Vendas para o Dia dos Namorados têm expectativa de crescer 5% em 2013

22/5/2013 –

Uma pesquisa realizada pela FCDLESP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo aponta que para 2013 a expectativa de vendas para o Dia dos Namorados será estável. Com a inflação do país em alta, varejistas esperam um crescimento de 5% nas vendas para a data. O ticket médio de compra no estado pode ser aproximadamente R$ 100,00.

De acordo com a entidade, a média é alta em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2012, o aumento das vendas no período cresceu 5,2% em relação a 2011. “As datas comemorativas têm um impacto positivo nas vendas do comércio e, para este ano, alguns segmentos como o de confecções estarão mais otimistas e esperam por um aumento nas vendas”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

Apesar do crescimento esperado para este ano ser inferior do que o calculado em 2012, os lojistas acreditam que com a proximidade do inverno, a vendas sejam estimuladas. “Com as temperaturas mais baixas neste período, os presentes pessoais serão os mais procurados, como confecções, calçados e artigos de couro, telefonia, flores, cosméticos e perfumes. Além dos restaurantes e bares que receberão um grande número de consumidores no dia”, acredita Stainoff.

Para a região do Bom Retiro, em São Paulo, os lojistas esperam um aumento de 6% a 8% em relação ao mesmo período do ano passado. “Como aqui a base do comércio é o público feminino, o vestuário será o presente mais procurado. O ticket médio pode chegar a R$ 150,00 e as promoções para a data poderão coincidir com as ofertas do inverno”, explica a Secretária Executiva da CDL do Bom Retiro, Kelly Lopes.

Na cidade de São Bernardo do Campo, região do ABC, os lojistas estão otimistas para o período, com o crescimento esperado de até 5%, devido a estabilização econômica da região. “A expectativa do comércio é sempre positiva. Verificamos que ano após ano existe um crescimento gradual nas vendas, mesmo que pequeno devido a uma maior conscientização das pessoas na administração de gastos”, diz o presidente da CDL de São Bernardo do Campo, Marcello Alexandre.

Para toda a região do Grande ABC o ticket médio tem estimativa de R$70,00 a R$ 110,00 e os setores que tendem a faturar são os de alimentação, vestuário, floriculturas e cosméticos.

Interior de São Paulo

Na região de Sorocaba, a expectativa das vendas é se manter estável e alcançar até 5%, de acordo com informações da Câmara de Dirigente Lojista da cidade. “A tendência é estabilizar por fatores econômicos, como o endividamento dos consumidores e a atual inflação”, afirma o presidente da CDL Sorocaba, Antonio Luis de Almeida.

Os setores de perfumaria, confecções, calçados e floricultura serão os mais procurados para as compras, podendo existir algumas promoções no caso de compras à vista. O ticket médio pode ser de R$ 60,00.

Em Iacanga, região de Bauru, a expectativa de vendas para o Dia dos Namorados também é de se manter estável. O setor de vestuário e eletrônicos serão os mais procurados para presentear e o ticket médio esperado é de R$ 50,00 a R$ 100,00.

Litoral Paulista

Na região de Santos, Litoral Sul de São Paulo, a expectativa de vendas será estável. “Acreditamos num crescimento em torno de 5%. Ou seja, a tendência é se manter estável em relação ao ano anterior, um dos motivos é o endividamento do consumidor em alta. Presentes mais comuns na região serão vestuários, acessórios, perfumaria, chocolates e flores.” afirma o presidente da CDL de Santos Paulo Latrova.

O aumento de consumo para os restaurante e motéis também são esperados, segundo Latrova. O ticket médio previsto é de R$ 150,00.

Website: http://www.fcdlesp.org.br/fcdlesp_sitenovo/