Trabalhar em casa aumenta o número de pessoas com dores nas costas

São Paulo 8/7/2020 –

Em razão de uma carga horária alta de exposição a um computador ou a permanência na mesma posição durante muito tempo, a manifestação de dores nas costas pode ser agravada

Em razão de uma carga horária alta de exposição a um computador ou a permanência na mesma posição durante muito tempo, a manifestação de dores nas costas pode ser agravada. Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o número de brasileiros com dores nas costas obteve considerável aumento em decorrência do trabalho remoto, chegando a 40%.

Apesar de algumas empresas terem oferecido o aparato necessário e contribuído de maneira ergonômica para que o home office de muitos colaboradores seja mais saudável, muitas companhias têm negligenciado a importância de cuidados com a postura no ambiente de trabalho, ainda que remoto.

Como a improvisação do ambiente de trabalho remoto afeta a coluna

A inesperada mudança para um modelo home office trouxe a necessidade de improvisações no ambiente de trabalho, que são feitas em cômodos da casa como sala de estar, quarto ou cozinha, não oferecendo os equipamentos adequados para manter a saúde da coluna.

Como o computador, geralmente, é posicionado em mesas irregulares ou no colo, tanto as costas quanto o pescoço do indivíduo sofrem com o aumento da pressão mecânica, agravada, ainda, pela permanência por muito tempo em uma mesma posição inadequada.

Como uma estratégia de prevenção aos danos na coluna, o investimento em uma cadeira de trabalho confortável, se não for oferecida pela própria empresa, ainda é válido, visto que proporciona uma melhora na postura, bem como o conforto de se executar as tarefas em um assento apropriado. A escolha de uma cadeira ideal deve contar com aspectos como regulagem de altura, apoio para descanso do antebraço e assento que acompanha o formato da coluna.

Medidas de prevenção de dores nas costas no home office

Para minimizar as dores nas costas no trabalho remoto, alterar alguns hábitos de postura é fundamental. Especialistas indicam que manter os olhos no mesmo nível da parte superior da tela do computador auxilia no melhor posicionamento do corpo, bem como distanciar o monitor a meio metro de distância dos olhos.

Além disso, ações como permanecer com as costas totalmente apoiadas na cadeira, punhos retos sobre a mesa e cotovelos e pernas em um ângulo de 90º durante o expediente podem melhorar o quadro de dor nas costas. A movimentação e o alongamento constantes também são medidas ideais para evitar problemas de coluna mais graves, portanto, recomenda-se fazer pausas de 10 minutos a cada 1 hora de trabalho.

Quando procurar tratamento por fisioterapia

Anteriormente à pandemia da covid-19, que provocou a mudança no estilo de vida de muitos brasileiros, as dores na coluna já eram apontadas como o segundo principal problema de saúde no Brasil, totalizando 13,5% de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como medida preventiva a problemas mais graves na coluna, ao reparar sintomas de desconforto, dores ou lesões causadas pela má postura ou condições adversas de trabalho, a procura por fisioterapeuta em Itaim Bibi é a solução mais indicada. Embora as mudanças de rotina ajudem a diminuir as dores nas costas, a sensação de cansaço e a improdutividade no trabalho, é preciso realizar um acompanhamento com profissionais de fisioterapia que atendem os principais serviços fisioterápicos, como a traumatológica, respiratória, reumatológica, dermatofuncional, ortopédica, ATM e bucomaxilofacial.

A SM Care oferece serviços de fisioterapia em Itaim Bibi , atuando com excelência técnica na melhora do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes a partir de acompanhamento personalizado e tratamentos como drenagens linfáticas, pilates, acupuntura, entre outros, contando sempre com o auxílio de profissionais qualificados.

Website: https://smcare.com.br/

Web Site: