Trabalho remoto: registro de atividades facilita gestão de produtividade da equipe

Florianópolis (SC) 30/4/2020 – A ideia é que o colaborador registre a sua atividade através de um aplicativo, de qualquer lugar, mesmo offline.

Software da Ahgora Sistemas permite avaliar o tempo investido pelo colaborador em cada tarefa de forma integrada ao registro de ponto, evitando conflitos de horários

Muitas empresas já estão adotando o home office como uma nova possibilidade de trabalho para os colaboradores. Sem dúvidas, o trabalho remoto traz diversos benefícios, tanto para empregadores quanto para colaboradores. Enquanto as empresas reduzem seus custos fixos com infraestrutura, por exemplo, as equipes ganham mais flexibilidade e autonomia trabalhando fora do espaço físico da empresa.

Mas, o trabalho remoto ainda gera algumas incertezas. E isso também ocorre para ambas as partes. Colaboradores precisam lidar com possíveis distrações e colocar foco total no trabalho enquanto os gestores se questionam sobre como fazer o gerenciamento das equipes, mesmo a distância.

Pensando nisso, a Ahgora Sistemas, empresa catarinense que desenvolve softwares para gestão de pessoas, lança o Timesheet Mobile. “A ideia é que o colaborador registre a sua atividade através de um aplicativo, de qualquer lugar, mesmo offline. Com isso, a gestão da produtividade de equipes, mesmo em home office, fica bem mais fácil”, explica Marcelo Cariolato, Gerente de Produtos da Ahgora.

Integração com o ponto

O Ahgora Timesheet é a primeira ferramenta do mercado brasileiro integrada ao registro de ponto. Gestores e líderes de equipes podem acompanhar as atividades realizadas e qual foi o tempo investido em cada uma, de acordo com a jornada de trabalho do colaborador. Com isso, evitam-se possíveis conflitos entre o apontamento de horas e o período realmente trabalhado. “Dessa forma, a soma das horas cadastradas pelo colaborador nas atividades realizadas não pode exceder a jornada de trabalho”, comenta Cariolato. Esse cruzamento de informações ocorre de forma automática, facilitando a gestão dos profissionais.

Outro ponto de destaque é a avaliação da produtividade do time, mesmo em home office. Através do app, o colaborador aponta a tarefa realizada e o tempo investido nela. Assim, o gestor tem uma visão macro da produtividade da equipe, sendo capaz de avaliar a performance de cada um. “Com esses dados em mãos, gerados a partir de gráficos e relatórios automáticos, há maior eficiência na alocação do tempo de cada um. Dá para ver qual projeto ou cliente está consumindo mais tempo da equipe. São dados em tempo real para uma tomada de decisão mais acertada”, explica.

ROI em tempo real

Com dados precisos sobre as atividades realizadas pelos colaboradores e equipes bem como o período dedicado à sua execução, é possível que os gestores também  analisem o desempenho dos profissionais. Assim, dá para observar o custo X lucro X prejuízo através de gráficos personalizados. “Cálculos automatizados avaliam a rentabilidade em tempo real, observando quais clientes consomem mais tempo”, comenta. Isso permite que as empresas precifiquem corretamente os seus serviços.

Com o apontamento de tarefas, também é possível criar rankings entre os colaboradores estimulando a produtividade e a assertividade na entrega das tarefas, em um menor tempo de execução. “O Ahgora Timesheet é um aliado na gestão de produtividade e custos”, finaliza.

Sobre a Ahgora

A Ahgora Sistemas desenvolve tecnologias disruptivas para transformar a gestão de pessoas realizada pela área de Recursos Humanos de pequenas, médias e grandes empresas. Com sede em Florianópolis (SC), investe em soluções baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar colaboradores em tempo real. São mais de 3 mil clientes em sua carteira, o que significa 800 mil colaboradores utilizando suas plataformas.

Website: https://ahgora.com/