Serviço de desinfecção de ambientes para o COVID-19 é novidade na Grande Florianópolis

Florianópolis, SC 7/4/2020 –

Mais de 300 casos de COVID-19 já foram confirmados em Santa Catarina, ligando o alerta para a importância redobrada de ações ao combate da disseminação do vírus. Entre elas está a necessidade da limpeza de superfícies, que também podem ser um foco de transmissão. Reconhecida em toda a América Latina, a empresa Astral – Saúde Ambiental agora irá oferecer nas cidades da Grande Florianópolis justamente um novo serviço de sanitização de ambientes voltado a essas superfícies, já que o vírus pode sobreviver até 3 dias em algumas delas.

O que já se sabe até hoje sobre o novo coronavírus é o seu perigo pelo longo tempo de vida em superfícies, o que aumenta o potencial de transmissão. No aço inoxidável e plástico, por exemplo, ele pode sobreviver até 72h. Já no papelão são 24h, além de 4h no cobre e até 3h em aerossolizada/poeiras. As empresas que seguem ativas e os próprios hospitais são os que mais devem se preocupar com essa desinfecção. Segundo a Astral, o atendimento estará disponível para as cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, mas a limpeza residencial também pode ser solicitada.

Essa desinfecção realizada por empresas como a Astral é diferente do que fazer a limpeza por si mesmo em casa, principalmente porque é feita a partir da mistura de produtos que podem ser danosos quando mal manuseados, a nível doméstico. Hoje, a Astral trabalha conforme a indicação do Ministério da Saúde: com produtos à base de ácido peracético, álcool a 70%, hipoclorito de sódio 0,5% a 1,0 % ou quaternário de amônio.

A estratégia de limpeza também pode variar conforme o tipo de superfície e o formato dele, para aumentar o alcance da metodologia de aplicação, por isso a importância de uma equipe especializada. Além disso, o cuidado vai além: a equipe utiliza equipamentos próprios para a desinfecção de pragas em geral e com vestuário, ou equipamentos de proteção individual (EPI’s) para a proteção adequada.

Com relação ao odor causado pelo processo, a Astral alerta que, dependendo da metodologia utilizada, quanto maior a fragmentação do produto nas aplicações, por UBV por exemplo, mais intenso será. Por isso, o ideal é evitar pessoas idosas, crianças ou com mobilidade reduzida no ambiente por até 1h30 após a desinfecção. Abrir as janelas e ventilar o ambiente também pode auxiliar, principalmente em locais que não podem parar por muito tempo como hospitais.

Protocolo de recomendações
Contratar qualquer tipo de serviço hoje em dia exige uma série de cuidados ao receber outra pessoa. Por isso, a Astral definiu um protocolo de recomendações às equipes de trabalham na desinfecção para aumentar a proteção delas e dos clientes. Além do uso de álcool 70% antes e depois de entrar no local, a equipe deve evitar o contato físico e utilizar protetor respiratório.

A periodicidade desse tipo de limpeza do ambiente também gera muitas dúvidas. Segundo a Astral, isso poderá depender de uma série de fatores, incluindo o tipo de material da superfície e até mesmo a intensidade do fluxo de pessoas no ambiente. A indicação nesses casos deverá ser da equipe após analisar o espaço, mas pode variar entre diária e semanal.

Astral Saúde Ambiental
A empresa atua há mais de 35 anos no controle de pragas e vetores urbanos. Líder na América Latina, a Astral iniciou as atividades em Uberlândia (MG) e atualmente possui licenciamento para atuar também na Europa. A marca conta com 18 Selos de Excelência em Franchising e está presente em 20 estados brasileiros com mais de 45 unidades franqueadas.

Astral Saúde Ambiental – Florianópolis
R. Sidnei Noceti, 101 – Agronômica, Florianópolis – SC.
Tel: (48) 3324-0144 / (48) 98835-8520

Website: https://www.astralsaudeambiental.com.br/unidades/sul-sc-florianopolis/