Vendas de carros usados ajudam na recuperação do setor automobilístico

São Paulo 6/8/2020 –

A reabertura das concessionárias vem trazendo resultados positivos para o segmento automotivo. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a média diária de vendas de carros usados entre os dias 20 e 26 de julho foi 8,02% maior em relação à semana anterior, que também já havia apresentado crescimento no mês.

Esses números mostram, também, que o comércio de carros seminovos vem se recuperando em maior escala do que o mercado de veículos zero quilômetro após o início da pandemia. Para efeito comparativo, o mês de junho de 2020 registrou queda de 42,5% nas vendas de carros e comerciais leves novos frente ao mesmo período de 2019, enquanto o declínio no segmento de veículos usados foi de somente 32,1%.

Após forte retração no volume de vendas entre a última semana de março e o fim de abril, o setor de carros usados vem crescendo gradualmente desde a última semana do quarto mês do ano. Se, entre 20 e 26 de abril, foram registradas menos de 10 mil transações, esse número saltou para quase 55 mil exatos três meses depois.

Mesmo com os prejuízos registrados no início da quarentena, a Fenauto acredita na recuperação total do segmento e espera alcançar até o fim deste ano os mesmos resultados obtidos em vendas de 2019. De acordo com o presidente da Federação, a recuperação do setor transcorre de maneira mais rápida do que o esperado e, caso o ritmo permaneça constante, este ano pode fechar em condições iguais às do ano anterior.

As vantagens de comprar carros usados

Muitas vezes, comprar um veículo novo não significa, necessariamente, um bom negócio. Para quem está começando a dirigir ou possui um orçamento mais enxuto, adquirir um carro usado ou seminovo pode ter diversos benefícios.

Preço

Além dos valores serem obviamente mais baixos do que de um veículo zero quilômetro, os carros usados, geralmente, permitem formas mais vantajosas de negociação, facilitando também os financiamentos e o tempo para quitar o automóvel.

Taxas e impostos

Todo carro novo exige uma série de gastos elevados, principalmente com emplacamento e IPVA. Ao comprar um veículo usado, a única taxa prevista é a de transferência, enquanto o imposto deverá ser menor devido à desvalorização natural do veículo.

Seguro

O seguro para carros usados pode ser menor em alguns casos, diferente do que as pessoas imaginam. Isso acontece quando as peças do veículo são mais baratas e fáceis de encontrar, reduzindo o custo de manutenção.

Carro mais completo

Comprar um carro novo implica, muitas vezes, gastos extras para incluir alguns acessórios, como alarme, calha de chuva, sistema de som, entre outros. Ao adquirir um veículo usado completo, esses equipamentos já estarão inclusos no preço final.

Menor investimento

Muitas pessoas têm o hábito de trocar de carro com maior frequência, e optar por modelos usados impactará o bolso do cliente de maneira mais leve. Além do preço mais baixo, a desvalorização do veículo será menor e o consumidor sofrerá menos prejuízo no investimento.

Carros usados na internet

Para quem procura as melhores opções de carros usados, o Comprecar oferece os mais variados tipos de veículo e vantagens de pagamento. O maior classificado de automóveis, motos e caminhões online está presente em Piracicaba e também tem forte atuação na venda de veículos usados em outras cidades do interior paulista, como Americana, Limeira, Campinas, Jundiaí e Sorocaba.

Website: https://www.comprecar.com.br/