Soluções sustentáveis são alternativas para empresas

Campo Grande, MS 5/9/2019 –

INPE – que revelou um aumento no desmatamento da amazônia de até 64,8% em relação aos anos anteriores

O aumento constante sobre o assunto de riscos ambientais em todos os meios de comunicação, faz com que empresas se obriguem diariamente a se tornar mais amigáveis em relação ao meio ambiente.

Pleno século XXI e a questão ambiental está ocupando conversas e mesas de debate no mundo inteiro. Os tópicos são muitos e podem ser acessados ao descer a barra de rolagem de qualquer rede social. Situações como o desmatamento das florestas, excesso de resíduos plásticos nos oceanos, aumento da temperatura global e derretimento das geleiras, são apenas alguns dos temas diários e mais falados nos últimos meses.

Os relatórios de ONGS e institutos, como a WWF, que demonstram o impacto das ações humanas na biodiversidade – eliminação de 60% das espécies de peixes, répteis e mamíferos desde 1970 – ou de órgãos científicos como o INPE – que revelou um aumento no desmatamento da amazônia de até 64,8% em relação aos anos anteriores – deixam o público apreensivo e ávido para soluções objetivas para a preservação do meio ambiente.

A questão é que o desejo coletivo por sustentabilidade exige a participação das empresas. Clientes e funcionários do mundo todo têm se unido para pressionar as corporações para que adotem soluções sustentáveis. Além disso, investidores estão gradualmente privilegiando empresas com ações ecológicas, apostando no público das novas gerações e suas preocupações com a saúde do planeta.

Essa pressão de investidores, clientes e funcionários têm gerado efeitos em novas formas de produção e na criação de legislações ambientais mais rígidas. Ignorar essa preocupação com o ambiente pode ser prejudicial – até mesmo financeiramente – para as empresas.

A seguir algumas soluções interessantes para um desenvolvimento mais sustentável e alinhado com as exigências globais.

1 – Mudança de hábitos de consumo no escritório.

Cultivar o uso reflexivo de bens materiais no escritório é uma ação que não apenas ajuda na preservação do mundo natural, mas pode transformá-la em um exemplo para melhorar as atitudes individuais.

Ações como a elaboração de cartões de visitas, que são uma parte importante no tocante a identidade visual, podem ser modificadas em favor da sustentabilidade. Frente a necessidade empresas adotam os chamados “cartões verdes”, produzidos 100% com materiais recicláveis, estes podem ser literalmente plantados e dentro de algumas semanas será germinado uma flor ou hortaliça deste cartão.

A utilização de energias renováveis, também vem sendo agregada dia a dia pelas empresas. Empresas como Google, em sua sede possuem a maior instalação de energia solar da América, que é capaz de produzir um total de 2.611.719 kWh por ano que são utilizados em benefício de toda a operação.

2 – Incentivar o trabalho remoto

Um dos maiores desafios das empresas tem sido construir formas de produtividade compatíveis com as novas gerações, habituadas ao mundo conectado. Os profissionais têm demonstrado um interesse crescente para arranjos de trabalho mais flexíveis, que envolvem um quadro de horas mais dinâmico e a possibilidade de trabalhar em casa.

Esse tipo de trabalho – representando ao menos parte do quadro de horas – traz benefícios ambientais diretos. A empresa poderá economizar energia elétrica no escritório, diminuir as emissões de gás carbônico utilizados pelo transporte diário de funcionários, reduzir congestionamentos e obter como efeito maior produtividade e felicidade de funcionários.

3 – Digitalizar os processos do escritório

Segundo pesquisas, um funcionário de escritório comum pode usar até 10.000 folhas de papel em um ano. Pensa-se isso multiplicado por todos os arquivos, contratos ou até mesmo impressões desnecessárias de emails? Os efeitos desse uso desmensurado implica em um aumento no desmatamento e provoca um impacto ambiental considerável. Apesar de a maioria do papel produzido no mundo ser produzido por indústrias que utilizam madeira reflorestada, a produção de papel exige muita água e energia, além do uso de químicos em seu dia a dia.

A ideia de transpor processos vitais da empresa para o universo digital pode ser feita de diversas formas, desde o uso de ferramentas simples como o Google Drive, até o uso de sistemas em cloud mais complexos e voltados diretamente para empresas, como é o caso da EFCAZ, uma startup brasileira que oferece um sistema online completo com soluções para gestão de compliances, assinatura digital e gestão de contratos. Tudo organizado e armazenado, sem precisar de papel.

4 – Reduzir, reutilizar, reciclar

É claro que mesmo o uso de medidas alternativas como o sistema de gestão da EFCAZ não significa que outras ações cotidianas não sejam necessárias diariamente. Uma boa opção é adotar o mantra “reduzir, reutilizar e reciclar”, uma constante para o desenvolvimento sustentável ao redor do mundo.

Normalmente a reciclagem é pensada com objetos superficiais do dia a dia, como latinhas de alumínio e mesmo o papel. Mas, para além disso, existem formas de reaproveitar objetos do escritório, ajudar o meio ambiente e ainda aumentar a moral da empresa.

Para evitar o lixo eletrônico, por exemplo, peças de hardware antigas podem ser enviadas para compradores que utilizam as peças e mesmo algumas empresas de tecnologia, como Dell e HP, oferecem programas de reciclagem. Computadores antigos podem ser doados para escolas carentes e peças como móveis e cadeiras podem ser reaproveitadas criativamente – um diferencial a ser aproveitado na imagem da empresa – ou doadas ao invés de jogadas no lixo.

5 – Criar parcerias com ONGs ou empresas sustentáveis

Nenhuma empresa é uma ilha e apoiar as ONGs – como a WWF – que investem em desenvolvimento sustentável, pode ser uma boa pedida para alavancar o desenvolvimento sustentável e gerar feedback positivo para as soluções adotadas.

Na hora de firmar uma parceria com fornecedores ou empresas terceirizadas, uma boa estratégia pode ser definir parâmetros de responsabilidade ecológica – como controle de emissões de carbono ou de reciclagem na cadeia de produção. Um bom sistema de gestão de compliances pode ser de grande auxílio nesse processo, que envolve analisar métricas e balancear os prós e contras de cada parceria.

Website: https://www.efcaz.com.br/

Web Site: