Velório online, opção inovadora e humanizada para famílias de vítimas da Covid-19

Rio de Janeiro, RJ 2/12/2020 – “Por conta das restrições do coronavírus, a sociedade como um todo está buscando soluções para minimizar a solidão e manter os laços e relacionamentos”

A pandemia gerou restrições aos velórios, um dos eventos sociais mais frequentes pelo mundo afora. Para lidar com essa nova realidade, as empresas de serviços funerários podem contar com a tecnologia para humanizar este momento, através do velório online.

O número de casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no mundo está acima de 62 milhões, e quase 1,5 milhões de mortos, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, em 30/11/2020, e crescendo rapidamente. É bem provável que, no momento da publicação desta matéria, os números já tenham superado as marcas de 63 milhões de infectados e de 1,5 milhões de mortos. Infelizmente, o Brasil ocupa atualmente o segundo lugar no ranking de mortes no mundo, e o primeiro lugar na América Latina, com mais de 170 mil mortos. E o mundo está buscando novas formas para lidar com tudo isso, inclusive quando se trata das famílias dos mortos.

Um dos principais problemas que elas enfrentam acontece justamente no momento do luto. A pandemia gerou restrições aos velórios, um dos eventos sociais mais frequentes pelo mundo afora. Aqui, as restrições incluem novos protocolos nos cuidados com o preparo, embalagem e transporte do corpo, e a limitação de participantes no velório e sepultamento. Todas estas restrições e novos protocolos têm como objetivo proteger os profissionais dos serviços funerários e os parentes e amigos da pessoa falecida, num esforço contínuo de proteger as pessoas e de restringir o contágio.

No entanto, estas restrições também deixam as famílias mais desamparadas, num momento de extrema dor, angústia e incertezas. Quem poderia imaginar uma situação como esta, de perder um ente querido e não poder contar com o apoio de familiares e amigos? Sem dúvida, é uma situação de tristeza ainda mais exacerbada, mas necessária para conter o contágio.

Para minimizar este problema, o mercado de serviços funerários oferece uma solução digital, que aproxima as pessoas e permite que as famílias não passem por este momento sozinhas ou desamparadas. Trata-se de um serviço inovador, conhecido como o Velório Online.

Como funciona o velório online?

O serviço é realmente inovador. Oferecido pela Progem, empresa de software de gestão para empresas de serviços funerários, que provê toda a infraestrutura tecnológica, ele permite agilidade na comunicação do falecimento através de ferramentas sociais, como o Facebook e WhatsApp, e a participação de amigos e familiares no velório, através de ações digitais.

Tudo é feito pelo provedor do serviço funerário, através do seu sistema de gestão. O agente funerário concede à família acesso a ferramentas digitais como: assinatura de livro de presença, envio de mensagens de apoio e até fotografias para a família, e mesmo a transmissão do velório, por meio de câmeras no local, em uma página do Facebook. As mensagens enviadas podem ser previamente aprovadas por um familiar, e podem aparecer em um monitor na sala de velório, para que a família receba as condolências em tempo real. “O velório online foi pensado para aproximar os familiares e amigos que moram distante, mas com a pandemia, ele se tornou eficaz também para aqueles que moram perto, que são impedidos de ir por conta das restrições”, diz Joriel Pasqualotto, diretor comercial da Progem, empresa fornecedora do software.

“Por conta das restrições do coronavírus, a sociedade como um todo está buscando soluções para minimizar a solidão e manter os laços e relacionamentos, daí é tão relevante que as funerárias ofereçam este serviço para humanizar seu atendimento, minimizando assim a solidão nesta hora de dor”, acrescenta ele.

O mercado funerário está se transformando durante a pandemia da COVID-19, e cada vez mais as empresas de serviços funerários estão se adequando para melhorar seu atendimento, contratando serviços como este. A tendência do velório online é se popularizar, sendo uma opção para que famílias que se estendem por cidades, estados e até mesmo países diferentes, possam compartilhar o luto e, principalmente, honrar a memória de seus entes queridos.

Website: https://progem.com.br/