Startup catarinense lança a maior pesquisa do segmento automotivo do Brasil

Blumenau, SC 8/12/2020 – Se você pretende tornar sua empresa referência no setor de atuação ou apenas alcançar maiores rendimentos, essa prática é essencial.”

A startup Rampfy, com o apoio educacional da Fundação Dom Cabral e as instituições Auto Avaliar, Vianuvem, Syonet e Patrimônio Assessoria, desenvolveu a maior pesquisa do segmento automotivo do Brasil.

O benchmark conta com mais de 5 mil concessionárias e 40 mil pessoas atuantes no segmento automotivo em todo o Brasil. A pesquisa é uma oportunidade para os empresários e gestores do setor, descobrirem como está o posicionamento da sua concessionária a nível nacional, em aspectos relevantes da gestão e operação da empresa.

É natural a comparação de empresas do mesmo segmento. A comparação é a base para avaliar o valor do que é feito e criado. Principalmente para tornar-se mais competitivo e atrativo no mercado.

Através do benchmarking é possível avaliar as melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo segmento, sendo uma ferramenta de gestão que visa criar uma referência, para melhorar processos, serviços e produtos. Gerando assim mais produtividade e lucro.

A dealer benchmark desenvolvida pela Rampfy, irá abordar as principais estratégias de gestão de uma concessionária, como:

As novas tendências de F&I

Como o tempo da alta gestão é gasto

Os principais conhecimentos dos times de TI

Como tem sido tratada a retenção de clientes

Quais as novas tecnologias estão sendo mais usadas em vendas e pós-vendas

E também irá reportar as principais métricas de operação, como:

Ocupação de oficina

Margens de lucro

Índices de captação de usados e B2B

Obsolescência de estoques

Além de um panorama sobre o ambiente de trabalho, educação e a percepção do time sobre os gestores.

Participando da pesquisa, é possível encontrar a resposta para aquela pergunta que permeia os pensamentos de muitos gestores: como a empresa está se saindo em relação à concorrência? E ainda descobrir novas maneiras de aprimorar a gestão e desenvolvimento empresarial.

A pesquisa conta com segmentos de automóveis leves e pesados, máquinas agrícolas, motocicletas, implementos rodoviários e usados. Quantidade de pontos de vendas, área de atuação na concessionária, operações financeiras e serviços de contabilidade especializados para o segmento automotivo, prática de reuniões mensais referente aos departamentos da empresa, fazem parte das inúmeras perguntas encontradas na pesquisa.

Qual a importância do setor de TI na concessionária? Há investimento em workshops, treinamentos e aprimoramentos da equipe? E o acompanhamento de métricas (tempo de estoque, % de desconto, margem de lucro, leads, retenção de clientes, giro de estoque, fluxo de caixa, etc.) é rotineiro ou esporádico?

O grande sucesso da concorrência, pode ser devido ao fato de ser posto em prática, pequenos ajustes que passam despercebidos pelos demais. A simples participação respondendo a pesquisa já começa a trazer à tona novas ideias, que podem causar grandes mudanças dentro da concessionária.

Todas essas questões poderão ser respondidas tanto pela diretoria, quanto gerência, coordenação, TI ou área de operação. Trazendo um panorama de diversos setores da empresa. E posteriormente, discutidas em conjunto para melhorias institucionais.

O benchmarking proporcionará insights valiosos para ajustes importantes e determinantes em concessionária.

Fazer benchmarking não é apenas para grandes corporações. Indiferente do tamanho da empresa, fazer benchmarking é fundamental. Pois o feedback recebido ajuda a tomar melhores decisões, para melhorar resultados e desenvolver o negócio.

Se o objetivo é tornar a empresa referência no setor de atuação ou apenas alcançar maiores rendimentos, essa prática é essencial.

Porém, nem tudo o que é feito pela concorrência, é o melhor para as empresas do mesmo segmento. É preciso olhar de forma crítica, se atentando as necessidades e objetivos da empresa.

A busca por soluções inteligentes de negócios precisa ser contínua. É transformar o bom em excelência, utilizando insights dos concorrentes para evoluir nas estratégias.

Ficou interessado? Realize a pesquisa AQUI.

Website: https://www.rampfy.com/