Sustentabilidade: por que o tema é pauta dentro das organizações?

São Paulo, SP 6/1/2021 –

Segundo dados, ¾ das organizações investem em mudanças visando ao cuidado com o meio ambiente

Desde 1961, a Global Footprint Network mapeia o “Dia de Sobrecarga da Terra”. A data consiste na divisão da biocapacidade do planeta, ou seja, a capacidade de produção de recursos dentro de um ano.

Este número é dividido pela utilização e consumo da humanidade que, por fim, será multiplicado pelos dias do ano. O simples cálculo traz à tona qual é o dia em que os recursos disponíveis no ano em questão estarão esgotados. 

Em 2020, a data ocorreu em 22 de agosto, três semanas depois da marca do ano anterior. O “atraso” foi atribuído à pandemia que, por conta da quarentena, impactou as locomoções — e, consequentemente, a emissão de carbono.

Sabendo disso, presume-se que seria necessário 1,6 planeta para suprir a demanda de consumo, considerando a capacidade de regeneração da natureza. 

Cuidado com o planeta 

Diante do cenário atual, entende-se que desenvolver e disseminar atitudes conscientes para um mundo mais sustentável e mais justo com as futuras gerações depende de cada um. Por isso, quando o assunto é cuidar do meio ambiente, nem mesmo as corporações ficam de fora.

Segundo pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 74% das empresas já entenderam a importância de cuidar do meio ambiente e mudaram sua atitude, trazendo ao menos uma ação sustentável como praxe. 

Assim fez a Cooperativa Santa Clara, que coloca em prática sua ajuda e apoio ao meio ambiente através do desenvolvimento de atividades como plantio de hortas, oficinas de culinária saudável, palestras e teatros de conscientização nas escolas e comunidades onde está inserida.

O projeto “Plantando o Bem” ganhou extensão e já alcançou mais de 12 mil crianças, em mais de 100 escolas de 16 cidades gaúchas onde a Santa Clara está presente com suas unidades, estimulando o contato com a natureza e hábitos de consumo mais saudáveis.

“O Plantando o Bem é realizado com todo o cuidado e carinho há cinco anos. Buscamos a cada ano inovar sem perder a sua essência que é estimular hábitos saudáveis”, compartilha o diretor administrativo e financeiro Alexandre Guerra.

Compartilhando cuidado

O projeto “Compartilhar” foi idealizado pela Cooperativa Santa Clara em 2015, com intuito de agregar sob o mesmo guarda-chuva todas as ações voltadas para associados, funcionários e comunidades. 

Foi neste movimento que nasceu o “Plantando o Bem”. Criado em 2016, o Plantando o Bem visa desenvolver a compreensão da agricultura familiar especialmente nas escolas, estimular hábitos saudáveis e habilidades sensoriais nos participantes do projeto e promover a alimentação saudável.

Para saber mais, basta acessar: http://plantandoobem.com.br

Website: http://plantandoobem.com.br

Web Site: