Tecnologia revoluciona o RH das empresas

Florianópolis – SC 15/1/2020 – As pessoas é que fazem a diferença para as empresas. E em 2020 essa tendência ficará ainda mais presente nos RHs – Lázaro Malta, CEO da Ahgora

Mesmo diante do otimismo com relação à economia brasileira no começo de 2019, o ano ainda não foi dos melhores. De acordo com a pesquisa Focus, a expectativa de crescimento era de 2% e, ao longo do ano, acabou caindo para 1%. Mesmo assim, a produtividade das empresas catarinenses do setor de tecnologia é a maior dentre os seis principais polos de inovação no Brasil, segundo o Tech Report 2019 – Panorama do Setor de Tecnologia Catarinense realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway. 

Dentre os tantos setores impactados pela tecnologia, a área de Recursos Humanos está em evidência. Mais do que nunca, a transformação digital no RH agiliza processos, otimiza as tarefas do dia a dia e torna a área menos operacional e mais estratégica. O grande desempenho da Ahgora, que desenvolve produtos para facilitar a gestão de pessoas, confirma o cenário positivo do estado – a empresa catarinense de tecnologia cresceu 50% em 2019. “Os números do ano causaram um impacto. O que se desenhou a partir daí foi um cenário desafiador e de muitos obstáculos”, afirma Lázaro Malta, CEO da Ahgora. 

Para alcançar este resultado, a empresa com pouco mais de 13 anos de mercado, decidiu inovar. “Era preciso sair da média. Então criamos novos produtos, cada vez mais disruptivos, que facilitam e mudam a vida de pequenas, médias e grandes empresas em um segmento que vem passando por grandes transformações – a área de Recursos Humanos”, explica. 

Inovação no RH 

O RH sempre foi conhecido por ser um setor burocrático, analógico e centralizado. Mas, com  o impacto da tecnologia, a área começa a ser uma parte cada vez mais estratégica das organizações, considerando as pessoas peças fundamentais para o sucesso do negócio. “As pessoas é que fazem a diferença para as empresas. E em 2020 essa tendência ficará ainda mais presente nos RHs”, acredita Malta. 

De olho nessa e em outras tendências para o RH, além de colocar o foco no que realmente importa – as pessoas – a Ahgora desenvolve tecnologias disruptivas para os Recursos Humanos das empresas, descentralizando e permitindo uma gestão mais eficaz. Produtos baseados em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem são criados pela empresa para gerenciar colaboradores em tempo real. Clientes que adotaram essas tecnologias já melhoraram seus resultados e reduziram custos com pessoal em até 30%.

Para Malta, o Brasil já está entrando no movimento de modernização do RH. “Ainda é preciso conscientização, mas é possível perceber o uso da tecnologia para ajudar as pessoas a produzirem mais, engajá-las e para empoderá-las. A curva desse movimento já começou a inclinar de uma forma muito rápida e íngreme”, destaca o CEO. 

A Ahgora se antecipou e saiu na frente desse movimento, mantendo os números em constante elevação, entre 50% e 70%.  Hoje, é referência para empresas dos segmentos energético e de aviação e está trabalhando para atingir o varejo e os setores supermercadista e farmacêutico. “Conseguimos aumentar o nosso market share em 30% nesse meio. Para 2020, esperamos crescer em média 70% a 80%. Queremos encerrar o ano bem próximo dos R$ 100 milhões de faturamento”, finaliza.

Website: https://ahgora.com/

Web Site: