Vazamentos de água aumentam demanda por atendimento especializado

São Paulo, SP 25/2/2021 – Problema de vazamento de água necessita de atendimento rápido para evitar possíveis prejuízos financeiros, ou danos ao imóvel.

Empresas de caça-vazamento têm aumento no chamado de localização de vazamento de água.

Um dos processos de infraestrutura de baixo investimento no Brasil é o setor de Saneamento Básico. Segundo pesquisa realizada edhorizonte, mais de 38% da água fornecida no abastecimento é perdida diariamente. Isso significa, que de cada 100 litros, 38 litros são perdidos.

Os motivos para perda de água são variados, como ligações clandestinas, poluição e desperdício, causados por maus hábitos e principalmente vazamentos. Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o país aponta problemas de desperdício pelo terceiro ano consecutivo, com prejuízo na casa dos 12 bilhões de reais.

Os vazamentos de água são uma das causas mais comuns de desperdício, pois geralmente são subestimadas, até o ponto do comprometimento de estruturas ou quando causam problemas de saúde por conta de umidade e mofo. Além da mudança de hábitos em prol da economia de água, a correção de vazamentos oferece inúmeros benefícios para o imóvel e para saúde de toda a família.

Saneamento Básico no Brasil

Direito assegurado pela Constituição Federal, o Saneamento Básico nada mais é do que um conjunto de serviços que estabelece o abastecimento de água e esgoto tratado, além de coleta e manejo de lixo, além da drenagem urbana de água da chuva. O Saneamento Básico no Brasil é também é um dos direitos menos inviabilizados no país, com pouco investimento e gerando problemas em todo o território nacional.

Dados mostram que, atualmente, 16% da população brasileira não possui acesso a água de boa qualidade e outros 47% não possuem esgoto tratado. Para o Marco do Saneamento Básico – plano de universalização da infraestrutura do saneamento básico no país – a realidade de um Brasil 100% com água e esgoto tratado ainda é distante. Apesar dos dados nada animadores, o Brasil conseguiu alguns avanços nos últimos anos, com mais de 83,6% da população com acesso a água tratada e outros 53% com esgoto normalizado.

O problema, porém, é que muitas dessas residências têm enfrentado uma situação por vezes silenciosa, mas que causa estragos permanentes e graves quando não solucionada.

Os vazamentos causam infiltrações e, quando visíveis, uma perda hídrica que, a longo prazo, pode trazer grande prejuízo. Por exemplo, uma torneira pingando constantemente e lentamente pode escoar mais de 10 litros de água por dia. Uma bacia sanitária com o mesmo problema, até 144 litros diários.

Para evitar contratempos com desperdício de água, além da mudança de hábitos, o conserto dos vazamentos, por menores que sejam, é a melhor opção para a tranquilidade dos moradores.

Vazamentos de água residenciais

O vazamento de água residencial gera preocupação e transtornos, pois infiltrações podem causar comprometimento estrutural, além de fragilizar o sistema imunológico e favorecer doenças, principalmente respiratórias.

Ou seja, o problema vai além de apenas uma simples umidade. Geralmente, vazamentos de água são percebidos por conta de alguns fatores:

• Umidade

O primeiro sinal de vazamento de água se dá pela umidade exagerada. Em geral, ao olhar e tocar, é possível perceber que o local está molhado e não seca ao passar um pano limpo, por exemplo.

• Manchas no local do vazamento

Em pouco tempo, o local produz uma mancha ou bolsão de água, que pode ficar amarelado e cada vez mais escuro, principalmente em infiltrações mais antigas.

• Mofo

O mofo é o aparecimento de fungos que proliferam com a umidade. O mofo, ao entrar em contato com as vias aéreas, pode causar desde um simples espirro, até comprometimento dos pulmões.

• Queda de reboco, rejunte, tinta e revestimento

Por conta da umidade, o local da infiltração começa a soltar a tinta ou revestimento, o que significa que já atingiu partes da estrutura, tornando o problema ainda mais grave.

• Conta de água mais cara

No caso de vazamentos ocultos, ou seja, muito pequenos e imperceptíveis a olho nu, o morador pode notar o problema, na variação de valores na conta de água.

Os sinais listados podem ser percebidos logo, mas também podem ocorrer depois de um longo tempo, principalmente quando o vazamento é pequeno ou oculto. Para o combate do problema, a solução é solicitar um profissional perito em caça-vazamentos.

Caça-Vazamentos – Solução para vazamentos de água

O serviço de caça-vazamentos é o aperfeiçoamento do trabalho de um encanador convencional, pois este profissional é especializado em detectar vazamentos ocultos sem o uso de métodos destrutivos. Ou seja, ao invés de quebrar inúmeros locais até encontrar o vazamento, o caça-vazamentos utiliza equipamentos tecnológicos para detecção do problema e faz a intervenção apenas naquele local. Os benefícios que o trabalho de um caça-vazamentos oferecem incluem:

• Menor custo e menos sujeira

O custo na contratação de um caça-vazamentos é menor, pois o profissional usa aparelhos para identificação do vazamento e, portanto, menos quebra de estruturas e menos sujeira.

• Serviço mais ágil

Em geral, o caça-vazamentos dispõe de um serviço mais ágil na detecção e conserto do vazamento de água, dando ao cliente mais tranquilidade na solução do problema.

• Garantia e durabilidade

Serviço com garantia e qualidade, que assegure a execução e durabilidade de qualquer tipo de vazamento residencial.

Atendimento exclusivo em caça-vazamentos

Em São Paulo, precisamente na região da Zona Leste, as chamadas por serviços de caça-vazamentos aumentaram significativamente nos últimos anos, e a necessidade de um atendimento especializado se tornou cada vez maior. Segundo dados da Sabesp, os vazamentos de água aumentaram na região, ainda que a empresa venha investindo na melhoria do Saneamento Básico da região.

Contudo, a população também pode contar com atendimento especializado. Empresas como A Rei Caça Vazamentos, além de problemas residenciais comuns como tubulações internas de água, também atendem casos de vazamentos em torneiras e tubulações de esgoto, além de piscinas.

Website: https://reicacavazamentos.com.br/caca-vazamento-zona-leste-sp/