Tanques de compósitos são ideais para aplicações em saneamento básico

Cabreúva, SP 13/8/2020 –

Plástico especial garante elevada resistência à corrosão, além de evitar vazamentos

Com a aprovação do novo marco regulatório do saneamento, a cadeia de fornecedores desse setor esfregou as mãos. Afinal, a previsão total de investimentos é de R$ 700 bilhões até 2033, com intensa participação da iniciativa privada. Líder brasileira em tanques de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro), a Tecniplas está pronta para atender a essa nova demanda, baseada tanto no seu histórico – atua há décadas em saneamento – como nas vantagens do PRFV frente ao aço e concreto.

“Os compósitos reforçados com fibras de vidro são ideais para aplicações no setor de saneamento básico”, resume Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Entre as principais vantagens do material, ele destaca a maior durabilidade, graças à resistência química superior à do concreto e aço contra o ataque de compostos químicos presentes nos efluentes industriais ou sanitários. “O PRFV não sofre corrosão, seja oriunda do efluente propriamente dito ou do contato com gases, como o metano e sulfídrico gerados durante o processo tratamento nas estações”.

Dessa forma, os frequentes vazamentos notados nos tanques metálicos ou de concreto não acontecem, evitando a contaminação do solo e corpos d´água. “Outros diferenciais dos reservatórios de PRFV são a leveza, que reduz as despesas com fundações, e a maior velocidade de fabricação frente aos materiais concorrentes”.

Maior tanque do Brasil

Também é possível fabricar tanques de PRFV de dimensões gigantescas, alternativas interessantes principalmente para a armazenagem de água. A Tecniplas, por exemplo, produziu o maior reservatório do tipo no país – tem 15 metros de altura e capacidade para 3 milhões de litros. “Nossos megatanques podem armazenar até 4,5 milhões de litros e, na comparação com os reservatórios de concreto, têm maior estanqueidade e vida útil superior”, completa.

==========

Sobre a Tecniplas

Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Website: http://www.tecniplas.com.br

Web Site: