Sinalização adequada para deficientes visuais

13/9/2019 –

A acessibilidade é um assunto cada vez mais abordado e defendido em nossa sociedade

O piso tátil, também chamado de piso de bolinha ou piso antiderrapante, é o produto utilizado para a acessibilidade mais conhecido pela população

A acessibilidade é um assunto cada vez mais abordado e defendido em nossa sociedade. Hoje, as pessoas estão se tornando mais conscientes com relação aos direitos daqueles que têm necessidades especiais, como por exemplo, os deficientes visuais.

O acesso dessas pessoas aos espaços públicos e privados é garantido por lei. A regulamentação prevista pela ABNT NBR 9050, é a norma oficial brasileira para acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Essa regulamentação determina parâmetros que obrigatoriamente devem ser adotados para a instalação de pisos táteis que é o tipo de sinalização para deficientes visuais mais utilizado, pois, apresenta eficiência comprovada.

Piso tátil

O piso tátil, também chamado de piso de bolinha ou piso antiderrapante, é o produto utilizado para a acessibilidade mais conhecido pela população. Ele tem como principal função orientar os deficientes visuais quanto aos obstáculos que podem estar presentes em seu caminho.

O piso tátil é usado em diversos locais, sempre com o objetivo de auxiliar e tornar o local mais acessível. Alguns exemplos de pontos de instalação são  início e término de rampas, escadas, degraus, porta de elevadores, acesso para calçadas e mudanças de direção.

Os modelos de piso tátil mais conhecidos e utilizados são:

• Piso tátil PVC tradicional: é feito de PVC, um plástico que oferece durabilidade, exibilidade, leveza, durabilidade, isolamento térmico, elétrico e acústico.
• Piso tátil elemento inox: oferece mais aderência do que os pisos feitos com fitas dupla-face, já que esse tipo de piso elimina as chances de que haja peças soltas em sua composição.
• Piso tátil PVC argamassado: pode ser usado tanto em ambiente interno quanto no externo. O que o diferencia dos demais tipos de pisos táteis é a sua instalação. Para instalá-lo, o contrapiso deve estar limpo, liso e seco e a temperatura não pode estar abaixo de 12ºC e nem acima de 36ºC, caso contrário, a instalação desse tipo de piso não será eficiente.
• Piso tátil elemento adesivo: sua principal característica é a menor interferência visual e facilidade de instalação, já que este estilo de piso é formado por um conjunto de pequenas peças.
• Piso tátil elemento parafuso: é usado é indicada tanto para piso liso quanto para piso áspero, pois sua fixação é garantida para toda ocasião.
• Piso tátil elemento garra: é  indicado para ser instalado em carpetes, pois garante uma fixação forte e adequada nesse caso.
• Piso tátil elemento pino: é usado tanto em piso liso quanto em piso arenoso, isso porque sua fixação é garantida para qualquer tipo de situação.
• Piso tátil ladrilho: é uma das opções mais utilizadas na sinalização tátil de locais públicos, como praças, calçadas e pontos de ônibus, oferecendo a sinalização acessível a esses locais e ornando com os pisos de uso tradicional que é usado nesses locais.

Tipos de piso tátil

A WAT PLAST possui o melhor da acessibilidade, com o mais alto padrão de segurança tanto para as áreas internas, quanto para as áreas externas.

Os principais tipos de piso tátil são:

• Piso tátil de alerta: é o conhecido piso de bolinha. Ele tem a função de alertar o usuário quanto a presença de obstáculos e possíveis perigos. Pode ser instalado em início e término de escadas, rampas, degraus, em frente à porta de elevadores, em acesso para calçadas ou mesmo para alertar quanto a uma mudança de direção. Sua cor deve ser contrastante, dessa maneira, aqueles que possuem baixa visão também podem usar esse produto com forma de orientação.
• Piso tátil direcional: tem a função de orientar o trajeto do usuário. É colocado em locais onde não existe ponto de referência para ser usado como ponto de orientação para o deficiente visual.

Web Site: