Tratamento de água de poço é fundamental para torná-la potável

São Paulo – SP 8/12/2020 –

A desferrização é um método de tratamento de água de poço que garante sua qualidade para diversas finalidades.

A água é essencial à vida humana e um recurso natural cada vez mais escasso. O homem necessita de água de qualidade adequada para desenvolver suas atividades, seja para ingerir, limpar, higienizar ou mesmo para o desenvolvimento econômico. Quando não há abastecimento de água tratada, são necessárias soluções e uma das alternativas mais utilizadas é a captação de água de poço artesiano. O problema é que nem toda água encontrada é de qualidade para consumo ou para utilizar em atividades domésticas ou industriais, por isso, existem alguns métodos de tratamento de água e filtração como a desferrização, para que a água fique em perfeito estado para a realização dessas atividades.

A água oriunda de poços, que não recebem o tratamento adequado, é classificada como água bruta. Ela é desprovida de qualquer tipo de tratamento, não atendendo aos padrões de consumo humano. A qualidade da água de poço é muito variável, pois a água presente no subsolo, que abastece esses poços, se deslocam por um longo caminho, por meio de rochas e solos, e assim pode captar diversos compostos, como o ferro e manganês, que podem ser prejudiciais à saúde.

O ferro é o mais comum nos solos brasileiros, o excesso de ferro vai muito além de mau cheiro, roupas e louças do banheiro com manchas amareladas e incrustações nos canos. No organismo, ele é tóxico e pode causar diarreia, vômito e lesões no processo digestivo. Já o manganês em grande quantidade afeta o sistema nervoso e o excesso pode provocar sintomas parecidos com os causados pela doença de Parkinson, como tremores, fraqueza e rigidez muscular. Considerado um metal pesado e tóxico, pode ainda causar impotência, insônia e dor de cabeça.

Para evitar problemas com água de má qualidade e fazer a remoção do excesso de ferro e manganês, o processo indicado é o de desferrização. Ele tem por objetivo a remoção do ferro e do manganês da água, uma vez que estes elementos são responsáveis pela contaminação “A presença de ferro ou manganês é bastante comum quando fala-se em água de poço. Em grandes quantidades, estas substâncias podem causar problemas de saúde e danos em tubulações e tanques. A desferrização tem um processo de funcionamento similar ao de filtração, deixando a água limpa e cristalina” afirmou a Asstefi,l empresa especializada em sistemas de filtragem e tratamento de água.

Estes equipamentos funcionam com a passagem da água pelo seu interior. Porém, após a entrada da água, as partículas ferrosas são retidas por elementos magnéticos, como barras ou matrizes, e o fluido do processo é limpo e sem estes contaminantes ferrosos.

Website: https://asstefil.com.br

Web Site: