Thales assume papel ativo no projeto de pesquisa europeu OPENQKD que criará infraestruturas de comunicação quântica em vários países europeus

PARIS LA DÉFENSE 27/11/2019 –

Desenvolvimento de uma infraestrutura de comunicação quântica na Europa

A Thales está envolvida na pesquisa de tecnologia quântica há muitos anos. Por exemplo, os centros de pesquisa da Thales estão trabalhando em temas envolvendo sensores quânticos e instrumentos de medição quântica, comunicação quântica e vários blocos de construção de computadores quânticos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20191127005340/pt/

Quantum communication infrastructure being developed in Europe (Photo: Thales)

Quantum communication infrastructure being developed in Europe (Photo: Thales)

Era, portanto, natural que a Thales se unisse ao consórcio AIT (Instituto Austríaco de Tecnologia), escolhido pela Comissão Europeia para realizar seu projeto OPENQKD, o precursor de uma importante infraestrutura de comunicação quântica na Europa. Seu principal objetivo é fortalecer drasticamente a segurança de aplicativos críticos nas áreas de telecomunicações, finanças, saúde, fornecimento de energia elétrica e serviços públicos. Em uma fase posterior, irá conectar a rede de computadores quânticos, prefigurando um novo tipo de Internet. Com orçamento previsto em 15 milhões de euros, este é o único projeto desse tipo no mundo. O consórcio liderado pela AIT é composto por 38 empresas e organizações de pesquisa em todo o continente como parceiros.

O projeto OPENQKD visa mudar a forma como percebemos, entendemos e usamos a comunicação quântica. Seu principal objetivo é criar e testar componentes europeus de redes de comunicação que integram dispositivos quânticos, para implementar aplicativos como a criptografia quântica (Quantum Key Distribution, QKD). As chaves geradas por QKD fornecem criptografia ultra segura para transmitir dados com um elevado nível de confidencialidade.

A Thales está fazendo duas contribuições principais para esse projeto, uma em terra e a outra no espaço. A primeira envolve o fornecimento de equipamentos de criptografia compatíveis com QKD para redes terrestres, com o objetivo de criar um centro europeu de conhecimento nessa área. Na segunda, a Thales definirá o segmento espacial de uma rede de comunicação quântica, porque esses tipos de redes necessitarão de satélites para fornecer cobertura em todos países ou continentes.

Para saber mais sobre o projeto OPENQKD, clique aqui.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é um líder mundial em tecnologia que está moldando hoje o mundo do amanhã. O Grupo fornece soluções, serviços e produtos a clientes nos mercados aeronáutico, espacial, transporte, identidade e segurança digital e defesa. Com 80.000 funcionários em 68 países, a Thales gerou vendas de € 19 bilhões em 2018 (em uma base pro forma, incluindo a Gemalto).

A Thales está investindo principalmente em inovações digitais — conectividade, Big Data, inteligência artificial e segurança cibernética — tecnologias que apoiam empresas, organizações e governos em seus momentos decisivos.

ACESSE

Thales Group

Página de mercado

Fazer download de fotos HD

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

CONTATOS DE IMPRENSA

Thales, relações com a mídia

Sistemas de Transporte Terrestre

Chrystelle Dugimont

+33 (0)6 25 15 72 93

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

Web Site: