Terceirização de CMEs é tendência para controle de infecções

2/10/2020 –

Na vanguarda da tendência global, terceirização ponta a ponta de CME já realidade no Brasil desde 2005. Bioxxi Esterilização, empresa brasileira líder no segmento, já conta com mais de 70 hospitais em sua rede.

Segundo um recente estudo publicado pela consultoria Americana Frost & Sullivan, a terceirização das Centrais de Materiais e esterilização é uma tendência que vem sendo adotada em larga escala nos Estados Unidos (EUA) e da Europa Ocidental.

No mundo inteiro a terceirização em hospitais não é uma novidade. Muitos estabelecimentos de saúde optam por terceirizar áreas que não são CORE da assistência, como lavanderia, refeitório, recepção e segurança. A novidade apontada pelo estudo é que a terceirização ponta a ponta de CMEs são a nova tendência adotada por hospitais, como estratégia de aumento da eficiência e combate a infecções hospitalares.

Cada vez mais as CMEs (Centrais de Materiais e Esterilização) têm sido vistas como uma área estratégica do Hospital, já que a eficiência da CME está atrelada ao funcionamento do Centro Cirúrgico. É nas CMEs que os materiais médicos e instrumentais cirúrgicos são limpos e esterilizados, para que sejam reutilizados com total segurança.  Logo, o funcionamento da CME  impacta diretamente na segurança e na receita do hospital.

Segundo previsão da Frost & Sullivan, até 2022, até 45% das Unidades de Saúde nos EUA, Reino Unido, Itália, Alemanha e França optarão por terceirizar a gestão de suas CMEs. Segundo eles, a falta de conhecimento do departamento cirúrgico sobre a qualidade e benefícios da terceirização ainda é entrave para uma maior adoção do modelo.

Além de um serviço mais eficiente e seguro, a esterilização ponta a ponta contribui de forma decisiva para o controle de infecções, assim como agiliza o trabalho administrativo que, em muitos centros cirúrgicos e CMEs, ainda é realizado manualmente, tomando conta de parte do tempo do profissional de saúde.

Em terras tupiniquins, a terceirização de CMEs já é uma realidade e vem crescendo a cada dia. A Bioxxi, empresa que foi pioneira no processo de esterilização no país, já atua no segmento desde 2005. A empresa afirma que ao longo do tempo desenvolveu um Modelo Exclusivo de Gestão de CME, baseado na união de Gestão de Processos, Gestão da Qualidade e Tecnologia.

O modelo já está presente em mais de 70 hospitais em todo o País e vem apresentando excelentes resultados para os clientes. Segunda a empresa, o Método Bioxxi em média aumenta em 150% a produtividade da CME e promove uma redução de custo muito expressiva. Com a redução de custo, o hospital pode investir em outras áreas importantes, como infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento.

Como funciona a terceirização de CME na prática?

Os projetos de terceirização de CME geralmente são customizados de acordo com a necessidade de cada unidade hospitalar. Mas em geral, quando um hospital terceiriza a sua CME, a Bioxxi assume toda a rotina operacional, contratação, capacitação e gestão de funcionários, compra de insumos, manutenção de equipamentos, além da implementação de tecnologias, como o CMEXX – Sistema de Rastreabilidade e Gestão de CME.

Além disso, toda CME Bioxxi tem um Escritório de Qualidade responsável pela gestão de documentos, indicadores, não conformidades, riscos e recursos. O Escritório da Qualidade também é responsável pela Garantia da Qualidade e pelo cumprimento das normas e exigências legais. Outra função consiste em prestar apoio integral com indicadores gerenciais da CME, para atender todos os requisitos nos processos de Acreditação Hospitalar.

 “Pelo mundo afora, as exigências regulatórias e a busca pela eficiência tem colocado as CMEs no epicentro da produção hospitalar, e isso levou o setor a buscar novos conhecimentos, métodos e tecnologias, capazes de aumentar a capacidade de esterilização e produtividade, além de reduzir significativamente os riscos,  o tempo de reprocessamento e os gastos operacionais”, explica Diego Pinto, CEO da Bioxx.

Website: http://bioxxi.com.br

Web Site: