UNIARA fortalece parceria com ENG e Google for Education adotando metodologias ativas e espaços diferenciados para seus alunos

São Paulo 12/2/2020 – “A ideia da parceria com a ENG é integrar essa base de dados para cerca de 7000 alunos. Quando o aluno se matricular na Uniara ele será integrado nessa base”.

Com mais de oito unidades e cerca de 7.000 alunos, a Uniara – Universidade de Araraquara – adotou as ferramentas Google for Education, para aprimorar, e intensificar o ensino nos diversos cursos de sua graduação, entre eles: Medicina, Engenharias, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda.

A implementação Google for Education na Uniara teve início em Novembro de 2018 com a capacitação de 50 professores selecionados para participar do projeto piloto. Com armazenamento ilimitado, e-mails mais inteligentes, correção de provas e feedback em tempo real para os alunos, as soluções de produtividade do Google for Education vem ajudando alunos e professores a serem mais eficientes e produtivos. Durante a capacitação, professores já iniciaram a preparação de suas aulas no Google Classrroom, e saíram encantados com o dinamismo das ferramentas.

Eduardo Morales Alves, coordenador do curso de Administração e Chefe do Departamento de Ciências de Administração e tecnologia, liderou o projeto piloto e agora está iniciando a segunda fase. “Já estamos utilizando as ferramentas nos cursos de Odontologia e Administração, e o ganho foi imediato, possibilitando a aplicação de metodologias ativas de ensino e incentivando professores a criar aulas mais criativas. Além disso, o feedback dos alunos foi muito positivo, principalmente no que diz respeito a interação entre alunos e professores”.

Conforme Mônica Pereira, Pedagoga, Doutora em Educação e Gestora Pedagógica da parceira Uniara/Google: “Esse projeto promove a inovação e une o melhor das nossas práticas educacionais com as mais modernas técnicas tecnológicas oferecidas pelo Google. Nosso objetivo é estimular novas competências e habilidades que atendem a novas demandas do mercado de trabalho, contribuindo para formação integral desses estudantes, uma vez que essa tecnologia está presente em nossas vidas em todos os momentos”.

“A ideia da parceria com a ENG é integrar essa base de dados para cerca de 7000 alunos. No instante que o aluno se matricular na Uniara ele será integrado nessa base, sem dúvida é um diferencial da Universidade”, explica João Henrique, professor e coordenador técnico da Uniara. “Com diversas ferramentas que podem ser utilizadas e aproveitadas nas mais diversas disciplinas, o GSuite for Education possui extensões do chrome que ajudam a complementar e aprimorar ainda mais o uso do pacote”.

Álvaro Venegas diretor da ENG DTP & Multimídia, ressalta ainda a necessidade de entender e criar propostas específicas para cada instituição de ensino, para suprir as necessidades e atender o planejamento institucional.

Luciana Peixoto, gerente de projetos Google na ENG afirma que o êxito do processo está na capacitação dos professores e dos alunos e no incentivo à adoção das ferramentas. Em pouco tempo, observamos uma mobilização do corpo docente para a criação de aulas mais inspiradoras e criativas.

Ricardo Mauro, Pró-reitor de Planejamento da UNIARA, reforça a importância do projeto Google for Education para a instituição, e da parceria com a ENG para capacitar o corpo docente nas ferramentas G Suite e oferecer um ambiente em formato inovador e propício para aplicação de metodologias ativas. Assista o depoimento e confira como ficou o espaço chamado Work Place da UNIARA: https://drive.google.com/open?id=1Pg5bDJt0Vx20ytTLWehTaVwXP2maCztm

Sobre UNIARA:

Em 1997, a Instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. Nascia então a Uniara. Em 2016, o Centro Universitário de Araraquara foi transformado em Universidade de Araraquara pela portaria ministerial nº 612, do dia 15/07/2016.

Hoje, a Uniara é uma das maiores e mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país, com diversas unidades, pelas quais se distribuem centenas de funcionários e milhares de alunos de graduação nos mais diversos cursos.
https://www.uniara.com.br/uniara/

Google for Education é a solução de educação do Google que oferece a educadores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, mobilidade e suporte dos produtos Google. É gratuito e pode ser acessado por meio do G Suite for Education, com os aplicativos como Classroom, Drive e Gmail, que conta com 20 milhões de professores e estudantes utilizando globalmente e por meio de Chromebooks, os dispositivos educacionais criados especialmente para o uso em sala de aula, são os devices número 1 nos Estados Unidos, com 58% do mercado, segundo a Futuresource Consulting.

A tecnologia simples do Google for Education possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas, uma vez que os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Sobre a ENG:

A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.

Dentre os mais de 160 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF – Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.

Website: http://www.eng.com.br

Web Site: