Treinamentos corporativos: como melhorar o ambiente de trabalho?

São Paulo, SP 12/12/2019 –

Uma pesquisa realizada pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mostrou qual é a média de horas trabalhadas anualmente em diferentes países. No topo do ranking, aparecem conhecidos, como: México, Costa Rica e Coreia do Sul.

Embora o levantamento não inclua o Brasil, é possível entender um pouco a respeito do perfil dos brasileiros, por meio de dados levantados pelo escritório St. Louis do Federal Reserve, banco central americano: se estivesse no mesmo ranking citado anteriormente, o país ocuparia o 16º lugar, totalizando uma média de 1.771 horas anuais.

Qualidade de vida x Trabalho

O total de horas demonstrados acima, quando divididos por uma média de dias úteis, ultrapassa com facilidade as comuns oito horas de jornada. Diante deste cenário, corporações, em conjunto com seus líderes, precisam agir: como oferecer, então, um ambiente de trabalho favorável para aqueles que passam tanto tempo no escritório?

“O trabalho excessivo nunca é saudável. Ele resulta em estresse e desmotivação”, diz Isabel Dantas Barra, sócia-fundadora do MediAções Brasil. “De qualquer forma, é preciso lembrar que exceções acontecem – sejam projetos ou demandas pontuais. Porém, mesmo fora de um período um pouco mais intenso, é preciso elencar e solucionar motivos para que o ambiente de trabalho seja leve e prazeroso”, complementa.

Isabel conta que, durante toda a sua jornada ministrando treinamentos, entendeu que existe uma peça-chave capaz de colocar tudo nos eixos: a mediação de conflitos. “Se nos mantemos em constante atualização com relação à área na qual trabalhamos, por que não buscar aprender mais sobre um bom convívio?”, indaga.

A mediação de conflitos nada mais é do que um processo pacífico de resolução de conflitos que busca, com o auxílio de um terceiro imparcial, fazer com que as próprias partes resolvam as suas controvérsias de forma mais rápida e eficaz: seja ela ambiental, familiar, trabalhista ou comercial. Por meio da capacitação na área ou de treinamentos focados na comunicação, a técnica facilita o diálogo e torna, então, toda a comunicação fluída.

Dessa forma, todas as questões que envolvam relações continuadas no tempo são assistidas e recebem todo o amparo necessário.

Ajuda de quem entende do assunto

A empresa MediAções Brasil surgiu com o intuito de contribuir com a facilitação da comunicação entre pessoas e organizações por meio da consultoria, da mediação e do diálogo construtivo, com imparcialidade e confidencialidade. Saiba mais: www.mediacoesbrasil.com.br

Website: http://www.mediacoesbrasil.com.br