Um dos maiores sites de e-commerce em volume e faturamento do mundo, Staples quer a liderança no Brasil

27/6/2013 –

Atenta ao potencial de crescimento e ao amadurecimento do e-consumidor brasileiro, a Staples – dona de um dos maiores sites de e-commerce em volume e faturamento do mundo – parte para a consolidação de sua liderança digital no País. Ao assumir a operação latino-americana, Leo Piccioli, 41 anos, tem como missão fazer do www.staples.com.br o canal B2B preferido de pequenas e médias empresas do País na hora de comprar itens de papelaria ou materiais de escritório. Sim! No Brasil, a rede que inventou megalojas de papelaria e materiais para escritório investe no sucesso do ambiente virtual.

Para isso, Leo e sua equipe apostam em alguns diferenciais, como amplo portfólio com cerca de 6 mil itens disponíveis incluindo mais de 500 produtos da grife Staples®, presente em 45% dos carrinhos de compras da atual base de clientes e que representa até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes; garantia permanente para sua linha própria facilitando eventuais processos de troca e devolução, e modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de empresas de diferentes portes para garantir, de fato, o menor custo final.

“O www.staples.com.br reúne em um mesmo ambiente café, papel, cartucho, produtos de limpeza e até mobiliário, por exemplo. Essa é uma comodidade que faz toda a diferença para pequenas e médias empresas que precisam otimizar as tarefas de equipes mais enxutas”, analisa Leo, lembrando ainda as vantagens de entregas grátis e em 24h para determinadas regiões do Brasil e os diversos canais de atendimento Staples disponíveis – telefone, chat online, app via Facebook e SAC certificado pelo selo de excelência RA1000 em atendimento”.

O mercado brasileiro parece concordar com o executivo. “Chegamos ao Brasil, em 2005, com a aquisição da Officenet. Em menos de dez anos, conquistamos uma base de clientes formada por 65 mil empresas, sendo cerca de 7,5 mil ativas por mês”, conta Leo.

O diretor-presidente da operação brasileira revela ainda que, “em 2012, as vendas online da Staples no mundo todo cresceram 50% em comparação aos índices de2011”. Com base nos resultados conquistados em apenas oito anos de atividade no País e na estrutura eexpertise da rede mundial, Leo (foto) garante: “seremos a principal referência para pequenas e médias empresas do Brasil em itens de papelaria e materiais de escritório”.

Staples: Gigante Mundial

Há 27 anos, Tom Stemberg, executivo de uma rede de supermercado em Boston, nos Estados Unidos, inventou o conceito de megaloja de papelaria e materiais para escritório. A partir da abertura da primeira Staples, a empresa ampliou sua presença para 26 países e expandiu seu modelo de negócios para outros canais, alcançando a liderança global em seu segmento de atuação com cerca de 2,3 mil lojas distribuídas pelo mundo e US$ 25 bilhões de faturamento. Com a evolução da tecnologia, mais uma vez, a Staplesrevolucionou o mercado ao incluir o comércio eletrônico entre suas plataformas de negócios, consolidando seu site como um dos maiores em volume e faturamento do e-commerce mundial.

Presença global: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, BRASIL, China, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, País de Gales, Polônia, Portugal, Suécia e Taiwan.
39% do faturamento vem da categoria Delivery (internet e telefone).
89 mil funcionários.

Staples Brasil

Presente no País desde 2005, quando adquiriu a Officenet.
300 colaboradores diretos.
Diretor-presidente: Leo Piccioli, economista, 41 anos, que à frente das operações Brasil e Argentina comanda a Staples na América Latina.
Vendas online via site www.staples.com.br e também atendimento por telefone (11 3824-7500) com entregas em todo o território nacional – em algumas regiões, gratuitas e em 24h.
Mais de 6 mil produtos disponíveis: de itens básicos até os equipamentos de alta qualidade e tecnologia. Entre eles, mais de 500 são da grifeStaples®, consumida por 45% da atual base de clientes, que podem representar até 40% de economia, em comparação aos similares de marcas líderes.
15 canais principais de e-commerce: Papel, Cartuchos e Toners, Caixas Organizadoras e Organização, Escrita e Corretivos, Material Escolar, Pastas e Envelopes, Material de Escritório, Etiquetas, Equipamentos para Escritório, Eletrônicos, Impressoras e Multifuncionais, Informática, Mercearia, Limpeza e Cadeiras e Móveis.
Nas redes sociais, mais de 38,5 mil “curtir” no perfil Staples Brasil no Facebook e mais de 120 mil visualizações dos vídeos para o canal nacional no YouTube, por exemplo.