Setor petrolífero detém quase 4% dos acidentes de trabalho na indústria de Transformação

Macaé 12/6/2013 –

O último Anuário Estatístico da Previdência Social aponta que, em 2011, foram registrados 711.2 mil acidentes de trabalho em todo o país. Destes, 186.9 mil ocorreram no setor da indústria de Transformação. Dentro desta categoria, 3,9% aconteceram com os profissionais responsáveis por atividades que envolvem petróleo, biocombustíveis e coque. Ao todo, 7.311 pessoas se acidentaram no local de trabalho, durante o trajeto ou sofreram de doenças decorrentes das funções desempenhadas. Ainda de acordo com o órgão, no mesmo ano, fraturas no pé, exceto no tornozelo, ficaram em sétimo lugar na classificação internacional de doenças mais incidentes, com 21.609 ocorrências totais.

Pensando nos profissionais que atuam em ambientes expostos à umidade, como os do setor petroquímico, a Bracol desenvolveu a Bota Petroleira. O EPI (Equipamento de Proteção Individual) específico para a área tem como principal diferencial a forração interna com tecnologia Sanitec. “O produto conta com tratamento bactericida e permite a absorção e dessorção do suor. A bota também é feita com couro hidrofugado e apresenta biqueira de segurança em aço carbono”, afirma a gestora de Pesquisa & Desenvolvimento da Bracol, Andresa Bolzan. Os calçados de segurança serão expostos na edição de 2013 da Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que é realizada em Macaé (RJ), até o dia 14 de junho. A Bracol participa do evento em parceria com a Nortel, empresa distribuidora de suprimentos em MRO (manutenção, reparo e operação).

À prova d’água

O calçado Waterproof – ou ‘à prova d’água’, outro modelo de Bota Petroleira – evita, por meio de uma membrana interna impermeável, o contato de líquidos diversos com os pés do trabalhador. “Apesar de a membrana ser 100% impermeável, ela permite que os pés transpirem sem ficar úmidos ou até mesmo molhados, já que a transferência de umidade é feita somente do interior do calçado para o ambiente externo. Além disso, as costuras das botas são seladas, a fim de evitar a passagem da umidade pelos furos”, disse a gestora.

O modelo recebe um tratamento especial que aumenta a resistência da passagem da água ao pé, além de proporcionar maior resistência ao contato com compostos químicos derivados do petróleo. As botas Petroleira e Waterproof têm solado Bidensidade, composto por duas camadas de poliuretano (mistura dos compostos químicos poliol e isocianato), com duas densidades e cores distintas.

7ª Brasil Offshore- Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás
Data: 11 a 14 de junho de 2013.
Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Rodovia Amaral Peixoto, quilômetro 170 s/n – São José do Barreto – Macaé/RJ).
Horário de funcionamento: 14 às 21 horas.

Website: http://milagredoverbo.wordpress.com/

Web Site: