Simental e Simbrasil comemoram crescimento na Feicorte 2013

São Paulo, SP 5/7/2013 – A presença de criadores da Colômbia, Costa Rica e Chile interessados na genética Simental e Simbrasil, recepcionados na Feicorte, é resultado da expansão além da fronteira, e deve alcançar outros países como Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

A 22ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil, realizada durante a Feicorte 2013, em São Paulo (SP), promovida pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil – ABCRSS e o Centro Paulista da Raça Simental – CPRS reuniu em pista 176 animais de 25 expositores, oriundos de plantéis de diferentes partes do país. O evento também foi palco do Leilão Simental Premium/Parade, no dia 20, um dos grandes destaques da Feira e show de qualidade genética que vendeu 20 fêmeas e 50% de uma matriz totalizando R$ 1.074.000,00, com uma média de R$ 49.953,49 por exemplar.

A Feicorte também marcou a comemoração dos 50 anos de atividade da ABCRSS, com almoço que consagrou vários criadores homenageados e empresas parceiras (veja no BOX). A diretoria da Associação também lembrou o crescimento obtido pela raça que já conta com mais de 2.500 associados inscritos desde sua criação, distribuídos por todo o país, tendo mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados do censo de 2012) registrados oficialmente.

A presença de criadores da Colômbia, Costa Rica e Chile interessados na genética Simental e Simbrasil, recepcionados na Feira, é resultado da expansão além da fronteira. Um dos exemplos práticos foi do consultor e médico veterinário Camilo Vejarano, ex-diretor técnico por seis anos na Asociación Simmental e Simbrah da Colombia que esteve na Feicorte para fechar a compra de sêmen e embriões. Ele pretende multiplicar a genética desenvolvida no Brasil, para as principais regiões de pecuária colombiana e atender, subsidiariamente, criatórios da Venezuela, Peru, Equador e, eventualmente, Bolívia.

Campeões das Raças

Os exemplares da raça Simental foram julgados pelo engenheiro agrônomo e especialista em produção animal, Fernando Carmine, presidente da Associação da Raça Simental no Chile e da Associação de Criadores de Bovinos do Chile. No Grande Campeonato de Fêmeas, PWM Ninfa AS, pertencente a Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, conquistou o título de Grande Campeã, seguida por Natalie do Anguita, de propriedade Júlio César Anguita, como Reservada Grande Campeã. O título de 3ª Melhor Fêmea ficou com Otacília da Jaguaretê, de propriedade de Luiz Antônio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno. No Grande Campeonato de Machos, o Grande Campeão foi Naipe da Jaguaretê, de Luiz Antônio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno, tendo como Reservado Grande Campeão o touro Orfeu de Amica, do expositor e criador Eolo José Vicentini. O 3º Melhor Macho foi Modelo da Jaguaretê, do expositor Luiz Antônio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno.

O Grande Campeonato da raça Simbrasil consagrou a fêmea Lucia da Noara, do criatório de Aramis Sérgio Beltrami como Grande Campeã e Galvão Londrina, de Ricardo Halasz Galvão e Roberto Andrade Galvão, como Reservada Grande Campeã. A 3ª Melhor Fêmea foi Mary da Fasama, de Vera Regina Basílio Soares. Entre os machos, o Grande Campeão foi Galvão Napoleão, de Ricardo Halasz Galvão e Roberto Andrade Galvão; o título de Reservado Grande Campeão ficou para Netuno da Noara, do criatório de Aramis Sérgio Beltrami. O touro Ótimo da Aracê, do expositor e criador Jeverson Luiz Ebani destacou-se como 3º Melhor Macho. O julgamento da raça Simbrasil foi realizado pelo diretor técnico da ABCRSS e médico veterinário Marcelo Gaeta.

Melhor Criador e Expositor Nacional

Na raça Simental, o título de Melhor Criador foi para David Jesus Gil Fernandez (1.529,00 pontos), seguido por Paulo de Castro Marques (1.322,00 pontos) na segunda posição e Luiz Antonio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno (1.221,50 pontos), como terceiro colocado. Na categoria Melhor Expositor foi para Luiz Antônio Queiroz e Paulo Roberto Cunha Deneno (1.504,00 pontos), seguido por Paulo de Castro Marques (1.247,40) na segunda posição e David Jesus Gil Fernandez (1.197,35), como terceiro colocado.

Já na raça Simbrasil a premiação de Melhor Expositor foi Ricardo Halasz Galvão e Roberto Andrade Galvão (1.199,00 pontos), tendo como 2º e 3º colocados, Aramis Sérgio Beltrami (1.150,60 pontos) e Simbrasil Terra Roxa (1.078,00 pontos). Na categoria Melhor Criador o vencedor foi Aramis Sérgio Beltrami (1.046 pontos), seguido por Ricardo Halasz Galvão e Roberto Andrade Galvão (960 pontos) e Vera Regina Basilio Soares (928 pontos). O resultado completo de todas as categorias da 22ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil está disponível no www.simentalsimbrasil.org.br.

Incluindo a Feicorte (São Paulo), quatro exposições já foram contabilizadas para o Ranking Paulista da Raça Simental que ainda tem mais três etapas: Batatais/SP (Show da Raça), entre 9 e 15 de julho; Esteio/RS (Expointer), entre 19 de agosto e 2 de setembro e Cascavel/PR (Expovel) nos dias 8 a 17 de novembro. Para pontuar no Ranking Paulista é preciso participar de três exposições mais o Show da Raça. A Feicorte é a primeira etapa do Ranking Nacional da Raça Simbrasil que prevê ainda a realização de outras duas etapas, em Brasília (Expoabra) e Salvador (Fenagro).

BOX: HOMENAGEM 50 ANOS DA ABCRSS
Estes são alguns dos homenageados na comemoração dos 50 anos de criação da ABCRSS. A lista completa está em http://www.contatocom.com/noticias/visualiza-noticia.php?id=315

– Fazendas Reunidas Caiado Fraga S/A, associada mais antiga em atividade (Faz. Bela Vista – Pinheiros – ES)
– Maria José Ribeiro, associada nº 7 e 1ª funcionária da ABCRSS (Faz. Sabiá CF – Muqui – ES)
– Marisa de Barros Saad, Presidente do CPRS, representando as mulheres das raças Simental e Simbrasil (Faz. Pantaleão – Bragança Paulista – SP)
– Paulo de Castro Marques, 7 vezes Melhor Expositor Simental em Exposições Nacionais (Faz. Água Limpa – Fama – MG)

Website: http://www.simentalsimbrasil.org.br

Web Site: