quanto mais tempo, maior o retorno. “O CDB escalonado te dá liquidez, mas também proporciona uma rentabilidade cada vez maior”, explica o executivo.

– Tesouro Direto ainda é uma boa alternativa

Investir em títulos de dívida do governo brasileiro é uma das opções seguras, especialmente o título Tesouro Selic. Isso porque ele pode ser vendido antes do vencimento sem risco de prejuízo. “Investir em Tesouro Selic é um bom investimento para quem quer deixar a turbulência passar e esperar para investir em outras modalidades em um momento de maior racionalidade do mercado”, afirma Ehlers.

Diferente dos outros títulos do governo, o Tesouro Selic é um título pós-fixado que gera um pouco de ganho todo dia. Deste modo, o valor investido aumenta gradativamente, e pode ser sacado a qualquer momento. 

– Letras de Crédito Imobiliário

Para o diretor do Banco BS2, as letras de crédito imobiliário (LCI) são uma boa pedida para quem não quer correr grandes riscos nesse momento de forte volatilidade. As LCI são investimentos de renda fixa emitidos pelos bancos. Os recursos são usados para financiar atividades do setor imobiliário. Além de terem rentabilidade superior ao CDB, as LCI têm a vantagem de terem isenção de imposto de renda para pessoas físicas.

Website: https://blog.bs2.com/

Web Site: