Stand Up Paddles fazem limpeza nas ilhas de Garopaba

Garopaba, Santa Catarina 8/2/2013 – O SUP é um esporte facinante e também pode ser uma ferramenta de trabalho na preservação do meio ambiente, podendo alcançar lugares de dificil acesso e transportar grandes quantidades de lixo.

Chico Prieto, instrutor de surf e stand up da Escola de Surf Vento Sul, de Garopaba, sempre foi influenciado por sua família a se envolver em mutirões de limpeza, plantio de mudas de árvore e projetos de educação ambiental nas escolas.

Como esportista aquático e cursando do último ano de Engenharia Agronômica, Chico vê a necessidade e a importância de desenvolver ações de conscientização ambiental.

No dia 15 de janeiro, acompanhado por Iohanna Facci, uma companheira de remadas, Chiquinho checou a previsão metereológica, viu que seria um bom dia de remada e decidiu ir até o ilhote do Siriú, pequena ilha localizada há 3 km da praia de Garopaba, para fazer uma limpeza e retirada do lixo.

Depois de uma remada intensa a dupla chegou e desembarcou no lado oeste da ilha, o lado mais protegido das ondas.

Caminhando sobre pedras, eles retiraram todo o lixo do local: “O lixo lá no ilhote muitas vezes fica estava trancado nas pedras pela maré. E tem o lixo trazido por pessoas de péssima consciência ecológica e também tem o lixo vindo com as correntes marinhas, podendo ser confundido com alimento por aves, tartarugas e golfinhos”, declarou Prieto.

O SUP é um esporte facinante e também pode ser uma ferramenta de trabalho na preservação do meio ambiente, podendo alcançar lugares de dificil acesso e transportar grandes quantidades de lixo.

Depois de recolher todos os resíduos da ilha e amarrar os sacos nas pranchas, começou a jornada de volta com uma sensação de missão cumprida.

“A Escola de Surf Vento Sul de Garopaba está organizando um mutirão de limpeza em uma ilha maior e mais afastada da costa, que está infestada de lixo. Queremos unir esforços e reunir um grupo interressado em fazer esta ação. Mas desta vez vamos ter um apoio de um barco grande para trasnportar todo o lixo que sera recolhido” finaliza Chico Prieto.

Website: http://ventosulgaropaba.blogspot.com.br/

Web Site: