Sindiatacadista/DF reúne autoridades em torno dos problemas do setor

28/2/2013 – Agaciel mostrou-se espantado com a disparidade tributária entre os estados e o DF

Representantes das 50 maiores empresas atacadistas do Distrito Federal participaram na manhã desta terça-feira (26), a convite do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista/DF), de um café da manhã com a presença do deputado distrital Agaciel Maia (PTC-DF) e do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar.

A proposta do encontro, que ocorreu na QL 10 do Lago Sul, foi demonstrar a atual situação do setor, como a perda de competitividade e roubos de cargas, para os poderes Legislativo e Executivo.

Na oportunidade, o presidente do Sindiatacadista/DF, Fábio de Carvalho, expôs a preocupante situação do setor atacadista do DF, que já vê suas empresas migrarem para estados vizinhos, como Goiás e Minas Gerais, motivadas pela possibilidade do término da vigência em fevereiro próximo da Lei nº 5.005/12, que institui o “Regime de Transição” do atacado, com o fim do REA.

Agaciel mostrou-se espantado com a disparidade tributária entre os estados e o DF e, considerando sua proximidade com o setor produtivo e com todas as iniciativas que fomentam empregos no DF, defendeu que ajudará o Sindicato na sensibilização dos demais deputados na Câmara Legislativa do DF para que medidas emergenciais sejam tomadas. “O governo já entendeu a complexidade do problema e nós também. Vamos buscar reverter esta realidade, de modo que as empresas continuem gerando renda e emprego para a nossa cidade”, afirmou o vice-presidente da Câmara Legislativa do DF.

Já o secretário de Segurança Pública do DF anunciou, durante o encontro, a retomada do Conselho de Segurança (Conseg) específico para o setor atacadista do DF. “Levando com conta as especificidades e a importância deste segmento, devemos resgatar, em breve, o Conseg para o setor de vocês”, prometeu. Sandro deu, ainda, um panorama de como anda a segurança pública no Distrito Federal, reforçando as medidas que o governo vem adotando para garantir a tranquilidade dos brasilienses.

Para o presidente do Sindiatacadista/DF, o resultado do encontro foi extremamente positivo, pois trouxe à tona temas importantes que, de uma forma ou de outra, influenciam na manutenção das empresas instaladas no Distrito Federal.