Show em tributo a Inezita Barroso reúne cantor Lenine Santos e grupo Papo de Anjo

Piracicaba (SP) 8/10/2019 – Inezita define interpretações que serão para sempre um marco na música popular brasileira, analisa o cantor Lenine Santos

Apresentação em Piracicaba tem entrada gratuita e acontece nesta sexta-feira (11), no Teatro do Engenho

Nesta sexta-feira (11), às 20h, o Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho, recebe o show “4 Ases e Uma Dama”, em tributo à cantora, pesquisadora e folclorista Inezita Barroso. O espetáculo reúne o cantor Lenine Santos e o grupo Papo de Anjo, que apresentam canções de quatro compositores que se ligaram indelevelmente ao canto e à sua carreira, amigos e parceiros na pesquisa e valorização da música popular, regional e folclórica. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis no www.megabilheteria.com ou pessoalmente, na bilheteria da Casa de Espetáculos.

Ao todo são 17 músicas, assinadas pelo paulista Marcelo Tupinanbá, o gaúcho Barbosa Lessa, o alagoano Heckel Tavares e o paraense Valdemar Henrique. “Das lendas amazônicas de Henrique aos cantos nativistas ou tradicionalistas gaúchos, das obras afro-brasileiras de Tavares às canções urbanas de Marcelo Tupinambá, Inezita define interpretações que serão para sempre um marco na música popular brasileira”, analisa o cantor Lenine Santos.

O programa traz desde canções que se tornaram sua marca registrada, como Negrinho do Pastoreio, Tamba-Tajá, Leilão ou Canção da Guitarra, até outras que hoje estão mais negligenciadas, como é o caso de Rancheira de Carreirinha ou os cocos Benedito Pretinho e Meu Barco é Veleiro, de Heckel Tavares e Joraci Camargo. “Também há canções que entram para ajudar a descrever a época em que a cantora nasceu e viveu, como O Passo do Soldado, de Marcelo Tupinambá e Guilherme de Almeida, e Meu Último Luar, de Waldemar Henrique”, explica Lenine.

Para ele, Piracicaba é a cidade ideal para a estreia do show, por sua ligação com a música e pela recepção sempre calorosa que deu à Inezita Barroso. “O Grupo Papo de Anjo e eu estamos ansiosos para entregar essas canções ao público piracicabano, feitas com muito carinho. Melhor teatro não pode haver que esse bonito Teatro do Engenho, que leva o nome de Erotides de Campos, outro grande compositor brasileiro”, completa Lenine.

CURRÍCULOS – Inezita Barroso ultrapassou a marca de 60 anos de carreira e de 80 discos gravados, sempre trazendo clássicos da música popular brasileira e caipira e comandou por mais de 30 anos o programa Viola, Minha Viola, na TV Cultura. Grande pesquisadora da cultura popular e do folclore nacional, aprendeu a lapidar diamantes brutos, recolhidos da lavra popular e entregá-los ao público com arranjos requintados, ora orquestrais e grandiloquentes, ora intimistas e simples, mas sempre adequados à sua voz marcante e personalíssima. Ela faleceu em 8 de março de 2015, cinco dias após seu aniversário de 90 anos, em São Paulo.

Cantor, professor, pesquisador e doutor em música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho), o brasiliense Lenine Santos é considerado um dos melhores intérpretes da música brasileira. Além do repertório operístico tradicional, possui discografia inteiramente dedicada ao repertório brasileiro, como ainda interpretações dos clássicos do cancioneiro regional. Ele tem lecionado também como docente convidado em importantes festivais nacionais e internacionais de música.

Criado em 1998, o grupo Papo de Anjo desenvolve um trabalho com choros autorais e de compositores paulistas, além de ter se debruçado sobre o repertório do compositor Ernesto Nazareth. É composto por Edmilson Capelupi, responsável pelos arranjos feitos especialmente para o espetáculo e uma das principais referências em violão de sete cordas, Lula Gama no violão de 6 cordas, Maik Oliveira no cavaquinho, Daniel Allain na flauta e no sax tenor, Jotagê Alves no clarinete e Pedro Pita na percussão.

O show é uma realização da Cultura Artística de Piracicaba, com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Teatro Erotídes de Campos e Orquestra Sinfônica de Piracicaba. A produção-executiva é de Fátima Carvalheiro.

SERVIÇO – Show 4 Azes e Uma Dama, em tributo a Inezita Barroso. Sexta-feira (11), às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Ingressos: www.megabilheteria.com ou pessoalmente, na bilheteria da Casa de Espetáculos. Informações: (19) 3413-8526.

Web Site: