Tempestades, prejuízos e o seguro residencial

Três Corações – MG 1/11/2019 – Primavera, tempestades, prejuízos em casas e apartamento. Como se proteger ?

A primavera é a estação com maior incidência de tempestades. Todos os dias há notícias nos jornais e redes sociais sobre fortes tempestades em todas as regiões do Brasil.

Fotos e vídeos de casas destelhadas, vidraças destruídas por pedras de granizo, compartilhadas nas redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, etc.), são comuns nesta época.

Fora a quantidade de equipamentos queimados por variação de energia na rede elétrica causada por raios e em alguns casos, casas incendiadas.

Este é um problema muito sério que desestabiliza a vida de várias pessoas, pois a maioria da população não possui nenhuma reserva financeira.

Além das despesas de reconstrução do imóvel, existe o risco de ter que sair de casa até a obra ficar pronta gerando despesas de aluguel ou pedir ajuda a parentes e amigos e ainda ter de comprar todos os móveis e equipamentos da residência.

Mesmo que a pessoa afetada tenha uma reserva financeira, talvez o objetivo para esta reserva não seja reparar prejuízos causados por um sinistro na residência, e sim para projetos pessoais como viagens, aposentadoria, investimento, etc.

A melhor maneira de prevenir é fazendo um bom seguro residencial. Fazer um bom seguro residencial não é simplesmente contratar qualquer seguro. O ideal é fazer um seguro residencial de acordo com a realidade e com os valores de reconstrução de cada casa ou apartamento.

Muita gente tem seguro residencial, possui cobertura de vendaval, sofre um sinistro e o valor de reconstrução do telhado é de R$ 50.000,00 e a apólice do seguro residencial tem apenas uma cobertura de R$ 5.000,00.

Fica a dica de avaliar atentamente se as coberturas da apólice estão de acordo com a real necessidade. Não apenas na cobertura de vendaval, mas também como nas demais coberturas, como Incêndio, danos elétricos, cobertura de vidros, etc.

O seguro cobre tudo? Não, todas as apólices de seguro têm suas exclusões, por isso a importância de ler as condições gerais e verificar todas as coberturas e principalmente as exclusões.

Abaixo algumas exclusões no seguro residencial em referência a cobertura de vendaval e granizo. Os exemplos abaixo são riscos excluídos na maioria das seguradoras, mas é bom verificar a apólice contratada se não tem nada de diferente.

Os seguros residenciais de maneira geral costumam excluir danos a toldos (inclusive a estrutura), telhas de plásticos, policarbonatos, acrílicos e similares quando utilizados em telhados. O seguros residenciais costumam não cobrir inundação ou alagamento decorrente de transbordamentos de rios, enchentes, canais, valetas, calhas, ralos, bueiros. Também não cobre danos a bens ao ar livre.

Existe um mito de quem mora em apartamento não precisa do seguro residencial e principalmente da cobertura de vendaval. Isso não é verdade, pois com as fortes tempestades o vento costuma quebrar portas, janelas e destruir o todo o conteúdo do apartamento.

Como contratar um bom seguro residencial?
Primeiramente deve-se avaliar o valor de reconstrução do imóvel, considerando a valor do prédio e todo seu conteúdo. Não deve levar em conta o valor do terreno, e nem o valor da localização do imóvel, pois o seguro garante a reconstrução do bem.

A sugestão é evitar pacotes prontos de coberturas pré-estabelecidas no seguro residencial. O ideal é montar um plano de acordo com a necessidade. Consultar um bom corretor de seguros para ajudar nesta tarefa, e que este corretor tenha estrutura para orientar a qualquer momento, seja na contratação, seja no caso de um sinistro inesperado.

Sobre a Lex Corretora de Seguros

A Lex Corretora de Seguros é especialista em seguros diferenciados. Atua no estado de Minas Gerais e de maneira digital atende todo o Brasil. Com mais de 5.000 clientes protegidos e 23 anos de mercado, levando tranquilidade, pois tem como missão levar proteção e segurança de maneira simples a maior quantidade de pessoas. Além do Seguro residencial, através de uma plataforma digital é possível contratar seguro auto, vida, empresa, celular, e todas as conquistas.

Sobre o autor:
Carlos Cesar Vilas Boas, Administrador por formação, seu trabalho é focado na proteção de bens, planejamento sucessório, proteção financeira, seja familiar ou empresarial. Ajuda pessoas a cuidar de tudo o que conquistou na vida, através de ativos securitários. É diretor, sócio e Corretor de Seguros na Lex Corretora de Seguros. Sempre ligado a tecnologia e o mercado de seguros

Website: https://www.lexseguros.com.br/seguro-residencial

Web Site: