Takeda Apresenta Resultados do Estudo da Fase 3 TOURMALINE-AL1 do NINLARO em Pacientes com Amiloidose

CAMBRIDGE, Mass. & OSAKA, Japão 8/12/2019 –

– Apresentação Oral no Encontro Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH) em 7 de Dezembro de 2019 –

Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) anunciou hoje que os resultados do estudo TOURMALINE-AL1 serão apresentados durante uma sessão oral no 61o Encontro Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH) no sábado, 7 de dezembro de 2019 em Orlando, Flórida. O TOURMALINE-AL1 é um teste clínico aleatório da fase 3 que avalia o efeito do NINLAROTM (ixazomib) em combinação com dexametasona em pacientes com amiloidose sistêmica de subunidade proteica (AL) reincidente ou refratária.

O teste TOURMALINE-AL1 não alcançou o primeiro dos dois estágios finais primários de melhoria significativa na resposta hematológica geral, conforme relatado em junho de 2019. As respostas hematológicas foram observadas em 53% x 51% dos pacientes que receberam NINLARO mais dexametasona x escolha do médico (chances na proporção de 1,10 [95% CI 0,60-2,01], p = 0,762) conforme avaliado por um Comitê de Adjudicação (CA). O segundo estágio final primário de deterioração ou morte de dois órgãos vitais não estava maduro no momento da análise. Outros estágios finais estudados, incluindo sobrevida livre de progressão de órgãos vitais (PFS), PFS hematológico, tempo para falha do tratamento e tempo para terapia subsequente foram numericamente mais altos no ramo do NINLARO mais dexametasona em comparação com o ramo escolhido pelo médico. A Takeda está comprometida em disponibilizar dados aos pesquisadores para continuar a investigação desta doença. O NINLARO não é aprovado como tratamento para amiloidose por AL.

“A amiloidose AL é uma condição rara, para a qual o prognóstico e os resultados dos pacientes são ruins. Os tratamentos atuais geralmente são adaptados de terapias utilizadas para o mieloma múltiplo”, disse Angela Dispenzieri, MD da Clínica Mayo, e principal pesquisadora e principal autora do estudo. “Para um estudo de fase 3 que não atingiu seu estágio final primário, este teste fornece informações interessantes a esta comunidade e para estudos futuros. A pesquisa e o desenvolvimento contínuos são cruciais para investigar as possíveis opções de tratamento para esta população de pacientes carentes.”

“Estamos ansiosos pela oportunidade de compartilhar os dados do teste TOURMALINE-AL1”, disse Phil Rowlands, Chefe de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento de Oncologia da Takeda. “Estamos confiantes de que compartilhar nossas descobertas com a comunidade ajudará a incentivar conversas sobre a necessidade de pesquisas contínuas para atender às necessidades que permanecem nesta população de pacientes.”

“Há sérias necessidades não atendidas por pessoas que vivem com amiloidose. A amiloidose AL é uma doença progressiva e fatal; muitos pacientes são diagnosticados com atraso, impactando significativamente a expectativa de vida. Os desafios associados ao desenvolvimento de medicamentos para esta doença tornam a pesquisa e o desenvolvimento contínuos para o tratamento crítico”, disse Isabelle Lousada, Fundadora e Diretora Executiva do Amilooidose Research Consortium. “Os dados do TOURMALINE-AL1 fornecem informações valiosas aos pesquisadores,àmedida que selecionam estágios finais para futuros estudos de amiloidose, e conhecimentos que fornecerão contexto em futuras revisões e aprovações de medicamentos, ajudando, finalmente, a fornecer opções de tratamento aos pacientes.”

Resultados primários do teste da fase 3 TOURMALINE-AL1 da escolha do tratamento com ixazomib-dexametasona x escolha do médico de terapia em pacientes (pcs) com amiloidose sistêmica primária reincidente / refratária (RRAL). Sábado, 7 de dezembro, 9h30, Centro de Convenções de Orange County, Pavilhão E1.

As principais descobertas, a serem apresentadas pela Dra. Angela Dispenzieri, incluem:

  • O primeiro dos dois estágios finais primários não foi atendido no TOURMALINE-AL1. As respostas hematológicas foram observadas em 53% x 51% dos pacientes que receberam NINLARO mais dexametasona x escolha do médico (proporção odds 1,10 [95% CI 0,60-2,01], p = 0,762).
  • A taxa de resposta completa (CR) foi de 26% no ramo do NINLARO mais dexametasona, contra 18% no ramo de escolha do médico.
  • O segundo estágio final primário, deterioração de órgãos vitais ou morte em dois anos, não estava maduro no momento da análise.
  • Outros dados dos estágios finais avaliados pelos investigadores incluem:

    • A duração média da resposta hematológica foi de 46,5 meses no ramo do NINLARO mais dexametasona e 20,2 meses no ramo de escolha do médico, conforme avaliado pelos investigadores.
    • A PFS de órgãos vitais foi de 18,0 meses no braço NINLARO mais dexametasona e 11,0 meses no braço de escolha do médico.
    • A PFS hematológica foi de 20,1 meses no ramo do NINLARO mais dexametasona e 16,7 meses no ramo de escolha do médico.
    • O tempo até a falha do tratamento foi de 10,1 meses no ramo do NINLARO mais dexametasona e 5,2 meses no ramo de escolha do médico.
    • O tempo para a terapia subsequente foi de 26,5 meses no ramo do NINLARO mais dexametasona e 12,5 meses no ramo de escolha do médico.
  • No limite de dados, os pacientes receberam uma duração média de tratamento de 11,7 x 5,0 meses no NINLARO mais dexametasona x ramos de escolha do médico.
  • Os dados de segurança incluem:

    • Eventos adversos relacionados a medicamentos (EA) foram experimentados por 82% dos pacientes que receberam NINLARO mais dexametasona em comparação com 81% dos pacientes que receberam a escolha do médico.
    • Eventos adversos graves (SAE) foram observados por 47% dos pacientes no ramo do NINLARO mais dexametasona em comparação com 33% no ramo de escolha do médico.
    • A suspensão do tratamento devido a EAs foi de 26% no ramo do NINLARO mais dexametasona em comparação com 20% no ramo de escolha do médico.
    • Os EAs comuns de qualquer grau no ramo do NINLARO mais dexametasona e no ramo de escolha do médico incluíram fadiga (45% e 43%), edema periférico (46% e 32%), diarreia (34% e 30%), insônia (38% e 17 %), erupção cutânea (33% e 20%), constipação (21% e 26%), dispneia (24% e 19%), infecção do trato respiratório superior (24% x 16%), náusea (24% x 14%) e neuropatia periférica (19% x 15%).
    • Graus comuns (≥ 5% no total) ≥ 3 de EAs foram fadiga (9% x 9%), edema periférico (5% x 5%), erupção cutânea (4% x 5%) e dispneia (6% x 4%).
    • 6% dos pacientes no ramo do NINLARO mais dexametasona e 5% dos pacientes no ramo de escolha do médico morreram durante o estudo. Todas as mortes foram consideradas relacionadasàamiloidose AL ou suas complicações.

Sobre o Teste do TOURMALINE-AL1

TOURMALINE-AL1 (NCT01659658) é um estudo internacional da fase 3, aleatório, controlado, aberto e multicêntrico, desenvolvido para determinar se o NINLAROTM (ixazomib) em combinação com dexametasona melhora a resposta hematológica, deterioração de órgãos vitais (coração ou rim) e taxa de mortalidade em dois anos x escolha de um regime de quimioterapia pelo médico em participantes diagnosticados com amiloidose sistêmica de subunidade proteica (AL) reincidente ou refratária. 168 pacientes foram incluídos e selecionados aleatoriamente para receber o NINLARO mais dexametasona ou escolha do médico dos seguintes itens: dexametasona mais melfalano; dexametasona mais ciclofosfamida; dexametasona mais talidomida; dexametasona mais lenalidomida; ou apenas dexametasona. A suspensão do teste do TOURMALINE-AL1 foi anunciada em junho de 2019. Para mais informações, acesse https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01659658.

Sobre a Amiloidose AL

A amiloidose primária AL é uma condição que se enquadra nas discrasias das células plasmáticas. A amiloidose AL surge de uma célula plasmática clonal que produz fragmentos anormais da subunidade proteica da imunoglobulina. Estas subunidades proteicas mal dobradas formam fibrilas insolúveis que se agregam como depósitos amilóides nos órgãos e tecidos do corpo, levandoàdisfunção orgânica eàmorte. Os órgãos mais comuns afetados são rins, coração, fígado e nervos autonômicos ou periféricos.

Atualmente, não há tratamentos aprovados para o tratamento da amiloidose AL.

Sobre as cápsulas de NINLAROTM(ixazomibe)

O NINLARO™ (ixazomibe) é um inibidor do proteassoma oral que está sendo estudado em todo o processo de configurações de tratamento para mieloma múltiplo. O NINLARO foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em novembro de 2015 e é indicado em combinação com lenalidomida e dexametasona para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos uma terapia anterior. Atualmente, o NINLARO é aprovado em mais de 60 países, incluindo Estados Unidos, Japão e União Europeia, com mais de 10 registros regulatórios atualmente em revisão. Foi o primeiro inibidor do proteassoma oral a entrar nos ensaios clínicos de Fase 3 e a receber aprovação.

O abrangente programa de desenvolvimento clínico do ixazomibe, TOURMALINE, inclui vários estudos cruciais em andamento, que juntos estão investigando as principais populações de pacientes com mieloma múltiplo:

  • TOURMALINE-MM1, investigando ixazomibe x placebo em combinação com lenalidomida e dexametasona no mieloma múltiplo reincidente e/ou refratário
  • TOURMALINE-MM2, investigando ixazomibe x placebo em combinação com lenalidomida e dexametasona em pacientes com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado
  • TOURMALINE-MM3, investigando ixazomib vs. placebo como terapia de manutenção em pacientes com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado após terapia de indução e transplante autólogo de células-tronco (ASCT)
  • TOURMALINE-MM4, investigando ixazomib x placebo como terapia de manutenção em pacientes com mieloma múltiplo recentemente diagnosticado que não foram submetidosàASCT

Além do programa TOURMALINE, o ixazomib está sendo avaliado em diversas combinações terapêuticas para várias populações de pacientes em estudos iniciados por investigadores em todo o mundo.

NINLARO™(ixazomib) em capsulas: Informações Importantes Internacionais de Segurança

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ESPECIAIS

Trombocitopenia
foi relatada com o NINLARO (28% x 14% nos regimes de NINLARO e placebo, respectivamente), com nadires de plaquetas ocorrendo normalmente entre os dias 14 e 21 de cada ciclo de 28 dias e recuperaçãoàlinha de base no início do próximo ciclo. Não resultou em aumento de eventos hemorrágicos ou transfusões de plaquetas. Monitore a contagem de plaquetas pelo menos mensalmente durante o tratamento com NINLARO e considere o monitoramento mais frequente durante os três primeiros ciclos. Administre com modificações de dosagem e transfusões de plaquetas segundo as diretrizes médicas padrão.

Toxicidades gastrointestinais foram relatadas nos regimes de NINLARO e placebo, respectivamente, como diarreia (42% x 36%), constipação (34% x 25%), náusea (26% x 21%) e vômitos (22% x 11%), exigindo ocasionalmente o uso de medicamentos antieméticos e antidiarreicos bem como cuidados de suporte.

Neuropatia periférica foi relatada com o NINLARO (28% x 21% nos regimes de NINLARO e placebo, respectivamente). A reação mais comumente relatada foi neuropatia sensorial periférica (19% e 14% nos regimes NINLARO e placebo, respectivamente). Neuropatia motora periférica não foi comumente relatada em nenhum dos regimes (< 1%). Monitore os pacientes em busca de sintomas de neuropatia periférica e ajuste a dosagem conforme necessário.

Edema periférico foi relatado com o NINLARO (25% x 18% nos regimes de NINLARO e placebo, respectivamente). Avalie os pacientes em busca de causas subjacentes e forneça cuidados de suporte, conforme necessário. Ajuste a dosagem de dexametasona segundo as informações de prescrição ou a dosagem do NINLARO para sintomas graves.

Reações cutâneas ocorreram em 19% dos pacientes no regime de NINLARO, em comparação com 11% dos pacientes no regime de placebo. O tipo mais comum de erupção cutânea relatada em ambos os regimes foi erupção maculo-papular e macular. Gerencie a erupção cutânea com cuidados de suporte, modificação da dosagem ou suspensão.

Toxicidade hepatológica, insuficiência hepática induzida por drogas, lesão hepatocelular, esteatose hepática e hepatite colestática foram relatados raramente com o NINLARO. Monitore regularmente as enzimas hepáticas e ajuste a dosagem para sintomas de grau 3 ou 4.

Gravidez – O NINLARO pode causar danos fetais. Aconselhe pacientes masculinos e femininos com potencial reprodutivo a usar medidas anticoncepcionais durante o tratamento e por mais 90 dias após a dosagem final de NINLARO. Mulheres com potencial para engravidar devem evitar engravidar enquanto tomam o NINLARO devido ao risco potencial ao feto. Mulheres que usam anticoncepcionais hormonais devem usar um método adicional de contracepção de barreira.

Amamentação – Não é conhecido se o NINLARO ou seus metabólitos são expelidos no leite humano. Pode haver eventos adversos em potencial em lactentes e, portanto, a amamentação deve ser suspensa.

POPULAÇÕES ESPECIAIS DE PACIENTES

Hepatic Impairment:
Reduza a dosagem inicial do NINLARO para 3 mg em pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave.

Insuficiência Renal: Reduzaa dosagem inicial do NINLARO para 3 mg em pacientes com insuficiência renal grave ou doença renal em estágio terminal (DRT) que necessitam de diálise. O NINLARO não é dialisável e, portanto, pode ser administrado sem levar em consideração o momento da diálise.

INTERAÇÕES COM MEDICAMENTOS

A administração concomitante de indutores fortes de CYP3A com NINLARO não é recomendada.

REAÇÕES ADVERSAS

As reações adversas relatadas com mais frequência (≥ 20%) no regime de NINLARO e maiores que no regime de placebo foram diarreia (42% x 36%), constipação (34% x 25%), trombocitopenia (28% x 14%), neuropatia periférica (28% x 21%), náusea (26% x 21%), edema periférico (25% x 18%), vômitos (22% x 11%) e dor nas costas (21% x 16%). Reações adversas graves relatadas em ≥ 2% dos pacientes incluíram trombocitopenia (2%) e diarreia (2%). Para cada reação adversa, um ou mais dos três medicamentos foram suspensos em ≤ 1% dos pacientes no regime de NINLARO.

Para Resumo das Características de Produtos na União Europeia: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/EPAR_-Product_Information/human/003844/WC500217620.pdf

Para Informações Prescritas nos EUA:
https://www.ninlarohcp.com/pdf/prescribing-information.pdf

Para Monografia de Produtos no Canadá: http://www.takedacanada.com/ninlaropm

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company

Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502/NYSE:TAK) é líder mundial em biofarmacêutica baseada em valores e orientadaàP&D, com sede no Japão, empenhada em levar uma Melhor Saúde e um Futuro mais Brilhante aos pacientes, traduzindo a ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Doenças Raras, Neurociência e Gastroenterologia (GI). Também fazemos investimentos direcionadosàP&D em Terapias e Vacinas Derivadas de Plasma. Estamos nos concentrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas, ultrapassando fronteiras com novas opções de tratamento e alavancando nosso aprimorado mecanismo e capacidades de cooperação em P&D para criar uma linha principal robusta e diversificada de modalidades. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e trabalhar com nossas parcerias na área da saúde em cerca de 80 países e regiões.

Para mais informação, acesse https://www.takeda.com

Aviso Importante

Para fins deste aviso, “comunicadoàimprensa” significa neste documento, qualquer apresentação oral, sessão de perguntas e respostas bem como qualquer material escrito ou oral discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda”) com relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (incluindo qualquer informação verbal, qualquer pergunta e resposta referente a ele) não se destina a, e não constitui, representa ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de qualquer oferta de compra, e caso contrário, adquirir, assinar, trocar, vender ou dispor de quaisquer valores mobiliários ou a solicitação de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outros títulos estão sendo oferecidos ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deverá ser feita nos EUA, exceto segundo o registro sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, ou uma isenção do mesmo. Este comunicadoàimprensa está sendo concedido junto com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário), na condição de que seja para uso pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para a avaliação de qualquer investimento, aquisição, eliminação ou qualquer outra transação). Qualquer falha no cumprimento destas restrições pode constituir uma violação das leis de valores mobiliários aplicáveis.

As empresas nas quais a Takeda detém direta e indiretamente investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, “Takeda” é utilizada algumas vezes por conveniência, quando são feitas referênciasàTakeda e suas subsidiárias em geral. Do mesmo modo, os termos “nós”, “nós” e “nosso” também são utilizados para se referir às subsidiárias em geral ou àqueles que trabalham para elas. Estas expressões também são utilizadas quando nenhum objetivo útil é atendido pela identificação da empresa ou empresas em particular.

Declarações Prospectivas

Este comunicadoàimprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicadoàimprensa podem conter declarações prospectivas, crenças ou opiniões sobre os futuros negócios da Takeda, posição futura e resultados das operações, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “visa”, “planeja”, “acredita”, “espera”, “continua”, “anseia”, “objetiva”, “pretende”, “garante”, “será”, “pode”, “deve”, “iria”, “poderia”, “antecipar”, ” estimativas”, “projeta” ou expressões semelhantes ou o negativo. As declarações prospectivas contidas neste documento são baseadas em estimativas e suposições da Takeda apenas na data deste documento. Tais declarações prospectivas não representam qualquer garantia da Takeda ou de sua administração sobre o futuro desempenho e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores, incluindo mas não se limitando a: circunstâncias econômicas que envolvam negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e EUA; pressões e desenvolvimentos competitivos; alterações em leis e regulamentos aplicáveis; o sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e seu momento; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações relacionadasàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; e a capacidade de desinvestir ativos que não são essenciais às operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento, qualquer um dos quais pode fazer com que os resultados reais, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressas ou implícitas em tais declarações prospectivas. Para obter mais informações sobre estes e outros fatores que possam afetar os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda, consulte o “Item 3. Informações Chave – D. Fatores de Risco “no Relatório Anual mais recente da Takeda no Formulário 20-F e outros relatórios da Takeda registrados na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponível no site da Takeda em: https://www.takeda.com/investors/reports/sec-filings/ ou em www.sec.gov. Resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. As pessoas que recebem este comunicadoàimprensa não devem confiar indevidamente em nenhuma declaração prospectiva. A Takeda não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer uma das declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possam fazer, exceto conforme exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos nem são uma estimativa, previsão ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia Japonesa

Kazumi Kobayashi

[email protected]

+81 (0) 3-3278-2095

Mídia fora do Japão

Sara Noonan

[email protected]

+1-617-551-3683

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: