Serviços estilo “Poupatempo” estão aumentando em todo país

Cuiabá-MT 9/9/2019 –

Atualmente o Consórcio Rio Verde, por exemplo, atende São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso com investimentos em implantação de R$ 100 milhões

O Consórcio Rio Verde, liderado pela Pro-jecto que atua há 35 anos no mercado, desempenha uma série de atividades no formato ‘Poupatempo’, em 41 unidades de atendimentos espalhadas em três estados do Brasil e já investiu mais de R$ 100 milhões somente em implantação. O estado de São Paulo contabiliza 20 unidades, Minas Gerais são 13 e em Mato Grosso um total de 7 centrais de atendimento. Em São Caetano do Sul, em São Paulo, existe uma unidade em funcionamento, chamada de Atende Fácil, onde reúne serviços municipais, estaduais e federais, como emissão de passaporte.

Em todas as unidades são realizados 75 mil atendimentos diários para solucionar pendências como 2ª via de identidade, quitação com a Justiça Eleitoral, habilitação do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, entre outros. Todas as unidades pertencentes ao Consórcio possuem aprovação acima de 90%. De acordo com o diretor, Osmar Linares, esse índice valida a excelência do serviço prestado.

“Em cada local em que atuamos possuímos um gerente específico para cuidar dos atendimentos. Além disso temos também os gestores que coordenam as unidades de todo o estado, em São Paulo são dois, Mato Grosso e em Minas Gerais um em cada. Cada unidade tem um profissional de tecnologia da informação (TI) para acompanhar e monitorar possíveis erros do sistema, além de gestão de pessoas, setor de compras. Toda essa estrutura garante um bom atendimento para o cidadão”, completa.

Cada implantação das unidades requer uma série de investimentos para entrar em funcionamento, como construção, recuperação e reformas dos prédios públicos, toda a instalação com computadores, móveis, maquinários, treinamentos de funcionários, entre outros. As 41 unidades empregam 5.300 colaboradores diretamente e ao longo de 35 anos de história não apresentou nenhuma suspensão ou cancelamento de seus processos de concessão.

Linares pontua que em Mato Grosso especificamente, onde o programa se chama Ganha Tempo, possui uma unidade em especial que recebeu restaurações muito significativas para a Capital. “A unidade do Ipiranga recebeu investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões. Nós restauramos o prédio histórico e muito significativo para a história de Cuiabá, que possui 300 anos de existência. Essa unidade fica em frente à praça Ipiranga, local onde a cidade começou, e significa muito para nós contribuir com a preservação desse símbolo cuiabano”, afirma.

No mês de julho a unidade Ipiranga de Cuiabá completou um ano de funcionamento com 98% de aprovação e mais de 300 mil atendimentos realizados. A pesquisa de satisfação é operada num sistema exclusivo do Governo do Estado e é realizada ao fim de cada atendimento.

A estrutura do Ipiranga possui 1.935,48 m² de área construída e oferta 87 serviços com postos de atendimento do Detran, INSS, Procon, confecção de Carteira de Trabalho e entre os serviços mais procurados, estão a emissão de RG pela Politec e a consulta de vagas no SINE.

Além do Ganha Tempo Ipiranga, o Consórcio Rio Verde está presente ainda mais seis cidades de Mato Grosso, atendendo 1,2 milhão de habitantes, um terço da população do estado. Todas as unidades possuem índice de aprovação acima de 98%. O investimento do Consórcio no Estado, entre implantação e operação já somam R$ 38 milhões.

Já em São Paulo, o Programa Poupatempo foi eleito pelo Instituto Datafolha, em 2019, o “Melhor Serviço Público de SP” pelo quinto ano consecutivo. A pesquisa com 1.013 entrevistados das classes A e B em todas as regiões de São Paulo foi publicada na revista ‘O Melhor de S. Paulo – Serviços’, da Folha de S. Paulo. “Nós estamos sempre investindo em novas tecnologias para agilizar o atendimento e gerar a melhor satisfação do usuário, refletindo diretamente na avaliação positiva da administração pública do Estado em que atuamos. Nosso trabalho já é reconhecido em diversos estados brasileiros, como na Paraíba e Rio Grande do Sul, onde já fomos chamados para apresentar o nosso modelo de atuação para ser aplicado na gestão daqueles locais”, finaliza Osmar Linares.