Temporada de 2020 atrai turistas e favorece o crescimento da construção civil em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, SC 6/2/2020 – foi confirmada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao declarar que para 2020 ‘Uma das alavancas do crescimento é a construção civil’

Mais uma vez o verão chegou marcando presença forte. Nesse contexto, todos os caminhos levam a busca por refresco juntos às praias

Em Santa Catarina, um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais, é o litoral de Balneário Camboriú

Conhecida como a Dubai brasileira, a cidade é parada obrigatória para quem busca por belas praias, boas opções de lazer e excelente infraestrutura para acolher os visitantes.

E por falar em infraestrutura, para aqueles que desejam chegar pelo mar, a cidade coloca à disposição dos turistas mais uma opção diferenciada: o desembarque pelo Terminal Portuário.

A licença definitiva, concedida recentemente ao Terminal, permite que milhares de turistas possam desembarcar na cidade.

Na verdade, o setor náutico de Balneário Camboriú vem se desenvolvendo com muita intensidade nos últimos tempos, servindo de importante aliado no crescimento econômico da cidade.

Dentro deste contexto, a temporada de cruzeiros foi aberta em novembro de 2019 com o navio MSC Fantasia, mas a previsão é de que a cidade receba ao todo 26 escalas neste verão.

Isso porque Balneário Camboriú tem um dos melhores índices de visitantes de transatlântico no país. Em média 60% dos turistas descem dos navios para conhecer a cidade e a região.

Em Santa Catarina, a expectativa para este ano é de que o turismo de cruzeiros movimente R$ 87 milhões.

Esperando receber cerca de 90 mil turistas de cruzeiros, Balneário Camboriú projeta um impacto na economia da cidade na ordem de R$ 46 milhões. Isso representa um aumento considerável quando comparado a temporada de 2019, quando os turistas injetaram aproximadamente R$ 35 milhões na economia local.

O cálculo leva em consideração uma estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que indica que a média de gastos é de R$ 515 por pessoa.

Os números comprovam o forte impacto que o turismo exerce sobre a economia local. Onde diversos setores acabam se beneficiando, entre eles transporte, lazer e gastronomia.

Outro setor que promete forte crescimento para 2020 é o da construção civil. A conjuntura econômica atual, com queda nas taxas de juros e inflação controlada, favorece os investimentos nesse setor.

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a estimativa é de que o setor cresça 3% em 2020. Caso isso se confirme, será superada a marca de 2019, que registrou avanço de 2%.

Essa mesma expectativa foi confirmada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao declarar que para 2020 “Uma das alavancas do crescimento é a construção civil.”

O governo federal vem alinhavando estratégias de estímulos ao crescimento do setor, seja oferecendo melhores condições de financiamento para adquirir um imóvel ou reduzindo a taxa básica da economia, que favorece os investimentos na construção.

Dessa forma, Balneário Camboriú dispõe de duas ferramentas de peso para alavancar a economia da cidade. De um lado, o setor náutico que atrai turistas e injeta capital no curto prazo e de outro, a construção civil que contribui para dinamizar toda a cadeia econômica da cidade no longo prazo.

Website: http://meufrentemar.com.br