Smartphones e Apps são ferramentas de gerenciamento de ativos?

Rio de Janeiro 2/12/2020 – Pensar na gestão de ativos na tentativa de aumentar sua vida útil pode ser uma tarefa árdua.

Hoje as novas gerações e as não tão novas estão cada vez mais familiarizadas com o uso de smartphones

Hoje, as novas gerações (Millennials e Geração Z) e as não tão novas (Baby Boomers e Geração X) estão cada vez mais familiarizadas com o uso de smartphones e a grande variedade de aplicativos móveis que facilitam muitas tarefas diárias, tais como: comunicar-se com amigos, comprar produtos online, ouvir música, controlar dispositivos remotamente (casa inteligente) e milhares de outras formas que existem de aproveitar os smartphones.

Por isso, é lógico pensar que o uso desse tipo de tecnologia seja aplicado em áreas como gestão e manutenção de ativos. Pelo impacto positivo que pode ser alcançado em termos de otimização de tempos e níveis de resposta por parte das pessoas, na obtenção ou transmissão rápida de informação sobre o seu património, face às diferentes alterações e eventualidades que os podem afetar.

Pensar na gestão de ativos na tentativa de aumentar sua vida útil pode ser uma tarefa árdua pois envolve múltiplas tarefas, junto com o monitoramento constante para detectar possíveis falhas, atribuir recursos, gerar relatórios, entre muitas outras tarefas implícitas na gestão de ativos. É por isso que atualmente existem ferramentas como o Fracttal (Software de gestão de ativos e Manutenção, CMMS) cujo objetivo principal é facilitar estes procedimentos, tornando mais leves os processos que levam a uma gestão de sucesso, ao complementar a ferramenta principal na sua versão web, com o uso de aplicativos móveis, como extensão da versão principal, agregando assim um alto valor em termos de agilidade e experiência do usuário.

Dentre os benefícios da integração do uso de aplicativos móveis em um CMMS para gerenciamento e manutenção de ativos, destacam-se:

1. Informação na ponta dos dedos: escaneamento de QR codes do equipamento, por meio da câmera do celular, para ter acesso às informações dos ativos, como dados históricos. Geração de solicitações de trabalho de forma rápida e simples, assim como tarefas podem ser planejadas, que serão atribuídas como ordens de serviço.

2. Monitoramento e controle: manter um registro atualizado e detalhado da gestão da empresa em todos os momentos através do dispositivo móvel, juntamente com o acompanhamento das necessidades de cada membro da equipe, para gerenciar as ordens de serviço, bem como o registro de tarefas concluídas e pendentes.

3. Avaliação presencial: com o uso do aplicativo mobile, os técnicos podem ser avaliados instantaneamente, solicitando a assinatura e qualificação presencial de quem validou o trabalho realizado.

4. Gerenciar ordens de serviço: com o uso do aplicativo móvel, todos os usuários envolvidos na execução de ordens de serviço podem ter todas as atividades atribuídas a eles de forma ordenada e verificar seu status.

5. Facilita o preenchimento de fichas: com o uso de dispositivos móveis, o pessoal técnico pode gerenciar e preencher todos os campos das ordens de serviço de forma rápida e limpa, sem a necessidade de usar papel e lápis.

6. Capturar rotinas de trabalho em todos os momentos: com a utilização de dispositivos móveis, podem ser estabelecidos planos de manutenção, onde a realização de fotos antes e depois da intervenção do bem é solicitada como requisito obrigatório, para ter melhor rastreabilidade e gerar relatórios mais detalhados.

7. Trabalho em locais com pouca cobertura: ao utilizar o aplicativo móvel, pode-se utilizar o modo Off-Line que permite selecionar quais ordens de serviço são realizadas sem conexão com a internet, sendo esta informação momentaneamente registrada na memória do aparelho, que então pode ser sincronizado com a nuvem, quando o técnico tiver uma conexão estável com a internet.

Estas e muitas outras são as razões pelas quais a cada dia mais empresas se inclinam para a utilização e aquisição de dispositivos móveis para o pessoal técnico de manutenção e execução das atividades diárias, tornando os dispositivos móveis em ferramentas essenciais na gestão da manutenção bem-sucedida.

 

Website: https://www.fracttal.com/pt/

Web Site: