Transformação digital na cadeia de suprimentos: eficiência e foco nos clientes

Campo Grande, MS 3/6/2020 –

A transformação digital é uma tendência que não para de crescer no mundo dos negócios, atingindo todos os setores das empresas. Como ela afeta a cadeia de suprimentos?

A tecnologia é uma vertente inevitável no cerne das empresas. No entanto, a verdadeira transformação digital é muito mais do que simplesmente adotar uma ferramenta tecnológica. Ela só é eficaz quando uma nova cultura empresarial é criada, de maneira condizente com a digitalização dos processos.

Quando o assunto é cadeia de suprimentos, o risco é maior ainda, já que todas as funções da empresa dependem de uma transição fluida para o mundo digital, sem que com grandes problemas ocorram na dinâmica operacional.

Para fazer esse procedimento dar certo, é preciso entender profundamente o que significa transformação digital e como colocá-la em prática para uma gestão de fornecedores digna do séc. XXI.

A cultura digital na cadeia de suprimentos

Toda empresa, de qualquer porte, precisa de fornecedores. Desde os maiores nomes do e-commerce até startups iniciantes, pode-se dizer que uma rede é essencial para que ela mantenha sua reputação firme no mercado.

Com o desenvolvimento de tecnologias avançadas, que envolvem soluções de inteligência artificial e uso de big data, algumas palavras-chave entraram com força no léxico do mundo dos negócios, entre elas podemos salientar eficiência e velocidade.

Especialmente empresas que oferecem produtos e serviços precisam cuidar todos os dias para que a satisfação dos(as) clientes seja garantida. Isso significa oferecer estabilidade, segurança e padronização.

Pode-se dizer que uma das lições mais fortes da pandemia de coronavírus para o futuro é a necessidade de que as redes de fornecedores sejam mais robustas, flexíveis e localizadas. É impossível continuar dependendo de mercados fixos em uma região ou país sem sofrer as consequências.

A tecnologia tem um papel fundamental na construção desse futuro. A adoção de ferramentas automatizadas e plataformas integradas permite que a empresa encontre uma base virtual rápida, dinâmica e acessível de qualquer lugar. Isso facilita o atendimento ao cliente, o trabalho em home office, o fechamento de contratos virtuais e até mesmo um rigor mais profundo na hora de verificar a qualidade e a legitimidade de empresas parceiras.

É por isso que a transformação digital acompanha uma mudança importante na cultura da empresa. As ferramentas permitem que equipes e setores se conectem, liberando os dados para insights que devem se transformar em ações estratégicas e soluções de problemas.

No caso da cadeia de suprimentos, por exemplo, é imprescindível que listagens com vários fornecedores estejam sempre atualizadas e disponíveis, para que uma disrupção inesperada não atrapalhe a operação de maneira substancial.

Isso significa adotar uma mentalidade renovada, que não espera apenas estabilizar um ou dois fornecedores de confiança, mas criar uma rede ampliada e confiável de empresas que trabalham em prol de uma mesma mentalidade: a cultura de inovação.

A transição do físico para o digital

A transformação digital é definida por ser um processo. Isso significa que a forma antiga de trabalhar deve, aos poucos, ser substituída por uma nova.

Esse processo deve ser feito de maneira consciente e as empresas as empresas devem contar com consultorias especializadas que contribuam para a instalação de novas ferramentas e treinamento de pessoal.

Um dos fatores que ocasionam lentidão nos processos é o uso de arquivos digitais, por exemplo. A burocracia para que documentos, certidões e contratos sejam fechados, armazenados e acessados, atrasa os negócios cotidianos e pode ser uma verdadeira pedra no sapato quando crises ameaçam a estrutura da empresa.

Nesse sentido, a transição para o uso de bancos de dados digitais e para a gestão de contratos virtual é uma boa pedida.

A empresa brasileira EFCAZ oferece exatamente esse tipo de solução para quem quer investir em transformação digital rápida e segura. Com o uso de automação e inteligência artificial é possível fazer verificações automáticas do estado fiscal das empresas. Além disso, a empresa oferece uma série de facilidades para que contratos sejam fechados online.

Com esse tipo de ferramenta, documentações essenciais são encontradas facilmente e o relacionamento entre empresas passa a ser controlado por uma base preparada para resultar em eficiência, velocidade e segurança.

O retorno financeiro e os desafios no processo de transformação digital

Mudanças são complicadas. Muitas empresas utilizam sistemas de dados antigos, chamados por experts de sistemas “legados”. Nesses sistemas antiquados, no entanto, estão informações de clientes, fornecedores e históricos que não podem ser perdidos.

Em outros casos, a situação pode ser mais complexa ainda, quando empresas contam com arquivos físicos e desorganizados.

O processo de digitalização ou transferência de tecnologia pode ser um período de adaptação relativamente difícil, já que acaba exigindo novas qualidades dos funcionários e até mesmo a substituição de serviços antiquados,

No entanto, o investimento na transformação digital pode ser facilmente visualizado quando empresas com risco de obsolescência começam a acompanhar o ritmo dos mercados globais.

Para garantir esses benefícios, a estratégia de transição deve ser fundamentada com cuidado. Os(as) gestores devem estar atentos às fases de transição e cientes das medidas necessárias a partir da expertise da gestão da empresa com o seu mercado e seu negócio.

A boa notícia é que uma empresa que alcançou altos níveis de transformação digital é capaz de uma competitividade avançada em um mundo volátil e que exige posturas concretas das empresas compromissadas com o futuro.

Ademais, escolher empresas parceiras que estão comprometidas com o futuro será uma carta na manga para garantir resiliência, transparência e foco na experiência dos clientes.

Para entender mais sobre o tema, confira as soluções da EFCAZ e garanta uma consultoria especializada na modernização da gestão de fornecedores.

Website: https://www.efcaz.com.br/