Transformando residências com comando de voz: Automação Residencial passa a ser essencial em casas modernas

São Paulo 13/12/2019 – Futuro, ficção científica ou realidade? Provavelmente você já deve ter assistido a algum filme sobre ficção científica onde o ator dava alguns comandos simples

Futuro, ficção científica ou realidade? Quem nunca assistiu a um filme em que o ator dava alguns comandos simples de voz e as luzes acendiam, computadores e TVs ligavam e robôs se movimentavam?

Este futuro de filmes de “ficção científica” já existe e está disponível agora. A tecnologia, principalmente na última década, avançou muito e vários recursos inimagináveis há 10 anos, hoje já são uma realidade acessível.

Assim como ocorreu com os smartphones, o avanço da tecnologia permitiu a oferta de soluções em automação residencial cada vez mais completas e com valores acessíveis, tornando-se item essencial em residências modernas, frente aos benefícios e comodidade entregues aos usuários.

O que é mesmo Automação Residencial?

Em poucas palavras, pode-se dizer que automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar algumas tarefas habituais da casa ainda mais simples.

Só que esta descrição não diz exatamente quais situações incômodas a automação pode solucionar e mostrar seu valor. Como por exemplo, entre muitos outros:

• Quanto tempo não se perde ao dar voltas intermináveis à procura do controle remoto da TV, do som ou mesmo do ar-condicionado?
  • E o incômodo sentido quando, ao deitar tranquilamente, ou mesmo ao sair de casa, percebe ter deixado a luz da cozinha ou da sala acesas?
  • Com aquele calor de 35ºC e, ao tentar ligar o ar-condicionado, ter a triste surpresa que as pilhas não funcionam.
  • Ter que levantar-se para fechar as cortinas ao assistir um filme em um ambiente aconchegante e levantar novamente para abri-las, quando o filme acabar.

Assim como nos filmes, hoje é possível ter o controle de praticamente tudo de uma residência, como, luzes, TV, som, cortinas motorizadas, ar-condicionado e muito mais, apenas com um comando de voz. É exatamente isto que a automação residencial propõe, visando, claro, facilitar a vida do usuário, o seu dia a dia.

Por que ter automação residencial, afinal?

Ao falar neste tipo de  automação, uma verdadeira revolução tecnológica e também uma tendência crescente e inevitável, três perguntas surgem:

• Por que investir nessa solução?
  • Esta tecnologia toda não custa muito caro?
  • É necessário realizar obras ou projetos para adequá-los a uma residência já finalizada?

Um dos principais motivos para adquirir a automação residencial é o simples fato de trazer muito mais conforto e comodidade para o dia a dia. De acordo com estudos, em razão da expressiva redução do custo de aplicação, a automação residencial estará presente em 70% das residências modernas até 2025, podendo contribuir ainda para trazer economia de energia, devido a facilidade em evitar que aparelhos e luzes permaneçam ligados indevidamente.

Tudo é conectado e o usuário passa a não se preocupar com quase nada, como por exemplo, ter em mãos uma série de controles remotos diferentes, um para cada equipamento, o que é um verdadeiro martírio. Além disso, por ser algo novo, tem um incrível efeito “surpresa” em visitantes, que ficam impressionados, por não estar acostumado com esta tecnologia.

A implementação dos sistemas mais atuais é feita diretamente à estrutura elétrica já existente na residência, mesmo que finalizada, não havendo a necessidade de quebrar paredes ou substituir os equipamentos, sendo um grande facilitador à sua aplicação e reduzindo expressivamente o custo deste advento.

Como funciona na prática esta tecnologia?

Chegar em casa e dizer apenas um “cheguei” para que as luzes principais acendam ou um “estou saindo” para que as todas as luzes se apaguem, automaticamente, já é possível, custando menos que um iPhone (de geração passada).

A automação residencial, utilizando a tecnologia de ponta chamada V•SINC CHIPSET© (explicado mais adiante), entrega às residências toda esta disponibilidade através de comandos por voz e aplicativo, ainda com a opção de programar horários automáticos para apagar e desligar a iluminação e aparelhos, ideal para simular presença dentro da residência e evitar possíveis furtos, normalmente realizados na oportunidade de uma casa “vazia”.

Mas como isto é possível? Simples: Tudo acontece via conexão wireless, ou seja,  só é necessário possuir um smartphone e internet. Esta é a base da conexão com vários equipamentos eletrônicos e elétricos da residência.

Várias pessoas não faziam ideia dos benefícios da automação residencial.

Joaquim Lopes – ator

“…confesso que eu só tinha visto isto em filme. É o tipo da coisa que a gente fala ‘como é que eu vivi até hoje sem isto’: você consegue acender a luz do seu quarto com a voz, ligar o ar-condicionado, personalizo ambientes e muito mais…eu estou simplesmente apaixonado…”

Luana Bertolli – arquiteta

“…minha casa virou a casa dos sonhos, meus amigos se surpreendem ao me ver usar a automação. Ligo e desligo tudo com a voz, bem assim. Simplesmente fantástico…”

A Tecnologia V-SINC CHIPSET©

A tecnologia V-SINC© foi desenvolvida e está sendo aplicada pela empresa VESS, levando ao alcance de todos uma disponibilidade, até então inimaginável, proporcionando a integração necessária entre todos os dispositivos de sua casa.

Há cinco anos, uma automação residencial com essas funções custaria em torno de R$30.000,00, sendo pouco viável e limitando essa possibilidade para entusiastas e extremamente abastados. Na intenção ainda de expandir esta nova tecnologia, atendendo às aspirações de um número cada vez maior de consumidores, a VESS oferece vários pacotes de instalação diferentes (custo a partir de R$2.199,00), que cabem no bolso e se adequam perfeitamente ao tamanho de cada residência.

O projeto prevê uma pré-visita técnica na residência, definindo os produtos mais adequados às necessidades. Depois disso, é feito um agendamento para a instalação, tudo muito simples e em aproximadamente 2 horas já é possível usufruir da tecnologia.

Não existe mensalidade pelo serviço, nem manutenção pré-fixada, e os produtos têm garantia de um ano.

Website: http://www.vess.com.br