Takeda demonstra ímpeto nos negócios, sinergias de integração acelerada e eleva as orientações para o ano de 2019, incluindo lucro operacional positivo

OSAKA, Japão 6/2/2020 –

Demonstrando ímpeto comercial com a receita acumulada no terceiro trimestre de 2019 (YTD) de 2.519,5 bilhões de ienes, crescimento de 82,6% em relação ao ano anterior devido à aquisição da Shire e ao forte desempenho contínuo de 14 marcas globais; enquanto a receita subjacente deverá se recuperar no quarto trimestre, resultando em um ligeiro aumento para o ano todoLucro operacional principal* de 792,2 bilhões de ienes e margem de lucro operacional subjacente de 30,9%, impulsionado por sinergias de integração aceleradas e eficiência de OPEXAumento das estimativas para todo o ano em linha com o forte ímpeto comercial e a concretização mais rápida do que o prevista das sinergias de integração; previsão de lucro operacional informada agora é positiva, principalmente devido ao impacto da contabilização da aquisição concluída
*OBSERVAÇÃO: A partir do primeiro trimestre do ano fiscal de 2019, o termo “Ganhos principais” foi renomeado para “Lucro operacional principal1”.
As definições são idênticas, houve apenas uma mudança de terminologia.

Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO:4502)(NYSE:TAK):

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20200206005437/pt/

A receita subjacente decresceu -1,2% em relação ao pro-forma2, acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018, com expectativa de recuperação no quarto trimestre, resultando em um ligeiro aumento para o ano todo

  • As 14 marcas globais da Takeda, com receita informada de 836,4 bilhões de ienes no total, registraram um forte crescimento de receita ano a ano de + 20%, impulsionado por ENTYVIO (+35,4%), TAKHZYRO (+622,2%) e NINLARO (+28,9%).
  • O crescimento da receita subjacente no acumulado do ano foi sólido nas principais áreas de negócios de GI (gastroenterologia) (+10%), Imunologia em Terapia Derivada por Plasma (PDT) (+5%), Oncologia (+7%) e Neurociência (+5%), enquanto as doenças raras diminuíram (-11%) pelos seguintes motivos:

    • O segmento de Hematologia Rara (-14%) continua a ser impactado conforme o esperado pela intensificação da concorrência e pelo aumento da pressão sobre os preços.
    • O segmento de angioedema hereditário (HAE) (-11%) continua sendo afetado negativamente pelo estoque no ano fiscal anterior, bem como pela introdução da versão genérica do FIRAZYR.
    • O segmento de metabólicos raros (-4%) continuam a ser impactados pelo NATPARA, que foi retirado de circulação nos EUA em setembro de 2019.
  1. Consulte a nota iii na tabela “Resultados informados para o acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2019 (abril a dezembro)” para a definição de Lucro Operacional Principal.
  2. A linha de base pró-forma do acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018 representa a soma da receita da Takeda para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2018 (abr-dez) mais a receita da Shire no mesmo período, em que a receita da Shire foi convertida em JPYàtaxa de $1 = 111 JPY (taxa de câmbio média para ano fiscal 2018) e convertidos de US GAAP para IFRS sem diferença material; As receitas da Takeda e Shire foram ajustadas para remover a receita dos ativos alienados. Consulte o anexo para saber mais.

     

Margem de lucro operacional principal subjacente de 30,9% para o acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2019, com sinergias de custo e eficiência de OPEX

  • O lucro operacional informado caiu -42,9% para 162,5 bilhões de ienes em relação ao ano anterior, afetado em grande parte pelas despesas contábeis de compras não monetárias, incluindo o reajuste do aumento de inventário e aumento da amortização de intangíveis. O lucro operacional divulgado também foi afetado por custos únicos significativos relacionadosàintegração da Shire.
  • O lucro operacional principal aumentou 129,9% em relação ao ano anterior, para 792,2 bilhões de ienes, principalmente devidoàconsolidação da Shire, além de se beneficiar do forte desempenho das 14 marcas globais Takeda, sinergias de custo e maior eficiência do OPEX.
  • A margem de lucro operacional principal subjacente para o acumulado no ano foi de 30,9%, refletindo a contínua disciplina OPEX e sinergias de custos.
  • O lucro por ação (EPS) principal subjacente acumulado no ano foi de 359 ienes.

O mecanismo de P&D entregou importantes marcos na linha de produtos no terceiro trimestre

  • Recursos do pipeline Wave 1 atingindo marcos importantes:

    • O estudo de fase 3 começa com o TAK-788 em câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) não exposto a tratamento, sem mutação no exon 20, e com pevonedistat (TAK-924) na leucemia mieloide aguda imprópria.
    • Resultados atualizados da vacina contra a dengue candidataTAK-003 do estudo de fase 3 foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH).
    • Parceria anunciada com o MD Anderson Cancer Center, que inclui o desenvolvimento do Estudo de Fase 1/2a em andamento do TAK-007, um CD19 CAR-NK.
  • Marcas globais gerando dados adicionais em novas indicações:

    • O estudo de fase 3 do NINLARO (TOURMALINE-MM4) como terapia de manutenção de primeira linha alcançou o objetivo primário (SLP, sobrevivência livre de progressão) em pacientes com mieloma múltiplo não tratados com transplante de células-tronco.
    • Os dados da fase 3 em andamento do ALUNBRIG continuaram a mostrar redução na progressão da doença após dois anos como tratamento de primeira linha em adultos com NSCLC de linfoma anaplásico quinase positivo (ALK +) que não haviam recebido um inibidor prévio de ALK.

Desinvestimento continuado de ativos não essenciais para acelerar a desalavancagem e focar nos negócios

  • Dívida líquida / EBITDA ajustado de 4,1x que pagou dividendos e impostos anuais sobre os recursos da XIIDRA.
  • Negociações em andamento para novas alienações potenciais de ativos não essenciais.

     

Costa Saroukos, diretor financeiro, comentou:

“Os resultados do terceiro trimestre da Takeda demonstraram a continuidade de nosso sólido desempenho financeiro e comercial acumulado no ano, impulsionado por nossas 14 marcas globais, poderoso motor de P&D e melhorias no OPEX que ajudarão a garantir a nossa crescimento sustentável. Mais uma vez, aumentamos nossa orientação para o ano inteiro, para refletir o forte impulso dos negócios e a realização mais rápida do que a previsão de sinergias.

Operando atualmente como One Takeda, continuamos a executar como previsto em nossas prioridades de negócios para gerar valor a longo prazo, incluindo a realização de US$ 2 bilhões em sinergias de custos até o final de 2021, alienando US$ 10 bilhões em ativos não essenciais para otimizar nosso portfólio, e desalavancamos rapidamente nossa dívida líquida/EBITDA ajustado em para nossa meta de 2x nos anos fiscais que terminan em março de 2022 e março de 2024. Paralelamente, nosso mecanismo de P&D continua avançando medicamentos altamente inovadores que fazem uma diferença crítica para os pacientes por meio das marcas globais da Takeda e de novas entidades moleculares, com várias leituras importantes de dados no futuro. A execução dessas prioridades maximizará a criação de valor para todas as partes interessadas e posicionará a Takeda para obter sucesso contínuo.”

Resultados divulgados para o acumulado do ano do terceiro trimestre (abril a dezembro) do ano fiscal de 2019

(bilhões de ienes)

INFORMADO

PRINCIPAL

SUBJACENTE i.

Ano fiscal de 2019 T3

VS. ANO ANTERIOR

Ano fiscal de 2019 T3

VS. ANO ANTERIOR

Receita

2.519,5

+82,6 %

2.519,5

+82,6 %

-1,2% ano a ano ii.

(pro forma)

Lucro operacional

162,5

-42,9 %

792,2iii.

+129,9 %

 

Margem

6,5 %

-14,2 pp

31,4%

+6,5 pp

30,9%

Lucro líquido iv.

42.5

-74,1 %

560,2

+113,1 %

 

EPS (JPY)

27 ienes

-183 ienes

360 ienes

+24 ienes

359 ienes

  1. Crescimento subjacente compara dois períodos (trimestres ou anos) de resultados financeiros em uma base comum, e é usado pela administração para avaliar a empresa. Esses resultados financeiros são calculados com base em moeda constante e excluindo os impactos de alienações e outros valores que são incomuns, itens não recorrentes ou não relacionados com nossas operações em curso.
  2. Crescimento versus receita pro forma do 3º trimestre do ano fiscal de 2018. A linha de base pró-forma do acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018 representa a soma da receita da Takeda para o acumulado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018 (abr-dez) mais a receita da Shire no mesmo período, ambas ajustadas para remover a receita dos ativos desinvestidos, convertidos em JPYàtaxa de $1 = 111 JPY (taxa de câmbio média do ano fiscal de 2018) e convertida do US GAAP para o IFRS sem diferenças materiais. Consulte o anexo para saber mais.
  3. Lucro operacional principal representa o lucro líquido ajustado para excluir despesas de imposto de renda, nossa parte do lucro ou perda de investimentos levada em conta usando o método de equivalência patrimonial, despesas financeiras e receita, outras despesas e receitas operacionais, perdas por amortização e deterioração sobre ativos intangíveis associados a produtos e outros itens não relacionados às nossas operações principais da Takeda, por exemplo, efeitos contábeis de compras e custos relacionados com transações.
  4. Atribuível aos proprietários da empresa.

Orientação da administração para o ano fiscal de 2019: atualização das orientações para refletir a dinâmica positiva dos negócios

 

Orientação anterior

(31 de outubro de 2019)

Orientação revisada

(4 de fevereiro de 2020)

Crescimento da receita subjacente i.

Plano a ligeiramente aumentado

Plano a ligeiramente aumentado

Margem de lucro operacional principal subjacente

Entre 20 e 30% (high twenties)

Entre 20 e 30% (high twenties)

EPS (Lucro por ação) principal subjacente

370 a 390 ienes

385 a 405 ienes

Dividendo anual por ação

180 ienes

180 ienes

  1. Crescimento constante da taxa de câmbio (aplicando a taxa de câmbio média do ano fiscal de 2018 de 111 JPY/USD) comparado com a linha de base de JPY 3,300 bilhões (receita pro forma arredondada de abril de 2018 a março de 2019 da Legacy Takeda e da Legacy Shire, convertida pela taxa de câmbio média de 111 JPY/USD de abril de 2018 a março de 2019; também ajustada para remover a receita de ativos como Techpool, Multilab e TACHOSIL da Legacy Takeda, e o portfólio de oncologia e XIIDRA da Legacy Shire) e conformado de GAAP dos EUA para IFRS, sem diferenças materiais.

Previsão divulgada para o ano fiscal de 2019: Aumento de receita e lucro

(bilhões de ienes)

Previsão anterior

(31 de outubro de 2019)

Previsão revisada

(4 de fevereiro de 2020)

alteração

Receita

3.260,0

3.286,0

+0,8%

Lucro operacional

-110,0

10,0

N/M i.

Lucro líquido

-273,0

-162,0

+40,7%

EPS

-175 ienes

-104 ienes

+40,7%

Lucro operacional principal

930,0

950,0

+2,2%

Taxa de câmbio

(média anual)

1 US$= 109 ienes

1 euro= 121 ienes

1 US$= 109 ienes

1 euro= 122 ienes

 

  1. Não significativo

Para saber mais sobre os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2019 da Takeda e para outras informações financeiras, acesse o site https://www.takeda.com/investors/reports/

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502/NYSE: TAK) é uma importante empresa biofarmacêutica global orientada por P&D e baseada em valores sediada no Japão. Ela possui o compromisso de proporcionar uma saúde melhor e um futuro mais brilhante a pacientes ao transformar a ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda foca suas iniciativas em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia (GI), Neurociência e Doenças Raras. Também realizamos investimentos de P&D direcionados a terapias derivadas do plasma e vacinas. Estamos nos concentrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas ao avançar a fronteira de novas opções de tratamento e potencializar nosso mecanismo aprimorado de P&D colaborativo e capacidades para criar um pipeline robusto de modalidade diversa. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com parceiros em cuidados de saúde em mais de 80 países e regiões.

Para obter mais informações, visite https://www.takeda.com

Aviso importante

Para os fins deste comunicado, “comunicadoàimprensa” se refere a este documento, qualquer apresentação verbal, qualquer sessão de perguntas e respostas e qualquer material escrito ou verbal discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited (“Takeda”) com relação a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (inclusive instruções verbais e qualquer pergunta e resposta em conexão ao referido comunicado) não tem a finalidade e não constitui, representa, ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de oferta de compra, ou aquisição, subscrição, troca, venda ou alienação de títulos ou solicitação de voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outro título está sendo oferecido ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deve ser realizada nos Estados Unidos, exceto de acordo com o registro sob a Lei de Títulos Mobiliários de 1933 dos Estados Unidos, conforme alteração, ou de acordo com uma respectiva isenção. Este comunicadoàimprensa está sendo fornecido (juntamente com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário) com a condição de ser para uso do destinatário apenas para fins informativos (e não para a avaliação de qualquer investimento, aquisição, alienação ou qualquer outro).

Qualquer falha no cumprimento dessas restrições pode constituir uma violação das leis de valores mobiliários aplicáveis.

As empresas nas quais a Takeda detém direta e indiretamente investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, o termo “Takeda” é algumas vezes usado por conveniência onde forem feitas referênciasàTakeda e às suas subsidiárias em geral. Da mesma forma, as palavras “nós”, “nosso/nossa” e “nossos/nossas” são também usadas para se referir a subsidiárias em geral ou a quem trabalha para elas. Essas expressões são também usadas onde não houver uma finalidade útil na identificação da empresa ou das empresas em particular.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa e qualquer material distribuído em conexão com este comunicado pode conter declarações prospectivas, convicções ou opiniões sobre os negócios futuros, a posição futura e os resultados de operações da Takeda, inclusive estimativas, previsões, metas e planos da Takeda. Entre outras, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como “metas”, “planos”, “acredita”, “espera”, “continua”, “visa”, “pretende”, “garante”, verbos marcadores de futuro, possibilidade, probabilidade, dever, “antecipa” “estima”, “projeta” ou expressões semelhantes ou negativas. As declarações prospectivas contidas neste documento são baseadas nas estimativas e suposições da Takeda somente na data deste documento. Tais declarações prospectivas não representam qualquer garantia da Takeda ou de sua administração do desempenho futuro e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores, incluindo mas não limitados a: circunstâncias econômicas que envolvem os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e os Estados Unidos; pressões e desenvolvimentos competitivos; alterações nas leis e regulamentos aplicáveis; o sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e sua época; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações relacionadasàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; e a capacidade de desinvestir ativos que não são essenciais para as operações da Takeda e o momento de qualquer desinvestimento, qualquer um dos quais pode fazer com que os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira reais da Takeda sejam materialmente diferentes de quaisquer resultados futuros, desempenho, realizações ou posição financeira expressas ou implícitas em tais declarações prospectivas. Para obter mais informações sobre esses e outros fatores que podem afetar os resultados, desempenho, realizações ou posição financeira da Takeda, consulte o “Item 3.

Informações importantes – D. Fatores de risco“ no mais recente relatório anual da Takeda no formulário 20-F e outros relatórios da Takeda arquivados na US Securities and Exchange Commission, disponível no site da Takeda em: https://www.takeda.com/investors/reports/sec-filings / ou em www.sec.gov. Os resultados, as realizações, o desempenho futuro ou a posição financeira da Takeda podem ser materialmente diversos daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. As pessoas que recebem este comunicadoàimprensa não devem confiar indevidamente em nenhuma declaração prospectiva. A Takeda não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva contida neste comunicadoàimprensa ou em qualquer outra declaração prospectiva que a empresa possa fazer, exceto se exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho anterior não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos de – e não constituem – uma estimativa, previsão ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

Determinadas medidas financeiras não IFRS

Este comunicadoàimprensa e materiais distribuídos em conexão a este comunicado incluem determinadas medidas financeiras não IFRS que não são apresentadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards, “IFRS”), tais como receita subjacente, lucro operacional principal, lucro operacional principal subjacente, lucro líquido principal, EPS principal subjacente, dívida líquida, EBITDA, EBITDA ajustado e fluxo de caixa livre. A administração da Takeda avalia os resultados e toma decisões de operação e investimento usando medidas IFRS e não IFRS incluídas neste comunicadoàimprensa. Estas medidas não IFRS excluem determinados itens de receita, custo e fluxo de caixa que são incluídos em, ou calculados de maneira diferente das medidas mais comparáveis apresentadas em conformidade com IFRS. Ao incluir essas medidas não IFRS, a administração pretende fornecer aos investidores informações adicionais para analisar melhor o desempenho, os resultados principais e as tendências subjacentes da Takeda.

As medidas não IFRS da Takeda não são preparadas de acordo com as IFRS e essas medidas não IFRS devem ser consideradas suplementares e não substituir as medidas preparadas de acordo com as IFRS (às quais nos referimos às vezes como medidas “relatadas”). Recomendamos que os investidores analisem a reconciliação de medidas financeiras não IFRS com relação às suas medidas IFRS mais diretamente comparáveis.

Informações adicionais sobre determinadas medidas não IFRS da Takeda estão publicadas no site de relações com investidores, em https://www.takeda.com/investors/reports/quarterly-announcements/quarterly-announcements-2019/

A reconciliação da receita informada para o crescimento da receita subjacente apresentada de acordo com as IFRS está anexada a este documento.

Informações médicas

Este comunicadoàimprensa contém informações sobre produtos que podem não estar disponíveis em todos os países, ou podem estar disponíveis sob marcas comerciais diferentes, para indicações diferentes, em doses diferentes ou em concentrações diferentes. Nenhuma parte do conteúdo desse documento deve ser considerada como solicitação, promoção ou anúncio de receita de medicamentos, inclusive dos medicamentos que estão sendo desenvolvidos.

As demonstrações financeiras

da Takeda são preparadas de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards, “IFRS”). A receita da Shire plc (“Shire”), apresentada historicamente pela Shire, de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos (“US GAAP”), está em conformidade com o IFRS, sem diferença material.

A aquisição da Shire foi encerrada em 8 de janeiro de 2019, e nossos resultados consolidados para o exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2019 incluem os resultados da Shire de 8 de janeiro de 2019 a 31 de março de 2019. Referências aos negócios da “Legacy Takeda” são para os nossos negócios realizados antes da aquisição da Shire. Referências aos negócios da “Legacy Shire” são para as empresas adquiridas através da aquisição da Shire.

Este comunicado de imprensa inclui certas informações pro forma como se a aquisição da Shire tivesse ocorrido em 1º de abril de 2018. Esta informação pro forma não foi preparada em conformidade com o artigo 11 do Regulamento S-X. Essas informações pro forma são apresentadas para fins ilustrativos e baseiam-se em certas suposições e julgamentos com base nas informações disponíveis para nós na data deste documento, que podem não ser necessariamente aplicáveis ​​se a aquisição da Shire tivesse realmente ocorrido em 1 de abril de 2018.

Além disso, essas informações pro forma dão efeito a certas transações e outros eventos que não são diretamente atribuíveisàaquisição da Shire e/ou que ocorreram posteriormenteàaquisição da Shire, como desinvestimentos e os efeitos da alocação do preço de compra para a aquisição da Shire, e, portanto, pode não refletir com precisão o efeito sobre nossa condição financeira e resultados operacionais, se a aquisição da Shire tiver sido realmente concluída em 1º de abril de 2018. Portanto, você não deve depositar confiança indevida na informação pro forma incluída neste documento.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Relações com investidores

Takashi Okubo, +81-(0)3-3278-2306

[email protected]

Relações com a mídia

Kazumi Kobayashi, +81 (0)3-3278-2095

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: