Seminário Internacional de Resíduos Sólidos debaterá os 10 anos da PNRS

São Paulo 31/7/2020 – Novo marco legal do saneamento básico nacional será debatido durante o evento

A AEAS (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré) realiza nesta terça-feira (4/8) o “Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – As engenharias e os 10 anos da PNRS”. Para Fabrício Soler, sócio na área ambiental do Felsberg, que falará sobre o “Novo marco legal do saneamento básico no Brasil”, será importante abordar a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como a alteração da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que se refere ao escalonamento da disposição final ambientalmente adequada, conforme porte dos Municípios.

Também serão apresentados “A importância das engenharias no setor de resíduos sólidos” e “Gestão de resíduos na Alemanha e as sinergias com o Brasil”. Além de Soler, também participam do seminário José Valverde Machado Filho, coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da SIMA-SP (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo); Christiane Dias Pereira, coordenadora da Componente Acadêmica do projeto ProteGEEr (Projeto de Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos Brasil/Alemanha). O evento será mediado por José Antonio Picelli Gonçalves, presidente da AEAS, e Valdemir Aparecido Ragnani, diretor da AEAS.

Soler é sócio de Felsberg Advogados, profissional especialista em Direito do Ambiente, Direito dos Resíduos, Saneamento e Infraestrutura; consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO/ONU) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estudos em resíduos sólidos, tendo participado de projetos na mesma área junto ao Banco Mundial (World Bank); Mestre em Direito Ambiental pela PUC, com MBA em Infraestrutura pela FGV e especialista em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético pela USP. Fabricio também é coordenador do curso de educação executiva Gestão e Direito dos Resíduos da Trevisan Escola de Negócios e professor de Direito e Compliance Ambiental de cursos de pós-graduação PUC-SP, UFSCar, dentre outros. É organizador do Código dos Resíduos e coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei.

Evento

“Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – As engenharias e os 10 anos da PNRS”

Data: 4/8

Horário: das 9h30 às 12h

Acessso: https://km2tv.clickmeeting.com/seminario-internacional-de-residuos-solidos

Website: http://www.felsberg.com.br

Web Site: