Usando o Facebook na venda de imóveis

21/5/2013 –

O Brasil possui 54 milhões de pessoas cadastradas no Facebook. O número representa um quarto da população. Levando em conta esses dados, a corretora de imóveis paulistana, Monique D. Tonini, decidiu utilizar a rede social como ferramenta para as vendas, os resultados foram surpreendentes.

Antes de abordar o caso da corretora, vale lembrar que 90% das buscas por imóveis começam pela internet. Esse dado demonstra a força on-line do mercado imobiliário e justifica o interesse nas redes sociais. A pesquisa foi realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi).

Com o intuito de divulgar as ofertas de imóveis em São Paulo, a corretora Monique criou a fanpage (página destinada a empresas ou marcas) “Casas Bacanas”. Até então, nenhuma novidade, porém, o nome da página já demonstra um conteúdo diferenciado. Geralmente, corretores e imobiliárias colocam o nome da empresa como título no Facebook. Qual é o título mais atrativo para os clientes: “Imobiliária São Paulo” ou “Casas Bacanas”? A resposta é lógica.

Além de um nome atraente, outro diferencial é o estilo dos anúncios. O cliente quer saber muito mais do que o metro quadrado ou o número de quartos, quer se sentir no local, saber detalhes inusitados. O texto de um anúncio de um apartamento começa assim: “Uau…que vista! Esta é a primeira sensação ao entrar neste apartamento de 170 metros. Sala, cozinha e biblioteca totalmente integradas. Os elementos são de muito bom gosto, as cores quentes na decoração e nos revestimentos dão uma gostosa sensação de aconchego”.

As fotos também são um diferencial, a corretora busca imagens de lugares diferenciados, como uma janela grande, uma vista deslumbrante, entre outros destaques da arquitetura. “Muitos imóveis são mal divulgados, com imagens nada atraentes. Resolvi criar anúncios em que eu aproximo de forma mais envolvente o futuro comprador ou inquilino”, relata Monique em entrevista ao Portal Terra.

A fanpage “Casas Bacanas” foi inaugurada em 2010 e conta com, aproximadamente, 22 mil seguidores. Possui anúncios de imóveis nos seguintes bairros de São Paulo: Higienópolis, Santa Cecília, Centro, Jardins, Pinheiros, Vila Madalena, Perdizes, Itaim, Vila Olímpia, Moema e Cidade Jardim. Além de faturar com o aumento nas vendas, a corretora de imóveis também passou a faturar com a divulgação dos empreendimentos.

Por tratar-se de um tema relativamente novo, não existe uma receita pronta de como os corretores de imóveis devem usar o Facebook, no entanto, os casos de sucesso devem servir de exemplo para futuras tentativas.